Home / DMAutos

Fiat Fastback Limited Edition

Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

Impressões ao dirigir o novo modelo equipado com motor 1.3 com 185 cv de potência


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

Andamos no novíssimo SUV Coupé Fiat Fastback. A versão cedida pela fabricante para avaliação do DMAutos foi a edição especial Limited Edition Powered by Abarth, a mais completa da gama. Bem diferente do conceito apresentado em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, o Fastback estreia no mercado prometendo fazer barulho junto à concorrência.

O estreante SUV Coupé, de visual bastante atraente, conta ainda com as versões de entrada Audace e a intermediária Impetus, mas só a Limited Edition ganhou o motor 1.3 GSE Turbo Flex (T270) de 185 cv e 27,5 kgfm, acoplado à transmissão automática de seis marchas. É o mesmo conjunto da Fiat Toro e do SUV Jeep Compass,

As versões Audace e Impetus são também turbinadas, mas o motor é o 1.0 GSE Turbo (T200), de 130 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio CVT, que simula sete marchas. No caso do Fastback Edition Limited Powered by Abarth, o conjunto mecânico é o mesmo já utilizado na picape Fiat Toro e no SUV Jeep Compass, enquanto o que está sob o capô das versões Audace e Impetus impulsiona o Fiat Pulse.


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

Impressões

O novo SUV Coupé da Fiat revelou-se uma grata surpresa não só no design com linhas arrojadas e modernas, mas também nos quesitos dirigibilidade, conforto, espaço interno e motorização. Destaque também para o gigante porta-malas com capacidade para 516 litros, o maior da categoria. Não tem do que reclamar do Fastback nos pontos mencionados.

Como nem tudo é perfeito, enumero como pontos negativos no lançamento da Fiat o encaixe do cinto dianteiro e a visão traseira olhando pelo retrovisor interno. No primeiro caso, o travamento do cinto é incomodado pela base do console central, mas nada que um pequeno esforço não resolva. Já o ângulo de visão pelo retrovisor é prejudicado pelo pequeno e inclinado vidro traseiro.

Estar a bordo Fastback Limited Editio é prazeroso. O interior do SUV Coupé da Fiat é marcante nos detalhes. O console é alto e central, conta com vários porta-objetos e posição elevada de direção. O painel é parecido com o do Pulse, mas com novas cores e texturas.


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

O acabamento escurecido utiliza materiais de qualidade, os bancos são revestidos em couro, os controles são práticos e estão ao alcance das mãos e a direção elétrica favorece em muito na condução. A versão testada oferece sensor de estacionamento dianteiro, painel de instrumentos de 7” Full Digital e central multimídia com tela de 10,1”, com Apple CarPlay e Android Auto.

Por fora

Externamente, o visual do Fastback Limited Edition chama a atenção nas rodas esportivas de liga leve de 18”, com acabamento diamantado. Tem também a opção de rodas premium, com design diferenciado. O que não dá para negar é o quanto o visual traseiro o Fastback lembra a BMW X4.

A versão avaliada pelo DMAutos conta também com faróis de neblina dianteiros, com função cornering lamps, retrovisores externos com rebatimento elétrico, pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

O apimentado motor 1.3 Turbo do Fastback Limited Edition leva o carro de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, com opção de modo esporte, e à velocidade máxima é de 210 km/h. Ele faz 7,9 km/l na cidade, com etanol, 11,3 km/l, com gasolina. No rodoviário, o consumo é de, respectivamente, 9,7 km/l e 13,6 km/l.

Novo design

O Fiat Fastback, lançado em setembro passado, mudou praticamente tudo em design e projeto em relação ao protótipo. O atraso no seu lançamento, previsto inicialmente para 2020, fez com que a fabricante italiana atualizasse, a começar pelo design, seu tão prometido SUV Coupé conforme as mudanças processadas na linha atual. Semelhanças com o SUV Pulse são muito nítidas, a começar pela grande dianteira.

Assim foi feito e o Fastback 2023, o mais aguardado produto da Fiat mostrou finalmente sua nova cara ao mercado em três versões de acabamento e duas opções de motor, ambos turbo. Primeiro SUV Coupé da marca, o Fastback chegou com a missão de brigar no segmento dos SUV médios com o Volkswagen Nivus.


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

O novo carro da Fiat mira também o Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Hyundai Creta, além do Volkswagen T-Cross. O modelo coloca até seu irmão de Grupo Stellantis, o Jeep Renegade, como concorrente. O Fiat Fastback, então baseado no projeto da Fiat Toro quando ainda conceito, só trouxe da picape atual o motor 1.3 GSE Turbo Flex, de 185 cv e 27,5 kgfm.

Plataforma

O novo Fiat Fastback utiliza a mesma plataforma MLA do Pulse. Tem as mesmas medidas de entre-eixos, mas é maior do que seu irmão é maior ainda do que o Jeep Compass. O modelo traz faróis, grade e para-choque do Pulse, de quem herdou ainda muitos outros componentes, mas até na coluna B. O interior também é bem parecido.

O SUV Coupé Fastback perde a semelhança com Pulse da coluna B para a traseira. Lembra até a BMW X4 no design traseiro, o que é reforçado mais ainda pelas lanternas afiladas. Desenvolvido totalmente no Brasil, na cidade de Betim (MG), na plataforma MLA, tem a coluna C inclinada e teto com caída na traseira.


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

O para-choque tem entradas aerodinâmicas, faróis full LED de série e grade em formato de colmeia. As rodas são aro 18″ diamantadas e de liga-leve e, na traseira, as lanternas são flutuantes e também em LED.

Equipamentos

O Fiat Fastback 2023 sai de fábrica em todas as suas versões com faróis de lanternas full-LED, ar- condicionado digital, airbags laterais, freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e controles de tração e estabilidade. A versão de entrada, Audace, tem central multimídia de 8,4 polegadas e rodas de 17 polegadas.

A partir da versão Impetus, o Fastback troca a tela de 8,4 polegadas por uma maior, de 10,1 polegadas, e o aro das rodas passa a ser de 18 polegadas. Ainda há quadro de instrumentos digital, bancos de couro, teto com pintura preta e sensor de estacionamento dianteiro. A versão topo Limited Edition Powered by Abarth traz como diferencial o motor 1.3 turbo.


		Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

Os ângulos de ataque do Fastback são de 20,4 graus e 21,2 de transposição. Maior do que todos os seus concorrentes, o Fiat Fastback 2023 mede 4,427 metros de comprimento. Tem 1,774 metro de largura, 1,545 metro de altura e 2,532 metros de entre-eixos.

A carroceria do novo Fiat Fastback 2023 foi construída com 87% de aços de ultra resistência. O SUV Coupé traz airbags frontais e laterais de série, frenagem automática de emergência que emite alerta visual e sonoro e, caso o condutor não reaja, o carro freia sozinho. Outros itens: farol tem auto regulagem, alerta de saída de faixa, freio de mão eletrônico, com auto hold, painel digital de 7″ personalizável.

Fiat Fastback Limited Edition 1.3 GSE Turbo – Ficha Técnica

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1.332 cm³, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,7 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor ventilado (tras.)
Pneus: 215/45 R18
Rodas: liga leve, 18’’
Peso: 1.304 kg
Dimensões: comprimento (442,7 cm); largura (177,4 cm); altura (154,5 cm); entre-eixos (253,2 cm)
Porta-malas: 516 litros
Tanque: 52 litros

Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé
Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé Fiat Fastback: Testamos a versão Limited Edition do SUV Coupé

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias