DM Autos

Novos Audi A3 Sedan e A3 Sportback entram em pré-venda no Brasil

Versão única Performance Black do modelo tem preço especial de R$ 264.990.

diario da manha

Os novos Audi A3 Sedan e A3 Sportback já estão em pré-venda no Brasil. As primeiras unidades chegam ao País em setembro já como ano-modelo 2022. Disponíveis apenas na versão Performance Black no País, as duas configurações têm condição especial na pré-venda.

De R$ 284.990, o preço promocional para ambos é de R$ 264.990 na modalidade venda direta.

Produzido na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, o A3 está em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan. É o modelo mais vendido da história da marca no País. No mundo, já teve mais de 4 milhões de unidades comercializadas.

As novas gerações dos Audi A3 Sedan e A3 Sportback têm ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter dinâmico. A linha de ombro da carroceria se estende dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro.

Iluminação

Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Como opcional é possível adicionar os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo.

O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente. Além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas.

Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada.

A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de bons 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos.

Design interior

O design esportivo e sofisticado continua no interior com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha. Seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit dos novos Audi A3 Sedan e A3 Sportback  tem foco total no motorista e elementos que chamam a atenção, como bancos dianteiros super esportivos com apoio de cabeça integrados ao assento, acabamentos de alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano em diversos detalhes.

O A3 está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. Integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico.

O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda o Audi phone box light, que carrega o celular por indução.

Novos Audi A3 Sedan e A3 Sportback: Motor e suspensão

Tanto a versão Sedan quanto Sportback da nova geração do A3 chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão é a de dupla embreagem S tronic de 7 velocidades, que oferecem mudanças extremamente rápidas, e a tração é dianteira em ambos os modelos.

O sistema de suspensão traseira independente é equilibrado e combina agradável conforto de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de direção, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

O Audi drive select também permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.

Equipamentos

Os modelos chegam com uma vasta lista de equipamentos de série, que incluem Audi Virtual Cockpit de 12,3”, keyless, teto solar elétrico panorâmico, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas Audi Sport de 18”, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e carregamento de celular por indução. O Audi A3 Sedan também possui porta-malas com abertura automática hands-free.

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Como opcionais estão o sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e pacote S line interior, que inclui pedaleiras em alumínio, revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante e inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Comentários