DM Autos

Novo Jeep Compass 2022 é lançado oficialmente com nova versão Série S turbo flex

Nova versão do SUV líder do segmento foi anunciada com preço de R$ 187.990.

diario da manha
Jeep Compass Série S

O novo Jeep Compass 2022 foi finalmente lançado. Como novidade no anúncio oficial da chegada do modelo ao mercado a marca apresenta a versão Série S com motorização turbo flex.

Com preço de R$ 187.990, o Compass S está no topo entre as versões com motor a gasolina e etanol. A identificação “S” já era uma conhecida na linha, mas na versão mais completa a diesel do modelo anterior. Seu preço é exatamente o mesmo da versão Série S turbodiesel apresentada em 2019.

Jeep Compass Série S

O Compass S turbo flex se diferencia em alguns detalhes visuais. Além da pintura Cinza Sting, a versão traz moldura das caixas de roda pintadas na cor da carroceria e rodas de 19 polegadas, disponível também na versão Limited turbo diesel.

Até então a marca já tinha confirmado vários detalhes do novo SUV nas apresentações feitas nas últimas semanas, mas não disse nada sobre a nova versão Série S com motor turbo flex. (Veja abaixo os preços de todas as versões)

 O SUV médio que domina o mercado no seu segmento passou por três fases de pré-venda até ser anunciado pela marca na manhã desta terça-feira, dia 27. O Compass, produzido no Polo Automotivo Jeep, em Goiana, no PE, chegou ao mercado em 2016 e desde então já comercializou mais de 240 mil unidades no Brasil.

Jeep Compass Série S: Interior

Novo motor

A nova geração do Compass estreia o motor 1.3 turbo flex, batizado de T270. Esse propulsor vem sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o motor 1.3 que equipa o SUV  faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.

Na cidade, o Compass 1.3 turbo flex faz 10,2 km/l de gasolina e 7,2 km/l de etanol. Na rodovia os números oficiais apontam 11,7km/l de gasolina e 8,3 km/l de etanol.

OBS: Para entender melhor a nomenclatura T270, saiba que a letra “T” se refere à inicial de turbo e o número 270 faz referência ao torque de 27,5 kg do novo motor 1.3 flex. A mesma ordem vale para o nome TD350 dado ao motor 2.0 turbodiesel. Ou seja , ”TD” de turbo diesel e 350 referente aos 35,7 kgfm de toque do propulsor.

Jeep Compass Limited

Com autonomia acima de 800 km com um tanque, o motor TD350 faz 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. A autonomia no pequeno reservatório do aditivo ARLA32 é de aproximadamente 10 mil km, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora.

Vale dizer ainda que todas as versões turbo diesel do novo Compass 2022 possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante.

Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.

Maior ângulo de entrada

As versões flex do novo Jeep Compass 2022 também ganharam um novo para-choque dianteiro. Com isso, um ângulo de entrada ainda maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5°, o que representa um aumento de 33%. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.

O novo Jeep Compass 2022 traz novidades no para-choque dianteiro (como mencionado acima), novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.

Jeep Compass Limited

Os novos faróis trazem ainda mais sofisticação ao conjunto óptico do Compass, com performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100.000 horas), reduzindo a necessidade de manutenção.

O novo Compass está disponível nas novas cores Cinza Sting para Trailhawk e Série S e Cinza Granite para Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk. Além dessas, também seguem como opções as cores Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz.

No interior, as novidades do novo Jeep Compass 2022 são o quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).

Adventure Intelligence Plus

O SUV médio da nova geração traz a nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.

Jeep Compass Limited: Interior

Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus que traz todos os features já apresentados no Renegade e ainda outras funcionalidades exclusivas.

Direção autônoma

O Jeep Compass traz tecnologias avançadas de assistência à direção. Na lista estão o controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB). O Jeep Compass 2022 oferece três novas funções na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk. São elas: frenagem de emergência, Detector de fadiga e Reconhecimento de placas.

Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o Compass 2022 traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes. No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S (o adicional é para os joelhos do motorista).

Quadro de instrumentos

O SUV também conta com um novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S (existem ainda a de 3,5” na versão Sport e 7″ na Longitude e 80 Anos). Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.

No novo Jeep Compass não é mais necessário um cabo para efetuar o carregamento do smartphone. Basta colocá-lo apoiado na parte indicada do console central. O procedimento é feito por indução, sendo necessário apenas que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia. A função vem de série nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos.

Porta-malas com sensor de presença

O Jeep Compass 2022 vem agora com uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema. Então, a luz de freio vai piscar e, aproximadamente um segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Caso encontre algum obstáculo durante a abertura/fechamento, o porta-malas vai automaticamente atuar no sentido inverso.

Jeep Compass 2022: Central Multimídia

Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking). O sistema vem habilitado de fábrica e pode ser desativado pelo motorista, caso ele deseje. O sensor de presença para porta-malas está na nova Série S flex e pode equipar o veículo como opcional nas versões Limited e Trailhawk.

Auto Hold

O Auto Hold tem como objetivo trazer mais conforto em engarrafamentos e paradas longas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo que não esteja na posição P (Parking). Para recolocar o carro em movimento, basta que o condutor acelere novamente o veículo. Para acioná-lo é só pressionar o botão no console. Além disso, o sistema memoriza a escolha do motorista, não sendo necessário pressionar o botão toda a vez que ligar o veículo. A função está disponível de série para todas as versões do Novo Compass.

Quando o motorista faz o travamento do veículo, automaticamente os retrovisores externos são recolhidos. Também de forma automática, assim que o motorista der a partida no veículo, os retrovisores voltam à posição original. Caso os retrovisores tenham sido manualmente recolhidos, não voltarão à posição de forma automática. O item é de série nas versões 80 Anos, Limited, Trailhawk e Série S.

A entrada USB tipo C possui as funcionalidades de troca de dados com o celular e de carregamento, além de permitir que outros dispositivos como pendrives possam ser utilizados para trocar dados com a multimídia. De série em todas as versões, a nova entrada USB tipo C consegue fornecer até 15 watts de potência para o carregamento de celulares, agilizando o processo.

Equipamentos

O SUV médio da Jeep amplia a sua gama de versões, com duas novidades: a Série Especial 80 Anos e a já conhecida Série S, que agora recebe o novo motor T270 Turbo Flex. No total são nove versões do novo Compass, com duas possibilidades de motorização e dois câmbios, com uma ampla faixa de preços, que atende às demandas mais diversas.

Jeep Compass Sport

A versão de entrada do Jeep Compass traz seis airbags, pintadas, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro (R$ 2.500), e o pack Protection (R$ 950).

Jeep Compass Longitude

Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude – tanto na configuração a diesel como flex – ainda possui de série central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e bancos em couro na cor Cinza Steel (R$ 1.600).

Jeep Compass 2022: Central Multimídia

 Jeep Compass Série Especial 80 Anos

Também disponível com propulsor flex ou diesel, traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. A série especial Compass 80 Anos conta ainda exclusivamente com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900).

Jeep Compass Limited

Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior.

Também traz em ambas as configurações os opcionais teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900), bancos em Marrom Arizona (R$ 1.600) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Jeep Compass Trailhawk

A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada.

Vale dizer que essa versão sai de fábrica com selo Trail Rated, que atesta a distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno. Antes de conquistar o emblema, os modelos são levados ao limite para testar seu desempenho em cinco áreas fundamentais: tração, profundidade para travessia de água, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.

Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Jeep Compass Série S

Versão mais premium do novo Jeep Compass, a Série S não possui equipamentos opcionais. Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

Versões e preços do novo Jeep Compass 2022, exceto para São Paulo e Paraíba

Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 139.990
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 154.990
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 162.990
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 176.990
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 187.990
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 196.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990

Comentários