DM Autos

Volvo S60 T8 R-Design: o sedã esportivo que faz mais de 20 km/l

Impressões ao dirigir o modelo híbrido de 407 cv e preço de R$ 309.950.

diario da manha

O Volvo S60 T8 R-Design é literalmente um sedã premium esportivo que oferece boas razões para você levar um para sua garagem. Quer bons e justificados motivos para ter um Volvo desses em casa? É o maior sedã da categoria, é híbrido Plug-in e faz mais de 20 km/l na combinação dos motores a combustão e elétrico que rendem 407 cv de potência.

Vai lendo o texto que você, comprador da classe social mais abastada, vai entender. Certamente, se convencerá também das razões que apresentamos nesta matéria. Vamos falar de um modelo específico, mas o novo conceito de modernidade da Volvo se estende à toda sua gama.

O Volvo objeto desta matéria é o sedã S60 T8 R-Design Híbrido Plug-in, versão que acabamos de testar. Ela só perde em acabamento na linha para a versão topo Polestar Engineered T8 2.0, também Híbrida Plug-in. Abaixo estão as versões de entrada T4 Momentum e a intermediária T5 Inscription.

Mudança radical

Esqueça o passado da marca, quando seus modelos, embora sempre carregados de equipamentos de segurança, não despertavam tanto interesse por conta do design quadradão e conservador. A Volvo mudou por completo sua visão de fabricar carros. O design recheado e modernidade e de belezas bem aparentes passou a ser um novo conceito da fabricante escandinava.

Tente comparar um Volvo de estilo conservador com um da linhagem mais recente. A mudança é gritante. Não passa despercebida mesmo. A marca parece ter acordado, partiu para o ataque e já colhe bons frutos. Do amargo quarto lugar nas vendas, deixou para traz a Audi e a Mercedes-Benz e corre atrás da líder BMW mantendo o fôlego da mudança adotada.

Melhor mês de vendas

O consumidor do segmento premium já está enxergando o novo momento da marca. Veja exemplos em números e percentuais de vendas. Em novembro passado, melhor mês na história da Volvo no País, foram comercializados 1.033 modelos. A cada quatro modelos Premium vendidos no mercado um foi da marca Volvo. O desempenho levou a fabricante sueca a registrar participação de 25,1% de mercado.

Quer mais uma informação? Ainda em novembro 63% das vendas de modelos Premium híbridos plug-in no País foram da marca Volvo, incluindo sedãs e SUVs. Os números são matemáticos e explicam bem o crescimento da Volvo na preferência do consumidor.

Teste

Com qualidades de sobra nos quesitos design, conforto e tecnologias que oferecem comodidade e segurança, o Volvo S60 T8 R-Design mostra porque a marca vem se destacando entre os modelos Premium. É o primeiro da Volvo fabricado nos Estados Unidos.

No design, a frente alongada é marcante e chama a atenção também pelo conjunto de faróis Full LED com iluminação diurna conhecida como “Martelo de Thor”. A traseira bem desenhada ganha destaque nas lanternas em formato de “C” e à noite é quando elas se mostram aparentes mesmo.

Plataforma SPA

 O Volvo S60 T8 R-Design, assim seus irmãos T4 Momentum, T5 Inscription e o Polestar, adota a moderna plataforma modular SPA. Ele é mais longo, mais largo, mais baixo e mais espaçoso do que o antecessor. Mede 4,76 m de comprimento (ganho de 12,6 centímetros), 1,85 m de largura (mais 3 cm), 1,43 m de altura (redução de 5,3 cm) e 2,87 m de entre-eixos (aumento de 9,6 cm).

O design, o conforto e todo o conjunto de tecnologias não são os únicos atributos do Volvo S60 T8 R-Design. O capô esconde a dupla de motores 2.0 a combustão, que rende 320 cv de potência e 40,8 kgfm, e elétrico, com 24,5 kgfm de torque, com autonomia de 40 km com carga completa, que rende 87 cv.

Potência e torque

A potência e o torque combinados são de 407 cv e 65,3 kgfm, o que faz do sedã um modelo com características esportivas. O motor, associado à transmissão Geartronic automática de oito velocidades, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h.

O que o capô esconde o acelerador revela. O motor dá respostas rápidas disponibilizando fôlego de sobra. Sua eficiência é demonstrada não só na sua pegada sorte, mas também na economia. Rodando no sistema híbrido, com os motores a combustão e elétrico conjugados, o Volvo S60 T8 R-Design faz 21,3 km/l na cidade e 25,6 na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 60 litros.

Carga completa

A carga na bateria pode ser dada em qualquer tomada de 220V, com aterramento, e 16A, condições em que a carga completa é feita em três horas. Para tanto, o sedã vem equipada com um cabo para carregamento doméstico de 4,5 metros. Pode ser utilizada também tomada com amperagem menor, mas nesse caso o tempo de carga é bem maior.

O Volvo S60 T8 R-Design traz quatro modos de condução: econômica, híbrida, esportivo e tração integral sob demanda, cada uma atendendo um necessidade específica. A primeira prioriza o motor elétrico. A híbrida, que nós utilizamos na maior parte do tempo, mantém os dois motores em operação. A esportiva, por sua vez, leva a alta performance do motor, enquanto a tração integral reconhece através de sensores a necessidade do emprego de mais potência nos eixos dianteiro e traseiro.

Suspensão

O conjunto de suspensão independente nas quatro rodas traz excelente acerto. É firme, sem ser rígido ao ponto de criar desconforto aos ocupantes em pisos irregulares. Na traseira, a suspensão da versão com características mais esportivas do S60 é independente, multibraço, enquanto a dianteira é MacPherson. O sistema é gerenciado eletronicamente, garantindo excelente estabilidade ao sedã estadunidense.

Diferentemente do que pode parecer para um carro luxuoso de mais de R$ 300 mil, o painel de controle antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas no painel central é de fácil manuseio. Bem intuitivo, traz apenas os controles necessários. O sistema pode ser acessado na maioria das funções pela base do volante, com todas as informações projetadas de forma bem visível no painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.

Como o modelo prioriza a tecnologia, as funcionalidades podem ser feitas também por controle de voz. Navegação, telefone, mídia e as configurações do carro podem ser feitas em perfil individual do condutor. A integração via celular está disponível também através dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Freios

O Volvo S60 T8 R-Design traz freios a discos ventilados nas quatro rodas, com sistema de frenagem automática (Auto Hold), sistema que mantém o freio acionado quando o veículo estiver parado, e Assistente de Partida em rampa (Hill Hold).

O S60 T8 R-Design oferece como equipamento de série em todas as versões, de forma inédita no segmento, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h. Desta forma, o motorista pode realizar uma condução mais tranquila e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.

Assim como a versão R-Design, todas as demais versões do Volvo S60 são equipadas com tecnologia de ponta que asseguram total conforto e segurança ao motorista e passageiros. Várias das funcionalidades que diferenciam o carro são itens de série, mas a R-Design traz muito mais oferecendo ferramentas exclusivas.

Volvo S60 T8 R-Design: Lista dos principais itens exclusivos e de série da versão híbrida

Itens exclusivos:

I-Teto solar elétrico é acionado por um botão e proporciona uma visão panorâmica;
II-Alto-falantes Harman-Kardon Premium Sound garantem um som potente e cristalino;
III-Sistema de monitoramento de ponto cego alerta para veículos que podem escapar à visão do motorista;
IV-Faróis auto-direcionais se movimentam para iluminar curvas de acordo com o esterçamento do volante;

Itens de série:

I-Painel de instrumentos de 12’’ e painel central de 9’’ semelhante a um tablet;
II-Sistema City Safety freia o carro automaticamente e ajuda a desviar de obstáculos;
III-Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Pilot Assist respeita velocidade e distância para o carro da frente e mantém carro na faixa, esterçando o volante automaticamente nas curvas
Faróis Full LED com nivelamento automático;
IV-Drive Modes se encaixam em diferentes perfis de condução, priorizando desempenho ou economia, dependendo da preferência do motorista;


Comentários