DM Autos

Novo Volkswagen Taos chega no segundo trimestre de olho no Jeep Compass

SUV médio aposta no espaço, tecnologia e segurança para se destacar no mercado.

diario da manha

O Novo Volkswagen Taos estreia no mercado brasileiro no segundo trimestre – provavelmente em maio. O alvo principal do novo SUV médio da fabricante alemã é o Jeep Compass, nas suas versões flex. O Compass lança ainda neste semestre sua nova geração equipada com motor 1.3 turbo.

Só mesmo um agravamento da pandemia para fazer a Volkswagen a alterar seus planos de lançamento do SUV, que vai se posicionar entre os irmãos do segmento de utilitários esportivos, o  T-Cross e o Tiguan.

O modelo está sendo anunciado pela Volkswagen como a nova referência entre os SUVs médios. Marca aposta no espaço interno, tecnologia e segurança do seu novo carro para se destacar no concorrido segmento de utilitários esportivos do mercado.

O Taos foi desenvolvido sobre a nova Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo e que já serviu de base construtiva dos modelos Polo, T-Cross e Nivus. O novo SUV Taos pesa 1.420 kg, sendo significativamente mais leve que os SUVs médios.

Motor de 150 cv

O motor que virá sob o capô do Taos é o 250 TSI (1.4), que rende 150 cv e 25,5 kgfm, com torque máximo disponível entre 1.500 a 4.000 rpm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.

O propulsor trabalha em conjunto com o sistema Start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo. O motorista pode desligar a função no botão “touch” do sistema de infotainment VW Play.

A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos acompanhado de uma alavanca iluminada.

Pelo sistema de infotainment VW Play é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light.

A iluminação ambiente oferece 10 opções de cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte e sofisticação ao interior do Taos.

Porta-malas

Além do amplo porta-malas de 498 litros, há espaço de sobra para os cinco ocupantes.

O novo Volkswagen Taos mede 2.680 mm de entre-eixos, o que permite a acomodação de cinco passageiros com conforto. Na largura o novo SUJV médio mede 1.841 mm, no comprimento 4.461 mm e na altura 1.626 mm. O porta-malas tem capacidade para 498 litros e o tanque de combustível é de 51 litros.

O Taos combina ângulo de entrada de 19°, ângulo de saída de 26,3° e ângulo de rampa de 20,1°. O vão livre do solo é generoso, medindo 246 mm. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18 reforçam o caráter de veículo utilitário esportivo nato.

O Novo Volkswagen Taos é pura sofisticação no interior, com destaque para a conectividade.  O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas incríveis de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, totalmente configurável, controlado pelo novo volante multifuncional da Volkswagen, herdado do Golf 8 europeu.

Ao lado painel digital Active Info Display está o VW Play. O novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil conta com uma tela sensível ao toque de alta resolução.

Novo Volkswagen Taos: Loja de aplicativos

O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.

Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, que controla a temperatura de forma eletrônica. Além disso, os passageiros do banco de trás poderão usufruir de um difusor de ar-condicionado com ajuste de fluxo, acoplado ao console central prolongado.

O Novo Volkswagen Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico. Ele é acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta  numa velocidade menor do que 3 km/h ou por meio do botão no console.

Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista.

O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.

Itens exclusivos

Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. A tecnologia possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente – e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.

Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres. A partir de um radar frontal, o sistema identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente.

Na traseira, o modelo possui câmera de ré e Detector de tráfego traseiro. O sistema identifica movimentos atrás do veículo e pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.

Detector de ponto cego

Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções. Dentre elas, o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento.

O Taos possui também Detector de ponto cego. Caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando o motorista para não trocar de faixa.

Há ainda dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão.

Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.

O sistema Kessy do Volkswagen Taos é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console.

O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico, outro item muito procurado pelos clientes nessa categoria de veículo.

Comentários