DM Autos

Novo Toyota Corolla GR-S será lançado no primeiro trimestre de 2021

Sedã esportivo traz visual exclusivo e impactante, assinado pela grife Gazoo Racing.

diario da manha

O novo Toyota Corolla GR-S, versão esportiva do sedã mais vendido do mercado, será lançado no primeiro trimestre de 2021. O Corolla GR-S passa a ser o primeiro modelo da marca produzido no Brasil com a assinatura da grife Gazoo Racing, garantido um visual exclusivo e impactante ao modelo.

A receita empregada no Corolla GR-S é a mesma dispensada à Hilux GR-S, também assinada pela divisão esportiva da marca Gazzo Racing. O novo sedã GR-S não teve preço divulgado, mas como ficará posicionado abaixo da versão Altis 2.0 e acima da XEi pode espera algo entre R$ 135.00 e 138.00 mil.

Exclusividade

O novo Corolla GR-S conta com faróis de Led com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina dianteiros de LED. Na traseira, o sedã conta com spoiler exclusivo Gazoo Racing, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão esportiva.

Além disso, o Toyota Corolla GR-S se destaca externamente pelas saias laterais, rodas de liga leve 17” exclusivas e emblemas que enfatizam a alma da grife Gazoo Racing. Para finalizar, retrovisores externos e o teto foram pintados na cor preta metálica. Os para-choques dianteiro e traseiro contam com design diferenciado.

Interior

Por dentro, o novo Toyota Corolla GR-S conta com acabamento interno todo preto com partes revestidas de couro e ultrassuede, com costuras em vermelho. Os bancos ostentam logo Toyota Gazoo Racing no encosto de cabeça, o painel de instrumentos analógico traz dois indicadores e tela de TFT de 4,2” digital, colorida e personalizada.

O Corolla GR-S é equipado com o motor 2.0L Dynamic Force de ciclo Atkinson flex, quatro cilindros em linha, 16V e comando de válvulas variável inteligente VVT-iE. Quando abastecido com etanol, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm. Com gasolina no tanque rende 169 cv a 6.600 giros. Em ambos os casos o torque máximo é de 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

Acoplado ao motor Dynamic Force está a transmissão Direct Shift CVT de 10 marchas. Para melhorar a aceleração em 1ª marcha, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada, deixando o conjunto mais eficiente em qualquer faixa de velocidade. Além disso, o Corolla GR-S conta com paddle shift no volante e botão seletor de modo de condução Sport.

Novo Toyota Corolla GR-S: suspensão reforçada

A Gazoo Racing deu especial atenção à suspensão do Corolla GR-S. Foram instalados defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas, que irão proporcionar ao condutor mais rigidez ao conjunto sem sacrificar o conforto. Além disso, a suspensão dianteira segue independente, McPherson e na traseira, multilink, ambas com barras estabilizadoras.

O novo Toyota Corolla GR-S traz central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto e Apple Carplay.

Os itens de conforto e tecnologia são os mesmos das versões convencionais do modelo. Entre os equipamentos, o sedã esportivo conta com ar-condicionado integrado frio e quente automático e digital, banco do motorista com regulagem para seis ajustes (altura, distância e inclinação), banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos, carregador por indução para celular (wireless charger), direção eletro assistida progressiva (EPS).

E ainda: espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico e externos eletro retráteis com regulagem elétrica, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, sistema de partida por botão (sem chave) com o logo Gazoo Racing e sistema de destravamento das portas por sensores na chave.

Toyota Safety Sense

O Corolla GR-S traz também o pacote Toyota Safety Sense com os seguintes itens. Fazem pare do pacote os Sistemas de Pré-Colisão Frontal (PCS), Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Faróis altos automáticos (AHB).

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela.

Por sua vez, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a mantê-lo na pista.

ACC

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Já os Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Cores

Disponível no mercado nacional no final do primeiro trimestre de 2021, o novo Toyota Corolla GR-S terá três cores disponíveis: novo Branco Lunar (perolizado) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico), Vermelho Granada (metálico) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e todo Preto Eclipse (metálico).

Comentários