DM Autos

Novo SUV Volkswagen Taos é confirmado no Brasil em 2021

Modelo de conceito premium, o utilitário médio chegará ao mercado recheado de tecnologias.

diario da manha

O novo SUV Volkswagen Taos, utilitário médio de conceito premium da marca, chegará ao mercado brasileiro no segundo trimestre de 2021. O modelo foi mostrado pela primeira vez no Brasil nesta quarta-feira, dia 9. A apresentação foi feita durante uma live comandada pelo Presidente e CEO da Volkswagen na América Latina Pablo Di Si.

O Taos será equipado com o motor 250 TSI, de 1.4 litros de capacidade cúbica. É o mesmo propulsor que equipa atualmente os modelos Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross, Jetta e Tiguan Allspace.

Produzido em São Carlos, no interior do estado de São Paulo, com tecnologia Total Flex, o 250 TSI, dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível, rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

Família completa

Com a chegada do Volkswagen Taos ao mercado, a Volkswagen completa a sua família de SUVS no Brasil. Durante a apresentação do SUV Taos, Pablo de Si, confirmou os lançamentos da nova picape Tarok, concorrente do Fiat Toro, para 2021, e de cinco modelos eletrificados.

As novidades elétricas da fabricante alemã serão apresentadas nos próximos cinco anos, começando provavelmente pelo VW Up 100% elétrico.

“No segundo trimestre de 2021, a família de SUVs da Volkswagen no mercado brasileiro estará completa”, disse Pablo Di Si, em referência aos quatro produtos do portfólio, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan Allspace.

Todos os modelos foram desenvolvidos e construídos sob a Estratégia Modular MQB, com o conceito de produção mais moderno pelo Grupo Volkswagen no mundo.

Novo SUV Volkswagen Taos: Iluminação IQ. Light

O Taos se destaca pela tecnologia embarcada. Os faróis, por exemplo, inauguram na região a mais nova tecnologia de iluminação da marca, o IQ. Light, além da nova assinatura noturna da Volkswagen.

Os faróis full LED ganham em amplitude e alcance, garantindo ainda mais conforto e segurança ao motorista. Outro destaque do modelo é a “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo infotainment VW Play, combinando duas telas de 10 polegadas cada uma, algo inédito no segmento.

O Novo SUV Volkswagen Taos também possui acabamento em couro no painel e nas laterais das portas dianteiras. Os faróis IQ. Light, associados ao Dynamic light assist e à Luz de conversão dinâmica, também auxiliam para uma condução mais segura, uma vez que promovem uma melhor visão do ambiente externo ao carro.

Design

A silhueta do Volkswagen Taos é típica de um SUV. As rodas ganham realce com as caixas em formato mais retangular e a frente do carro, com o para-choque imponente, também contribui para um SUV mais alto, forte e confortável.

A frente do carro também é marcada pela nova assinatura de luz da marca, que faz sua estreia na América do Sul. Os faróis de LED são ligados por um fio de luz, também em LED, que invade a grade e “corta” o logotipo frontal, formando uma linha horizontal moderna e elegante.

Na traseira, as lanternas de LED também formam um efeito característico de modelos premium. É moderno, sofisticado, tecnológico e único.

A composição do cockpit, com o Active Info Display e o infotainment VW Play, cria uma “ilha digital” ao alcance do motorista. O painel possui inserções em couro que, junto às luzes ambientes, que podem ser programadas em 10 cores diferentes, oferecem ainda mais conforto e sofisticação ao interior do modelo.

VW Play

O VW Play é um marco em termos de tecnologia. Com um touch screen de 10,1 polegadas, o infotainment entrega entretenimento, conectividade, conforto e praticidade. Ele possui memória própria, de 10 GB, onde pode armazenar aplicativos à escolha do cliente, que são baixados diretamente da VW Play Apps.

O VW Play ainda permite a configuração de toda a sua interface e até o agendamento das manutenções do carro.Conectado ao VW Play, está o Active Info Display, o painel digital da VW. O sistema também permite a personalização completa das informações, que são expostas em uma tela de 10,25 polegadas.

Juntos, o VW Play e o Active Info Display tornam o cockpit do Taos completamente digital. Outro destaque tecnológico do Taos é o carregador de celular sem fio, que garante praticidade e conforto, em um interior do carro livre de cabos.

Tecnologias a bordo

O SUV médio da Volkswagen chegará ao mercado dotado de assistentes de condução de última geração. O primeiro deles é o sistema de Controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, o qual possibilita que o motorista selecione previamente uma velocidade, a qual será preservada de forma autônoma pelo carro.

Também de forma autônima, o Taos se mantém a uma distância de segurança do veículo à frente. Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento.

Outra importante ferramenta de segurança do Taos é o sistema de Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres. O veículo identifica o risco de colisões ou atropelamentos a partir de um radar frontal e alerta o motorista. Caso o motorista não reaja, o veículo freia automaticamente, evitando acidentes.

Ponto cego

O modelo ainda conta com Detector de ponto cego, que alerta o motorista quando há algo ou alguém em seu ponto cego. A segurança traseira fica por conta do Detector de tráfego traseiro, que avisa ao motorista sobre os veículos que se aproximam por trás.

Em uma situação de ré, ao sair de uma vaga, por exemplo, o carro avisa ao motorista e freia de forma autônoma ao identificar outro veículo se aproximando.

O Taos é fruto de um investimento de US$ 650 milhões na Argentina, onde será produzido e exportado para toda a região América Latina. O modelo, que ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace, será o primeiro SUV da marca alemã a ser produzido, na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

Comentários