DM Autos

Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback chegam ao Brasil com visual renovado

Modelos esportivos da linha RS custam a partir de R$ 585.900 e R$ 605.990.

diario da manha
Audi RS 5 Sportback

Os Audi RS 4 Avant e RS 5 Sportback chegam ao mercado brasileiro atualizados e com preços a partir de R$ 585.990 e R$ 605.990, respectivamente. Os dois serão comercializados na modalidade de venda direta.

Os dois modelos ganharam conjunto ótico com faróis LED Matrix de série e novo sistema MMI touch, além de serem equipados com motor 2.9 TFSI V6 biturbo de 450 cavalos de potência.

Audi RS 4 Avant

O RS 4 Avant e o RS 5, agora com carroceria Sportback, fazem parte dos nove veículos esportivos da linha RS confirmados pela marca para o mercado brasileiro em meados de 2020. Completam a lista os modelos RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS e R8.

Os novos interessados em adquirir os RS 4 Avant e RS 5 Sportback podem configurar suas unidades e confirmar os pedidos nas concessionárias da marca no Brasil.

Os novos RS 4 Avant e RS 5 Sportback são equipados com o novo motor 2.9 TFSI V6 biturbo,construído sobre 0 2.7 litros que equipou o primeiro RS 4 Avant, lançado em 1999. O então propulsor 2.7 tinha uma potência de 380 cv. Seu desenvolvimento elevou a potência para 450 cv de potência.

Aceleração

Com o novo motor 2.9, os esportivos RS 4 Avant e RS 5 Sportback aceleram de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e 3,9 segundo, respectivamente. Seu peso é de apenas 182 kg, 31 kg a menos do que o motor V8 no modelo anterior de 2012.

Audi RS 5 Sportback

A potência do 2.9 TFSI flui para o sistema de tração integral quattro por meio do câmbio esportivo tiptronic de oito velocidades. Na direção normal, o sistema fornece mais potência ao eixo traseiro. Seu diferencial central puramente mecânico direciona 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro.

Caso ocorra  a necessidade de prioridade em um eixo, a maior parte da potência é rapidamente redirecionada para o outro eixo – até 70% para a frente ou até 85% para o eixo traseiro. Esta atividade permite uma distribuição de torque claramente definida e uma interação altamente precisa com os sistemas de controle do ESC e o controle de torque seletivo da roda.

O condutor pode criar também a sua experiência de condução pessoal através do sistema Audi drive select. O sistema influencia o gerenciamento do motor e da transmissão, suspensão, direção dinâmica, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar condicionado automático.

Existem quatro perfis disponíveis: conforto, automático, dinâmico e personalizável – este último permite pré-definir dois modos de direção.

Audi RS 4 Avant e RS 5 Sportback: Design esportivo

Os novos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback mudaram o visual. Ambos possuem grade Singleframe mais larga e plana e novo conjunto ótico com faróis LED Matrix de série. O RS 5 possui, inclusive, a tecnologia Audi Laser light.

Chamam a atenção também nosRS 4 e RS 5 os detalhes em preto na frente do capô e nas laterais dos faróis, que mostram o cuidado no desenvolvimento dos esportivos da linha RS.

Audi RS 4 Avant

No novo RS 4 Avant, além do design característico de uma stationwagon Audi, o spoiler traseiro, a grade do difusor e as ponteiras de escape conferem ao veículo um acabamento distinto.

O compartimento de bagagem tem capacidade para 505 litros, que aumenta para 1495 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Design exterior

O design exterior do RS 5 Sportback se destaca pelas aberturas de ventilação acima da grade que lembram o Audi Sport quattro clássico de 1984.

Os arcos das rodas 15 milímetros mais largos dão ao RS 5 uma aparência marcante ao modelo. Ele ganhou novos desenhos nas soleiras laterais e na inserção do difusor na extremidade traseira, que engloba os dois grandes tubos de escape.

No interior, ambos os modelos trazem o novo conceito operacional do MMI Touch de 10,1 polegadas. O grande display independente com feedback acústico é ligeiramente inclinado para o motorista.

O sistema de infotainment fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro.

Audi RS 5 Sportback

No novo Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, o motorista pode escolher entre várias telas. Uma delas é o design de desempenho específico do RS, que exibe a escala de velocidade de rotação como um tipo de ângulo que inclui uma tela mais limpa.

Modos RS

Quando o motorista usa o botão do volante do modo RS para selecionar um dos dois novos modos RS individuais, o design de desempenho específico do RS exibe os valores máximos de aceleração g, por exemplo. O head-up display de série também oferece gráficos RS exclusivos.

Nos dois esportivos ainda há acabamento interno em black piano, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos, itens do interior em couro Alcântara (volante com base aplanada, console central e alavanca de câmbio), rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema de interface para smartphones, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.

Como opcionais para ambos é possível escolher freios de cerâmica nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, além de Pacote Exterior Preto (longarinas do teto, logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes da roda. Para o Audi RS 5 Sportback há também a opção de rodas de liga leve 20” de bronze.

Audi RS 4 Avant

As cores disponíveis para o Audi RS 4 Avant incluem Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde Sonoma e Vermelho Tango. O programa Audi Exclusive também inclui outras como o nostálgico Azul Nogaro, cor imortalizada no lendário RS 2.

Audi TT RS Coupé ganha visual mais agressivo

O Audi TT RS Coupé, com visual mais agressivo, já começou a ser entregue aos primeiros compradores. O esportivo pode ser encontrado nas concessionárias da marca a partir de R$ 442.990 na modalidade venda direta.

Renovado, o Audi TT RS Coupé mudou na parte frontal com novas entradas de ar laterais, que foram alargadas. Ganhou também um spoiler dianteiro contínuo em alumínio fosco, que dão ao carro visual robusto e inspirado no automobilismo.

Audi TT RS Coupé

A grade frontal Singleframe hexagonal possui padrão tipo colmeia, característica da linha RS.

Na traseira, a nova asa fixa chama a atenção com os novos winglets nas duas pontas. Como parte do conceito de aerodinâmica, ele oferece suporte ao desempenho e à eficiência dos modelos esportivos.

As duas grandes saídas de escape ovais também se destacam no design do novo TT RS. Os faróis Full LED Matrix são de série no modelo.

Motor de 400 cv

Equipado com motor 2.5 TFSI capaz de desenvolver 400 cavalos de potência, o veículo possui câmbio de dupla embreagem S tronic de sete velocidades e a consagrada tração integral quattro.

O conjunto faz o esportivo ter um desempenho poderoso, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

O baixo peso, de apenas 1.440kg, e a suspensão esportiva fornecem os pré-requisitos básicos para a dirigibilidade do Audi TT RS. A direção progressiva adaptada especificamente para o RS garante um contato próximo com a estrada.

No eixo dianteiro, discos de aço ventilados e perfurados estão em ação atrás das rodas de 19 polegadas. As pinças do freio são pintadas de série na cor vermelha.

Audi RT RS Coupé

Os controles e a exibição do novo TT RS são totalmente focados no motorista. Os bancos esportivos RS em Alcântara, bem como os logotipos RS nos bancos, volante, frisos das soleiras das portas e alavancas seletoras, realçam o carácter desportivo do Coupé.

Visores RS especiais

Os visores RS especiais no Audi virtual cockpit, com uma tela de 12,3 polegadas, fornecem informações sobre torque e força G. Além dos botões multifuncionais, o volante esportivo RS em couro possui controles para ligar e desligar o motor, bem como selecionar o modo de direção no Audi drive select.

O modelo também conta com muitos recursos de entretenimento e lazer, como pesquisa de texto livre e controle de voz no sistema operacional MMI.

O Audi Smartphone Interface conecta celulares com facilidade e o sistema de som Bang & Olufsen de série oferece uma excelente experiência sonora com uma saída de 680 watts.

Cores

O novo Audi TT RS está disponível em nove cores diferentes: Amarelo Vegas, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Vermelho Tango, Laranja Pulse, Azul Turbo e Verde Kyalami.

Audi TT RS Coupé

Como opcionais, é possível escolher Pacote Exterior Preto, que contemplam o logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes nas rodas em preto, e o Pacote Interior Design, que acrescenta volante esportivo aplanado em Alcântara e detalhes internos em vermelho.

Comentários