DM Autos

Versão Comfortline do Volkswagen Nivus 2021 é uma boa compra

Veja o teste com a versão de entrada do SUV cupê da marca alemã.

diario da manha

A versão Comfortline do Volkswagen Nivus 2021 é uma boa opção de compra? Com certeza, mas desde que quem esteja disposto a gastar R$ 87.350 na sua compra abra mão de alguns equipamentos de conforto e conectividade.

Por esse valor, o comprador da versão de entrada do SUV cupê da marca alemã leva para sua garagem um Nivus bem completo e com boas vantagens na compra.

O Nivus Comforline não oferece de série painel digital, partida por botão, ar-condicionado eletrônico e o pacote Play & Tech, que inclui, dentro outros itens, a novíssima central multimídia VW Play.

Esses equipamentos são de série na versão mais completa do crossover derivado do hatch Polo, a Highline.

Tecnologias e conectividade

Contudo, ao fazer opção pela versão Comfortline do Volkswagen Nivus, não significa que o consumidor fica privado dos itens de tecnologias de conectividade e conforto de série na Highline, além dos equipamentos de segurança incluídos no pacote Play & Tech.

Quer saber o que contém o pacote Play & Tech? Tem a nova central VW Play, com tela colorida de 10” e compatível com Apple CarPlay ou Android Auto, ACC com frenagem de emergência e monitoramento frontal, sistema autônomo de frenagem a até 50 km/h e volante com paddle shifts. O pacote custa R$ 3.590.

Portanto, com os opcionais do pacote Play & Tech, o valor do Volkswagen Nivus Comfortline 2021 salta de R$ 87.350 para R$ 90.940. O valor ainda assim é bem inferior à versão Highline, hoje vendida por R$ 99.950.

Foto: Google

Opcional

O único opcional da versão topo é o pacote visual Launching Edition, que custa R$ 720, além de mais um acréscimo, o da pintura metálica. O Nivus Highline completíssimo passa dos R$ 100 mil.

Andamos na versão Comfortline do SUV Coupé chegou ao mercado para disputar uma fatia dos consumidores do segmento dos utilitários compactos com seu irmão T-Cross. A unidade cedida pela Volkswagen para avaliação veio com todos os opcionais.

Assim, exceto alguns detalhes que diferenciam a versão Highline, como as rodas de 17” e o painel digital, a versão testada era praticamente a mesma.

Motor

O Volkswagen Nivus Comfortline 2021 divide a mesma motorização 200 TSI (1.0) turbo, de 128 cv com etanol e 116 com gasolina, acoplado à transmissão automática de seis marchas com a versão Highline do modelo.

Esse conjunto propulsor proporciona um desempenho nada modesto, além de proporcionar economia de combustível. Na cidade, com etanol no tanque, o consumo foi de 7,3 km/l. Na rodovia foi de 9,7 km/l.

O motor 200 TSI é apimentado e seu torque de 20,4 kgfm mostra a cara logo na aceleração inicial. Um toque no acelerador é o bastante para o Nivus sair da imobilidade com fôlego e, a estrada, as ultrapassagens são feitas com segurança.

Sabe aquele motor que passa confiança quando você precisa de aceleração?  Pode apostar no 200 TSI turbo do Nivus.

Versão Comfortline do Volkswagen Nivs já nasce bem equipada

Contando apenas seus itens de série, o Nivus Comfortline já nasce bem equipado. Não dá para dizer que essa versão do crossover da Volkswagen não sai de fábrica bem servida em equipamentos de conforto, segurança e comodidade. É uma versão em completa e perfeitamente compatível com seu preço.

A versão Comfortline traz de série direção elétrica, seis airbags, ar-condicionado, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, alerta de frenagem de emergência, trio elétrico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e som com tela de 6,5″ sensível ao toque, dentre outros.

Itens que ficam de fora

Alguns itens o comprador terá de abrir mão. São eles o painel de instrumentos digital, partida por botão, bancos de couro, ar-condicionado eletrônico e rodas aro 17.

Para quem não faz tanta questão e está mais preocupado com a dirigibilidade e economia, a ausência desses itens não será sentida.

O espaço interno do Nivus é semelhante ao do Volkswagen Polo, do qual deriva. É bastante espaçoso e nesse ponto foi favorecido pela nova plataforma MQB que nasceu com o Polo e está dando origem aos novos modelos da marca.  

O Nivus mede 4,26 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,56 m. Seu porta-malas com capacidade para 415 litros, maior que o do T-Cross com 373 litros, é dos seus pontos fortes.

Suspensão calibrada

Bem calibrada, a  suspensão do Nivus 2021 foi projetada para atender às necessidades dinâmicas do utilitário-esportivo. Ele é 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm provenientes da própria suspensão e os outros 17,5 mm advindos do conjunto roda/pneu.

Com isso, ele tem um vão livre do solo (176 mm) maior que o do Polo, permitindo passar por lombadas e valetas com menos preocupação.

Conclusão: A versão Comfortline do Volkswagen Nivus é uma boa compra. O modelo SUV com linhas cupê tem bom acabamento interno, é espaçoso, tem uma lista bem recheada em equipamentos de segurança, conforto e comodidade e oferece excelente dirigibilidade. O motor 200 TSI turbo é eficiente e econômico. Vale a compra.

Comentários