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Toyota SW4 2021 renova o visual, fica mais segura, conectada e potente

SUV reforça a segurança com o pacote Toyota Safety Sense na versão SRX.

diario da manha

A Toyota SW4 2021 traz visual retocado, fica mais conectada, segura e confortável, além de 15% mais potente. Produzida em Zárate, na Argentina, a nova SW4 tem preço inicial de R$ 202.390 da versão de entrada SR, com motor 2.7 16V Flex, 4×2, automática, de cinco lugares. A versão mais completa do SUV, a SRV 2.8 16V, diesel, 4×4, automática, custa R$ 314.790.

O nova Toyota SW4 2021 muda o visual externo com novos faróis, grade e para-choques. No interior, o modelo oferece uma nova combinação de cores, onde o preto predomina no estofamento e nos painéis das portas, com detalhes em cinza no painel de instrumentos e no console central.

Motor mais potente, torque mais alto

Sob o capô a boa notícia é o aumento de 15% de potência no motor 2.8L diesel, que passa a render 204 cv. O torque também cresceu. São 11% a mais de força, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm.

Todas as versões do SUV agregam agora mais conectividade ao equipamento de áudio com touchscreen de 8” com a adição do Android Auto® e Apple CarPlay® mantendo a função Bluetooth®.

No quesito conforto, a versão SRX passa a oferecer sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Além disso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam.

Por sua vez, as versões flex SR e SRV incorporam farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED.

Toyota Safety Sense

A grande novidade apresentada na SW4 2021 está na segurança. Assim como aconteceu na Hilux, o modelo adiciona o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) na versão topo de linha SRX.

O Safety Sense inclui sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

Versão SRX

A versão SRX incorpora um novo conjunto óptico no qual as luzes LED de posição e de direção ficam localizadas na parte inferior do para-choque, conferindo uma marca visual e tecnológica mais pronunciada.

Já nas versões flex SR e SRV também incorporam o novo desenho, as luzes de posição e de direção são halógenas. Outra novidade da versão SRV flex são os faróis de neblina dianteiros também em LED.

 Na dianteira da nova Toyota SW4 2021, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis, com sistema “Follow me Home”. O equipamento proporciona uma aparência moderna ao SUV robusto.

As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.

Novas rodas

Na lateral da versão SRX, destacam-se as novas rodas de liga leve. Os pneus mantêm suas dimensões 265/60R18, 18”. Essa é a mesma dimensão agora da versão flex SRV, enquanto a SR de cinco lugares segue sendo oferecida com pneus 265/65R17, 17”.

Na traseira, o conjunto óptico traça uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada. Os faróis de neblina são incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado. O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão concedem ao carro um senso de esportividade apurado.

Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e vanguarda. O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o azul agora é predominante, ajudam a renovar a atmosfera interior do SUV.

Conectividade

Todas as versões da Nova SW4 possuem agora mais conectividade. O sistema multimídia com tela de 8” sensível ao toque, que já contava com navegação GPS integrada, TV digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth®, passa a contar também com conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®.

Por sua vez, a versão SRX possui um sistema de áudio JBL® premium com oito alto-falantes, um subwoofer e dois tweeters.

A versão de entrada SR ganhou ar-condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT com funções como autonomia. Ganhou também aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões.

A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.

Toyota SW4 2021: Versões e preços

Toyota SW4 SR 2.7 16V Flex 4×2 AT(5 lugares): R$ 202.390
Toyota SW4 SRV 2.7 16V Flex Flex 4×2 AT (7 lugares): R$ 221.090
Toyota SW4 SRX 2.8 16V Diesel 4×4 AT (5 lugares): R$ 309.690
Toyota SW4 SRX 2.8 16V Diesel 4×4 AT (7 lugares): R$ 314.790

A Toyota SW4 2021 possui agora diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor. Com o sistema, a força de tração é transferida para a roda com a maior aderência.

As versões flex trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. Esse propulsor rende 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. A transmissão automática de seis velocidades sequencial é comum para as versões SR de cinco lugares e SRV de sete lugares, ambas 4×2.

Equipamentos de série

A SW4 2021 traz de série, dentre os itens de segurança, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista), sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, oito alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, luz de frenagem emergencial automática, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos).

Além de todos esses itens, a versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC). Uma novidade na versão flex SR é a adição do sistema de alarme perimétrico + volumétrico, como já ocorre nas outras versões.

As cores disponíveis para a nova SW4 são o Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).

Funcionamento das tecnologias incluídas no pacote Toyota Safety Sense

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

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