DM Autos

Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 ganha série especial Sertões

Série é uma homenagem ao Rally dos Sertões e será vendida por encomenda.

diario da manha

A Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 integra à família a série especial Sertões. A série é uma homenagem ao Rally dos Sertões, a maior competição do gênero nas Américas. Desenvolvida em parceria com os organizadores da prova, a série especial traz detalhes exclusivos que remetem à competição.

A marca não anunciou os preços da L200 Triton Sport Sertões. Contudo, os valores devem ficar a cima dos praticados nas três versões – GLS, HPE e HPE-S -, uma vez que a série especial estará disponível para as respectivas versões. As referências são os preços de R$ 188.990, R$ 212.990 e R$ 232.990 da GLS, HPE e HPE-S.

Os interessados já podem fazer a pré-reserva da Triton  Sertões. As primeiras unidades serão entregues apenas em março de 2021 e serão vendias somente por encomenda. A série especial Sertões inclui uma série de detalhes exclusivos que fazem alusão ao Rally dos Sertões.

Cor laranja

Por fora, a picape leva a mesma cor laranja oficial do emblema do Sertões em conjunto com o tom preto brilhante, o que oferece ao modelo um visual bastante esportivo. Na parte da frente, o laranja “Sertões” está presente em faixas que saem da parte superior da grade frontal e percorrem todo o capô do veículo.

O skid plate na parte inferior da dianteira do modelo também recebeu a cor da série especial. Em contraste com o preto brilhante de parte da grade, deram um visual bastante esportivo e robusto à picape.

As rodas de aro 18 foram pintadas em preto com um pequeno detalhe em laranja. Elas receberam um pneu 265/60, mais voltado para o piso off-road em relação à versão original.

Detalhes

Como contraste ao preto das rodas, a série especial Sertões traz um adesivo em cor laranja com o emblema 4×4, que reveste todo o espaço entre-eixos na parte inferior da lateral da picape.

Ainda na lateral, as maçanetas das portas receberam acabamento em preto. A cor escura ajuda  a destacar o adesivo laranja com a logomarca Sertões presente no final da caçamba, próximo à lanterna traseira.

A parte traseira também é marcada pela logo do Sertões colocada bem abaixo do badge com a versão da picape, colado na tampa da caçamba. Sua maçaneta teve o acabamento cromado substituído por um preto brilhante.

Interior exclusivo

O visual interno da edição especial L200 Triton Sport Sertões traz o mesmo apelo esportivo e robusto dado na parte de fora. Destaque para o revestimento em borracha vulcanizada no chão do modelo. Prático e de fácil lavagem, o revestimento é ideal para situações fora de estrada, as mesmas encontradas nos milhares de quilômetros percorridos pelos competidores do Rally dos Sertões.

O painel central recebeu detalhes de acabamento em laranja brilhante assim como as saídas de ar e a moldura do sistema de transmissão. O contraste dos detalhes em laranja é evidenciado no revestimento das portas, todo na cor preta.

Suspensão

A Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões tem sistema de suspensão independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. O conjunto garante o bom desempenho da picape 4×4 e ajuda a encarar os mais variados desafios off-road. Ajuda na eficiência também para transpor lombadas, buracos e valetas com facilidade.

As versões mais completas HPE e HPE-S Sertões são equipadas com o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso. São eles:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência como terra e cascalho.
4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Off-Road Mode

Ainda nas versões HPE e HPE-S, a L200 Triton Sport Sertões conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa a picape ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra.

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.

Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, em velocidade controlada.

Mitsubishi L200 Triton Sport: aptidão para todo-terreno

A aptidão para encarar todos os tipos de terrenos também está nos generosos ângulos de entrada, saída e brake over, com 32º, 23º e 25º respectivamente, além da ampla capacidade de travessia em trechos alagados, que podem ter até 600 milímetros de profundidade.

Para situações onde uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

O sistema de tração também conta com o Sistema de Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica.

O sistema tem utilidade em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.

Entretenimento

O sistema de entretenimento colocado no painel central é da marca JBL, uma das referências em qualidade de som e conectividade em todo o mundo.

Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, o multimídia pode ser totalmente integrado aos melhores smartphones do mercado por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.

Por ele, mais do que receber e fazer ligações por comando de voz e verificar os níveis de sinal e de bateria direto na tela do veículo, o motorista também pode espelhar uma série de aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify e, com isso, manter sempre os olhos o máximo de tempo na estrada.

O painel de instrumentos do motorista está com um visual mais moderno e conta agora com display colorido que exibem inúmeras informações do computador de bordo.

Equipamentos

As versões HPE e HPE-S contam com sensor crepuscular, um sistema que garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva sensores de estacionamento e câmera de ré. A HPE-S ainda é equipada com sensor de estacionamento frontal.

A versão HPE-S também é equipada de série com o sistema Smart Keyless de abertura de portas e ignição do motor. Por meio dele, o motorista não precisa tirar sua chave do bolso ou da bolsa.

Por aproximação, a presença da chave é identificada pelo veículo. Com isso, basta que o motorista aperte um botão na maçaneta para acessar o interior do veículo. Ele também consegue dar a partida ou desligar o modelo ao simples toque no botão “start-stop” localizado próximo ao volante.

O sistema de ar condicionado é ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto. Elas captam o ar refrigerado da primeira fileira e transfe para a fileira de trás.

Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.

Nas versões HPE e HPE-S da Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões o seletor de temperatura é digital de duas zonas. Ele permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo.

Todas as versões têm bancos revestidos em couro com ajustes elétricos para o motorista.

Motor e câmbio

A série especial Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões traz como novidade um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifters atrás do volante, dependendo da versão.

O motor que equipa todas as versões é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190cv de potência e torque de 43,9 kgfm.

Comentários