Home / DMAutos

DMAUTOS

Nissan Versa 2021 não deixa objetos esquecidos no banco traseiro

O Nissan Versa 2021 estreia a nova geração do modelo no mercado brasileiro saltando de patamar no segmento dos sedãs compactos. Essa certeza está estampada no seu novo visual externo e nas novas tecnologias que o sedã importado de Aguascalientes, no México, oferece.

O pacote de tecnologias que o Versa traz não é visível como as mudanças no visual. Contudo, o condutor e passageiros sentem andando no carro que chega para sair de coadjuvante no segmento e chamar para briga o Onix Plus, Virtus, Yaris, Cronos e City.

Andamos no novo Nissan Versa 2021 em sua versão mais completa, a Exclusive, anunciada por R$ 92.990. O modelo desembarca nas revendas da marca japonesa no próximo mês de novembro com outras duas versões, a Sense e a Advance.

O carro que a Nissan aposta todas as suas fichas para atrair consumidores e desafiar os modelos da Chevrolet, Volkswagen, Toyota, Fiat e Honda, nominados acima, vem com tudo para abocanhar uma boa fatia do bolo entre os sedãs compactos com preços a partir dos R$ 80 mil.

Identidade mexciana

O Versa da nova geração, com identidade mexicana, chama a atenção logo no primeiro olhar. As mudanças, que originaram um visual arrojado e moderno, ao mesmo tempo rejuvenescido, deram ao Versa um novo estilo, seguindo a nova visão global de design da marca.

Reforçam a sua beleza externa o novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e as rodas aro 17. A grade V-Motion retrata bem a nova visão de estilo empregada pela Nissan em seus modelos no mundo.

Olhando por fora, um sedã de linhas arrojadas, bonito e muito melhor na aparência do que o seu antecessor. O novo Nissan Versa 2021 mudou o suficiente para incomodar os concorrentes no mesmo, começando pelo seu visual e também para atender os consumidores mais exigentes.

A versão testada em um tempo bastante corrido – um dia apenas – tem faróis com função Follow Me Home, câmera traseira de estacionamento, faróis de neblina, faróis dianteiros com assinatura em LED, rodas de liga leve diamantadas aro 17, teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão e espelhos retrovisores externos foram afastados 40 mm da carroceria (na geração anterior eram 20 mm) para a redução do ruído provocado pelo vento.

Nissan V-Drive

Vamos para o interior do novo sedã Versa, que vai continuar convivendo com a geração anterior. Agora, porém, com o nome de V-Drive e reposicionada para concorrer numa faixa de preços mais baixa.

Por dentro do modelo na cor Azul Cobalto testada uma perfeita combinação da cor preta no painel e bancos com detalhes em cinza. O bom gosto prevaleceu nos detalhes, inclusive nos cromadas.

O habitáculo interno do sedã compacto da nova geração, lembrando o Kicks, é um caso a parte pelo que apresenta de bom. O espaço, que já era um atrativo, melhorou mais por conta dos 5 cm de aumento na largura.

O sedã da Nissan surpreende no tamanho interior e permite que os passageiros, principalmente os do banco traseiro, viagem confortavelmente. O espaço interno é favorecido pelos 2,62 metros de entre-eixos, o que já era bem visto no modelo anterior, agora com o nome de V-Drive.

Porta-malas maior

O novo Versa também cresceu no tamanho do porta-malas. Agora o compartimento leva 482 litros de carga, 22 a mais do que a capacidade do antecessor. Bonito, espaçoso e com um porta-malas com excelente capacidade de bagagem não é exagero tratá-lo como um sedã perfeito para as famílias.

Outro ponto forte do novo Nissan Versa 2021 é o conjunto de suspensão. Reforçado, o sistema ajuda numa condução segura e bastante confortável, absorvendo bem as imperfeições do solo. Os retrovisores externos na cor da carroceria têm regulagem elétrica e aquecimento, na cor da carroceria e luzes de mudança de direção integradas.

A direção elétrica (EPS) foi recalibrada. Ficou mais leve em manobras e firme e segura em velocidades mais altas. O volante, com material soft touch, tem excelente empunhadura, sendo tão confortável para as mãos quanto os bancos em couro biton são para o corpo.

A ergonomia dos assentos, com acabamento premium soft touch, proporciona muito conforto, As regulagens de altura e distâncias para as pernas são feitas manualmente. Com tantas tecnologias e equipamentos de conforto e comodidade, bem que os ajustes poderiam ser elétricos.

O Nissan Versa Exclusive traz, dentre outros equipamentos, acendimento inteligente dos faróis, banco traseiro bipartido rebatível (60/40), indicador de temperatura externa, painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções, retrovisores externos com indicadores de direção e como principal destaque o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Nissan Connect de 7”

O modelo mexicano traz nova central multimídia Nissan Connect de 7” com tela sensível ao toque colorida, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone, ar-condicionado automático digital, apoio de braço central traseiro, Welcome Function e alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB).

Somam-se ainda SOS equipamentos da versão mais completa a câmera com Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, detector de objetos em movimento (MOD), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), monitoramento de ponto cego (BSW), espelho retrovisor com aquecimento, dois tweeters e GPS integrado.

E mais: chave inteligente presencial (I-Key), sistema eletrônico de ignição (botão Push Start), seis airbags, alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros), controle de Tração e Estabilidade (VDC), fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD), assistência de frenagem (BA), sensor de estacionamento traseiro e sistemaiInteligente de partida em rampa (HSA).

Nissan Versa 2021: Alerta de esquecimento de objetos

O Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert) faz sua estreia no Brasil no novo Nissan Versa. O equipamento não vai permitir mais que nenhum objeto seja esquecido no banco traseiro. Crianças e animais não são objetos, mas estão incluídos na lista dos esquecidos. A Nissan não quer ouvir história nesse sentido, ao menos no interior do seu carro.

O Rear Door Alert funciona da seguinte forma: é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao seu destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina. Além disso, uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido.

Motor

O motor de 114 cv de potência tem um rodar suave e sem ruídos. Causa excelente impressão logo na primeira aceleração, com respostas rápidas do torque alto em baixas rotações. A transmissão CVT Xtronic, com simulação de seis marchas, é bem calibrada e faz trocas bem suaves.

O curto tempo que tivemos para avaliar o novo Nissan Versa foi aproveitado na estrada. Depois de umas rápidas voltas no perímentro urbano de Goiânia, onde mostrou ser ágil e ter boa desenvoltura no trânsito, fomos para a rodovia. Aí, sim, veio também outra boa surpresa.

Com etanol no tanque, o consumo de 10,4 km/l mostrou um Versa que não tem só uma nova linhagem na aparência e um pacote de equipamentos de segurança, conforto e comodidade. O motor 1.6 de 16V deu uma clara resposta de que sabe rodar na estrada com economia, entre 100 km/h e 120 km/h.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias