Home / DMAutos

DMAUTOS

Jeep Grand Wagoneer renasce ostentando luxo e modernidade

O Jeep Grand Wagoneer Concept, apresentado em Detroit (EUA), marca o renascimento de um ícone norte-americano. Mais do que isso, sua recriação representa a visão moderna da nova geração do SUV premium da marca.

A estreia do Grand Wagoneer Concept, equipado com powertrain elétrico híbrido plug-in (PHEV), definirá o novo conceito “american premium”.

"Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno ícone norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e premium”, disse Christian Meunier, presidente global da marca Jeep.

Origem do Wagoneer

O Wagoneer nasceu nos Estados Unidos em 1962 como um modelo de 1963. O modelo foi o precursor do SUV moderno ao se tornar o primeiro veículo com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a uma transmissão automática. Duas décadas depois, o Grand Wagoneer de 1984 simbolizou o nascimento do SUV Premium.

Ícone norte-americano, o Wagoneer trouxe na época a combinação sem itens de série. Na lista estavam estofamento de couro, ar-condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e sistema de isolamento acústico, com um aumento espetacular de potência e torque.

A fórmula é mantida no novo Grand Wagoneer Concept, que nasce inspirado no original. Contudo, o carro-conceito recebe uma interpretação moderna de luxo e liberdade.

Cockpit digital

O cockpit do Grand Wagoneer Concept é totalmente digital e utiliza tecnologias de ponta na indústria automotiva, com uso extensivo de telas e ao uso limitado de botões. Com isso, pretende-se colocar o foco em uma experiência intuitiva e agradável para o motorista e passageiros .

O Jeep Grand Wagoneer Concept oferece pela primeira vez em sua história uma terceira fila de assentos. As versões de produção do Wagoneer e do Grand Wagoneer estão programadas para chegarem às concessionárias nos Estados Unidos no próximo ano. Elas serão produzidas na planta de Warren, em Michigan (EUA).

A versão Grand Wagoneer chegar no exterior no próximo ano terá cortesia de três sistemas 4x4 disponíveis e suspensão pneumática Quadra-Lift. Outros pontos de destaque da versão serão a dinâmica de direção premium com suspensão dianteira e traseira independentes, segurança e conectividade, um novo nível de conforto e o melhor volume de passageiros de seu segmento, dentre outros.

Design exterior

O Grand Wagoneer ostentará design exterior dominado pela impactante carroçaria em azul claro Artic Ice com as letras do nome Wagoneer iluminadas acima da grade de sete fendas icônicas da marca. Cada espaço acima e entre cada fenda é iluminado para criar um design elusivo de LED.

A funcionalidade de um design premium tem sua máxima expressão nas placas de proteção dianteiras e nos ganchos de reboque de alumínio preto. As rodas são em alumínio com acabamento em Obsidian de 24 polegadas e vários raios. Elas trazem elementos impressos em 3D logo abaixo dos arcos das rodas trapezoidais.

Uma tampa de roda de três peças apresenta o logotipo Wagoneer suspenso em acrílico.

As luzes em LED envolvem a traseira e um difusor sutil está localizado sob a porta traseira para melhorar a aerodinâmica do veículo. O pacote completo de luzes em LED externas, incluindo grupos óticos dianteiros, traseiros e faróis de neblina, permitem que o Grand Wagoneer Concept brilhe em qualquer ambiente.

Por meio da ativação remota, o conjunto de luzes em LED exterior captura a atenção de todos com uma sequência de “boas-vindas” que parece reviver o conceito.

Luz natural

O teto panorâmico fornece luz natural a todos os ocupantes e expande visualmente o espaço interior do veículo. Ele é rodeado por dois trilhos com quatro laços duplos de madeira de teca e uma moldura de bronze. Essa madeira transcende o uso quase exclusivo em iates e em propriedades extravagantes.

O Jeep Grand Wagoneer Concept oferece o interior mais espaçoso e premium de todos os tempos, com mais refinamento e distinção. Dentro da cabine, uma lâmina de vidro ônix atravessa todo o painel de instrumentos para destacar com elegância a amplitude da cabine.

Enquanto o Grand Wagoneer original era caracterizado pela utilização abundante de madeira por fora, o Grand Wagoneer Concept o faz pelo uso massivo desse mesmo material por dentro.

Outros detalhes interiores sustentáveis ​​incluem um teto estofado em um tipo de couro de camurça reciclável feito de microfibras, tapetes de fibra Thrive - um material reciclado - e estofamento de material sintético sustentável para os assentos, console, portas e painel de instrumentos.

Jeep Grand Wagoneer Concept: Tecnologias a bordo

Todo o espaço do painel de instrumentos é praticamente ocupado pelas 45 polegadas das quatro telas que cumprem várias funções de ajuda e informação. Uma primeira tela de 12,3” atrás do volante projeta dados importantes para o motorista. Uma segunda tela touch de 12,1” no console central horizontal permite gerir o sistema de infoentretenimento.

A terceira tela de 10,25”, localizada por baixo da anterior e separada deste pela placa de aço estrutural, serve como elemento de conforto. Além disso, o copiloto tem à disposição uma quarta tela de 10,25 ”.

A segunda fila de assentos também tem mais 30 polegadas de três novas telas. Uma tela de conforto de 10,25 ", localizada no console central entre os dois assentos. Outras duas telas de entretenimento de 10,1" cada para os dois passageiros da segunda fileira.

O sistema Uconnect 5 oferece velocidades operacionais 5 vezes mais rápidas do que a geração anterior. Possui mais conectividade e mais conteúdo, é mais prático e agrega mais possibilidade de customização. Além disso, o sistema operacional Android do Uconnect 5 estabelece as bases para acessar uma ampla gama de aplicativos.

O Grand Wagoneer Concept apresenta o único sistema de áudio para veículos fabricados pela McIntosh. A histórica marca de luxo americana oferece um conjunto com 23 alto-falantes feitos sob medida para este conceito e conectados a um amplificador de 24 canais.

Todos os componentes são projetados em alumínio e preto brilhante, fiel à estética dos sistemas McIntosh para o lar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias