Home / DMAutos

DMAUTOS

Elétrico Audi e-tron Sportback e Q7 de sete lugares desembarcam no mercado

O elétrico Audi e-tron Sportback e o SUV Q7 de sete lugares são as duas novas propostas da marca para os brasileiros. De uma tacada só a fabricante alemã apresentou o e-tron Sportback, seu segundo veículo totalmente elétrico à venda no Brasil, e o novo Q7, o maior SUV da marca. Além disso, o único da gama com capacidade para sete passageiros.

Para o próximo ano, a Audi anuncia os modelos elétricos e-tron Sportback S, com três motores elétricos, com 486 cv de potência, e o e-tron Sportback GT.

Audi e-tron Sportback

O elétrico e-tron chega em duas versões – Performance e Black -, com preço de inicial de R$ 511.990, na modalidade de venda direta. São 14 pontos de vendas credenciados em todo o Brasil e os goianos que se interessaram pelo modelo terão recorrer a Brasília.

Por sua vez, o utilitário encorpado Q7, agora de cara nova, mais dois assentos e mais equipado, custa a partir de 414.990 na versão de entrada Q7. NBa mais completa, a Q7 S Line, o preço parte de R$ 459.990.

Sportback

Com carroceria Sportback, cujas linhas remetem a um SUV com estilo coupé, o Audi e-tron se destaca não só pela alta tecnologia disponibilizada nos seus dois motores elétricos. O modelo, que chega ao mercado cinco meses depois do lançamento do SUV elétrico Audi e-tron, é arrojado no design e tem autonomia de até 446 quilômetros no ciclo europeu WLTP. Essa autonomia é 10 km maior do que a do SUV e-tron.

Audi e-tron Sportback

Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “a presença do segundo veículo totalmente elétrico da Audi reforça o compromisso da marca em oferecer soluções sustentáveis, cumprindo a estratégia global de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050”.

Johannes lembrou que a marca já conquistou o primeiro lugar em vendas no segmento de veículos elétricos no Brasil, com mais de 100 unidades comercializadas.

O elétrico Audi e-tron Sportback possui dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 664 Nm de torque, ou seja 67,7 kgfm de torque.  As forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e a velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente.

Audi e-tron Sportback

As baterias do e-tron Sportback têm garantia de oito anos e são de íons de lítio, composto por 36 módulos. O conjunto pesa cerca de 700 kg e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão.

Carga rápida

Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. Ela armazena 95 kWh de energia bruta e é instalado como um bloco plano largo embaixo da célula de passageiros. O sistema do elétrico Audi e-tron é totalmente rígido e à prova de impacto, por conta da utilização de uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células.

Durante ações de desaceleração de até 0,3 g – o que se aplica a mais de 90% dessas ações na condução diária – a bateria de alta tensão é carregada pelos motores elétricos, que atuam como geradores nessas situações. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios, através das borboletas no volante de. De modo geral, o coupé elétrico Audi e-tron obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação.

Audi e-tron Sportback

Os freios das rodas entram em ação somente em forças de desaceleração superiores a 0,3 g. Eles contam com conceito inovador de ativação eletro-hidráulica que permite respostas com velocidade excepcional.

Dependendo da situação de condução, o sistema de controle decide individualmente para cada eixo se o coupé se recupera usando somente os motores elétricos, somente os freios das rodas ou uma combinação de ambos. A transição entre a frenagem elétrica e hidráulica é suave e homogênea para que o motorista nem perceba. As forças dos freios permanecem constantes.

Coeficiente de arrasto 0,25

O elétrico Audi e-tron Sportback, em conjunto com os retrovisores externos virtuais – opcionais na versão Performance Black – obtém um valor do coeficiente de arrasto de apenas 0,25 — ainda melhor do que o seu modelo irmão, o SUV Audi e-tron. Isto se deve principalmente ao formato da carroceria coupé e o respectivo menor arrasto aerodinâmico atrás do veículo.

Audi e-tron Sportback

Os retrovisores externos virtuais, cujo suportes em formato de asa integram pequenas câmeras, ainda representam outro fator de eficiência. As imagens capturadas aparecem em displays OLED de alto contraste na transição entre o painel de instrumentos e a porta. Se o motorista mover o dedo pela superfície do display sensível ao toque, são ativados símbolos com os quais o motorista pode reposicionar a imagem.

Design e dimensões

O e-tron Sportback mede 4.901 mm de comprimento, 2.043 mm de largura e 1.616 mm de altura. Com seu entre eixos de 2.928 mm, o Audi e-tron Sportback oferece amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de conforto para o passageiro no assento central do banco de trás.

O porta-malas do elétrico Audi e-tron Sportback tem capacidade de bagagem é de 555 litros. Com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.665 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento de 60 litros que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger. Externamente, na passa despercebido as imponentes rodas de liga leve de 21 polegadas.

Preços: Elétrico Audi e-tron Sportback

Audi e-tron Performance: R$ 511.990
Audi e-tron Black: R$ 551.990

Nos detalhes, o e-tron Sportback já mostra sinais de ser um carro totalmente elétrico, mas se garante como um legítimo Audi pela respeitada grade frontal Singleframe octogonal. Os apliques pretos nas laterais, que indicam onde a bateria pode ser encontrada, e o logotipo e-tron na cor laranja na tampa de abertura para acoplar o carregador são dois bons exemplos. 

Audi e-tron Sportback

Olhando pela traseira, a ausência de tubos de escapamento aponta também para um Audi elétrico. Destaca para uma faixa de luz que conecta as luzes de LED entre si na traseira.

No interior, o e-tron incorpora no painel e console central dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro. As peças são levemente direcionados para o condutor.

Pelo display superior o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron. No inferior, gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente na alavanca do console central.

Equipamentos de série e opcionais

O Audi e-tron Sportback tem uma lista bem recheada de equipamentos de série. A versão Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção da palavra e-tron na abertura de todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.

Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

Audi e-tron Sportback

Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural.

Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução.

Cor opcional

Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.

Audi e-tron Sportback

A versão topo Performance Black agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamento interno na cor cinza Volcano e teto interior na cor preta.

No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist.

Este último é um pacote que contempla tecnologias inovadoras como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).

Audi e-tron Sportback

Nas duas versões as rodas são de 21 polegadas – na Performance Black o desenho é exclusivo. Ao todo são 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom.

Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.

Audi Q7

O novo Q7 se caracteriza no exterior pela nova grade frontal Singleframe octogonal que estreou no SUV Q8. No interior, se destacam as duas telas touchscreen agora incorporadas no console central. O novo Audi Q7 traz como item de série nas duas versões o carregamento de celular por indução, tecnologia que já se torna comum em veículos do seu segmento.

Audi Q7

“A Audi já possui uma linha completa de SUVs e o novo Q7 chega para ampliar ainda mais nossa gama de utilitários esportivos. Ao trazer opção de sete lugares, incorporar as tendências de design das novas gerações da família Q e trazer novidades tecnológicas, o novo Audi Q7 se torna um veículo perfeito para famílias que precisam de espaço”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

No SUV Q7, os faróis com tecnologia LED enfatizam a nova linguagem da marca e as entradas de ar laterais têm linhas expressivas que ressaltam a grande distância do solo e capacidades offroad. Na traseira, uma faixa cromada cria a conexão visual entre as lanternas, que carregam de forma natural a continuação da linha horizontal da carroceria. A versão S line é mais marcante nos detalhes visuais.

Porta-malas

O porta-malas do Audi Q7 oferece entre 259 litros de capacidade, mas chega a 1925 litros com rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos. A tampa da porta traseira elétrica é padrão e pode ser aberta e fechada eletricamente com um movimento dos pés.

Audi Q7

Maior SUV da marca das quatro argolas, o Q7 mede com 5.063 mm de comprimento, 2.994 mm de entre-eixos, 2.212 mm de largura e 1.741 mm de altura. Seu peso é de 2.275kg.

O novo painel traz duas grandes telas sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. A tela inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto.

Há ainda o Audi virtual cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação.

Audi Q7

Motor

Sob o capô do novo Audi Q7 está o motor 3.0 TFSI, que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm, ou seja, 51,5 kgfm de torque. O SUV faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O conjunto é complementado por um sistema de transmissão automática tiptronic de oito velocidades e tração quattro.

O modelo se torna bem mais econômico, podendo fazer até 10 km/l na rodovia, por conta da nova tecnologia de assistência elétrica. O sistema é composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Por ele, o Q7 se desloca em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado. Logo após, o alternador de correia reinicia o propulsor de forma rápida e confortável.

Audi Q7

Há ainda o sistema start-stop, que desativa o motor a partir de 22 km/h e tem como principal objetivo a redução na emissão de CO2.

A dinâmica do novo Q7 fica ainda melhor com a escolha adequada dos sete modos de condução no Audi drive select: dynamic, comfort, efficiency, auto, individual, allroad e offroad. Eles adaptam algumas características do veículo e o deixam perfeito para todos os tipos de terreno, desde os urbanos até os fora-de-estrada.

Equipamentos de série e opcionais

A versão de entrada do  Q7 conta com carregamento de celular sem fio pelo Audi Phone Box Light, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos e com memória para o motorista, porta-malas com abertura elétrica e sistema de hands-free, acabamento das soleiras e longarina do teto em alumínio, frisos decorativos cromados, faróis de LED e seis airbags – dois frontais, dois laterais para os bancos dianteiros e dois de cortina que se estendem da primeira até a terceira fileira de bancos.

Audi Q7

Na lista de opcionais estão rodas de alumínio 21”, teto solar panorâmico “Open Sky”, pacote conforto (formado por ar-condicionado de quatro zonas, câmera 360 graus, park assist plus, 2 portas USB para o banco traseiro com função de carregamento e transmissão de dados, bancos dianteiros com encosto de cabeça variável e preparação para entretenimento para o banco de trás) e pacote ACC (composto por controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa e Traffic Jam Assist).

A versão topo S line traz todos os itens do Audi Q7 de entrada, adicona opcionais mencionados acima e ainda agrega o kit visual S line com soleiras em alumínio e iluminadas. Especificamente nesta versão é possível escolher dois pacotes como opcionais: pacote Black (rodas 21” com detalhes na cor preta, frisos decorativos e capa do espelho retrovisor em preto brilhante, longarina e teto do interior em preto) e o pacote S line com bancos superesportivos, com assentos dianteiros em couro Valcona.

Preços

Audi Q7: R$ 414.990
Audi Q7 S Line: R$ 459.990

Como opcionais disponíveis para ambas as versões do Q7 estãoo pacote Side Assist (Audi Side Assist, Exit Warning Assist, Assistente de Tráfego Reverso, Audi Pre sense dianteiro e traseiro), pacote S line interior com bancos esportivos, head-up display, suspensão adaptativa a ar, faróis Full LED Matrix, eixo traseiro dinâmico (rodas traseiras giram até cinco graus na direção oposta), pacote de luzes internas com possibilidade de customização em 30 cores, Night Vision Assist e sistema de som Bang&Olufsen.

Audi Q7

As cores Branco Geleira, Prata Florete, Preto Orca e Preto Noite são comuns para ambos, mas cada versão possui outras três variações: na primeira é possível escolher também Azul Galáxia, Cinza Samurai e Branco Carrara, enquanto na S Line estão disponíveis Azul Navarra, Cinza Daytona e Vermelho Matador.

A Audi também oferece acessórios que podem ser equipados no Audi Q7, como câmera de gravação de tráfego UTR, capa em carbono para retrovisores laterais, rack de teto original, rack de bike, além de caixa de bagagem de 360 litros. Estes e outros os itens são comercializados pela rede de concessionárias Audi.

Audi Q7

Em tempo: Em breve matéria sobre as impressões ao dirigir o e-tron Sportback e o Q7. Andamos nos dois modelos em São Paulo, a convite da Audi.

Mais vídeos:

  • BYD

    BYD será a primeira fabricante de carros elétricos no Brasil

    A marca chinesa prevê o início da produção na planta de Camaçari (BA) no fim deste ano e início de 2025

    Publicado sexta-feira, 08 de março de 2024 - 09:22

    / Atualizado sexta-feira, 08 de março de 2024

  • Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025

    Caoa Chery Tiggo 7 2025 ganha versão de entrada Sport por R$ 134.990

    SUV fabricado em Anápolis (GO) é equipado com motor 1.5 Turbo Flex e câmbio CVT de 9 velocidades

    Publicado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 - 10:11

    / Atualizado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

  • Fiat Titano

    Fiat revela exterior da Titano, sua nova picape de vocação off-road

    O DMAutos estará na Chapada dos Guimarães, no MT, de 11 a 13 de março, acompanhando de perto o lançamento da nova picape

    Publicado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 - 10:17

    / Atualizado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias