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Caminhões e ônibus elétricos da Daimler rodam 7 milhões de km

Marca foi alcançada com os modelos rodando em várias partes do mundo.

diario da manha

Caminhões e ônibus elétricos da Daimler já percorreram 7 milhões de quilômetros rodados. Isso fato te levado a Daimler Trucks & Buses a comemorar mais um marco no caminho da eletrificação no seu portfólio de veículos comerciais.

Clientes de várias partes do mundo já rodaram mais de 7 milhões de quilômetros com caminhões e ônibus elétricos movidos a bateria e neutros em CO2.

A resposta positiva das empresas parceiras e as descobertas derivadas dos testes práticos intensivos com caminhões elétricos da Mercedes-Benz, FUSO e Freightliner mostram que a eletrificação do transporte rodoviário já é viável nesses mercados.

Além disso, o ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eCitaro é produzido em série desde 2018, sendo utilizado regularmente em várias cidades europeias.

Daimler Trucks

Como parte de sua estratégia de eletrificação, a Daimler Trucks planeja oferecer veículos elétricos em todas as suas principais regiões de vendas até 2022: o FUSO eCanter no segmento de caminhões leves, o Freightliner eM2 na categoria dos médios e o Mercedes-Benz eActros e o Freightliner eCascadia entre os pesados.

“Como uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, temos a ambição de sermos líderes em inovação e tecnologia também em sistemas de propulsão alternativos com caminhões e ônibus elétricos”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

Ônibus urbano

Segunda ainda o executivo, o ônibus urbano eCitaro, neutro em CO2, por exemplo, está sendo produzido em série desde 2018.

“Com nossos elétricos, queremos oferecer aos clientes veículos que estejam à altura dos modelos tradicionais, tanto em termos de disponibilidade como de desempenho”, disse Martin Daum, lembrando que “isso nos motivou a colocar caminhões elétricos nas mãos de clientes num estágio inicial”.

Graças à presença global da marca, parceiros de todo o mundo estão testando veículos conceituais em várias aplicações práticas. Isso representa uma forte vantagem competitiva. Graças também ao diálogo direto com esses clientes e aos muitos quilômetros de testes percorridos, importantes descobertas estão sendo direcionadas, diretamente para o desenvolvimento da série de caminhões elétricos.

Caminhões elétricos

A Mercedes-Benz Trucks foi a primeira fabricante do mundo a apresentar um caminhão elétrico pesado, o Urban eTruck, atração no IAA 2016 (Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha). Hoje, com o pesado eActros totalmente elétrico, a marca demonstra que a distribuição urbana já pode ser feita livre de emissões.

Com autonomia de cerca de 200 quilômetros, o eActros tem comprovado sua eficiência em uma ampla variedade de aplicações práticas de clientes na Europa desde 2018. O início da produção em série está previsto para 2021.

As primeiras aplicações práticas do caminhão Mercedes-Benz eEconic de piso baixo, modelo baseado no eActros, foram anunciadas em 2020 e estão planejadas para o ano que vem. A produção em série está prevista para 2022.  O eEconic é utilizado principalmente na coleta urbana de resíduos. Essa área é muito apropriada para caminhões elétricos a bateria, graças às rotas curtas, de cerca de 100 quilômetros.

Pioneiro

Apresentado em setembro de 2017, o FUSO eCanter foi entregue a clientes de várias partes do mundo. Esse caminhão leve totalmente elétrico é a resposta da FUSO para a demanda por caminhões livres de emissões na distribuição urbana.

Mais de 170 unidades deste modelo estão sendo utilizadas por clientes no Japão, Estados Unidos e Europa e mais deles continuarão a ser entregues. A autonomia da versão de 7,49 toneladas é de 100 quilômetros, atendendo às necessidades do transporte urbano.

Com um carregador rápido, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de uma hora e meia. O eCanter é produzido em Kawasaki, no Japão, e em Tramagal, em Portugal.

Nos EUA, clientes testam os modelos Freightliner eCascadia e eM2

Nos Estados Unidos, o pesado eCascadia e o médio eM2 foram lançados em Portland em junho de 2018. Os dois caminhões elétricos Freightliner estão passando por testes práticos em vários clientes. A frota de testes tem 38 veículos, utilizados em aplicações que incluem transporte local e regional, distribuição de alimentos e entrega de encomendas.

Os veículos têm uma autonomia projetada de até 370 km para o eM2 e de até 400 km para o eCascadia. A produção em série do eCascadia está prevista para meados de 2022 e a do Freightliner eM2 no final de 2022.

eCitaro é o primeiro e único ônibus elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha

Com o Mercedes-Benz eCitaro totalmente elétrico, a Daimler Buses vem oferecendo, desde 2018, um ônibus urbano livre de emissões para um transporte público ambientalmente amigável em áreas metropolitanas. O eCitaro é baseado no modelo Citaro, amplamente reconhecido por sua qualidade e eficiência.

O eCitaro é o primeiro e único ônibus urbano totalmente elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha. Ele se destaca pelo design elegante, exemplar gerenciamento térmico que minimiza o consumo de energia e compartimento de passageiros funcional.

Caminhões e ônibus elétricos: Sistemas de propulsão alternativa na Daimler Trucks

A Daimler Trucks projeta oferecer, até 2039, apenas veículos que sejam neutros em CO2 para Europa, Japão e América do Norte. Em 2022, o portfólio de veículos nas principais regiões de vendas desses mercados já deverá incluir veículos produzidos em série com propulsão elétrica a baterias.

No segundo semestre de 2020, a Daimler Trucks planeja acrescentar ao seu portfólio de produção em série caminhões elétricos alimentados por células de combustível a hidrogênio líquido. O objetivo final é chegar a um transporte neutro em CO2 nas estradas até

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