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Volkswagen T-Cross 2021 ganha multimídia VW Play do Nivus

SUV compacto recordista de vendas em julho parte de R$ 91.660.

diario da manha

O Volkswagen T-Cross chega à linha 2021 mais conectado. O SUV compacto que bateu recordes de vendas em julho, recebe a novíssima e inovadora central de infotainment VW Play que estreou no recém-lançado SUV cupê Nivus.

Desenvolvido no Brasil, com foco voltado ao consumidor local, o VW Play será item de série no T-Cross em todas as versões. O T-Cross 2021 parte de R$ 91.660 na versão de entrada 200 TSI Manual e chega a R$ 120.600 na topo da linha, a Highline 250 TSI.

O VW Play, maior novidade na linha 2021 do T-cross, traz tela sensível ao toque de 10,1 polegadas de altíssima resolução (HD+), anti-riscos e somente com botões virtuais. Entre seus recursos, destaque para a conexão de internet via smartphone do motorista.

Aplicativos

O sistema permite o usuário baixar na própria central diversos aplicativos. Dentre eles, iFood (delivery), Deezer (música), Estapar (estacionamento), Porto Seguro (seguro), Waze (navegador), Ubook (audiobook), entre outros, a partir da exclusiva loja virtual VW Play Apps.

A central de infotainment VW Play conta com um HD interno com capacidade de 10 GB, que permite armazenar centenas de mapas do Waze e milhares de músicas, por exemplo. A central conta também com o Manual Cognitivo e o APP ‘Meu VW’.

Todas as dúvidas referentes  ao veículo podem ser esclarecidas, como no caso de uma luz-espia acender no painel, por exemplo, até o agendamento de uma revisão periódica na concessionária Volkswagen de preferência do proprietário.

Acima da concorrência

“O VW Play posiciona o T-Cross em um patamar superior em relação aos concorrentes. Está agora  com um passo à frente, em termos de conectividade, streaming e serviços”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen Brasil.

Para Schmidt, com interface moderna, rápida, extremamente intuitiva e mais uma série de benefícios, o T-Cross é sem dúvida o modelo mais conectado do segmento de utilitários esportivos”.

Volkswagen T-Cross 2021: Lista recheada de equipamentos desde a versão de entrada manual

A linha 2021 do Volkswagen T-Cross preservou uma das características do modelo: listas de equipamentos de série recheadas com itens de conforto, comodidade, praticidade e segurança.

Desde a configuração 200 TSI com transmissão manual, o modelo traz de fábrica seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), além de controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+).

Na lista dos itens de série do T-Cross 2021 estão ainda auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), ar-condicionado, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função ‘Tilt Down’ do lado direito, direção elétrica, lanternas em LED, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, luz de condução diurna (DRL) em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional,vidros elétricos nas quatro portas, sistema ISOFIX e top tether, entre outros.

VW Play

Além da central de infotainment VW Play, a versão 200 TSI do SUV compacto passa a contar também de série, a partir da linha 2021, com entrada USB no console central, indicador de controle da pressão dos pneus (RKA), regulagem de altura dos faróis e o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Post Collision Brake), Câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e dois alto-falantes extras. Agora totalizam seis à disposição como opcionais no Pacote Interactive III.

Por sua vez, a versão 200 TSI automática recebe a mais em relação à manual o controlador da velocidade de cruzeiro e a saída do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.

Foram introduzidos ainda duas saídas USB para recarga de smartphones também para os passageiros que viajam atrás, volante multifuncional revestido em couro com ‘Paddle Shift’, descansa braço central com porta-objetos e 2 alto-falantes dianteiros adicionais.

Desta forma, como a configuração manual conta com somente um pacote de opcionais, o Interactive IV (câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, espelhos retrovisores externos eletronicamente rebatíveis), a novidade da linha 2021 passa a ser as rodas de liga leve de 17 polegadas Manila diamantadas e com parte interna na cor preta (pneus 205/55 R17).

O novo T-Cross 2021 ganha também sistema de Detector de Fadiga do motorista, que analisa uma série de parâmetros e identifica se o condutor está cansado. Nesse caso, ele sugere por meio de um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos um pit-stop para despertar e depois continuar viagem.

As versões Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI continuam sendo referência no segmento. A partir da Comfortline, o SUV passa a contar de fábrica com ar-condicionado com controle digital de temperatura Climatronic, câmera de ré e porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço (s.a.v.e.).

E ainda: sensor dianteiro de estacionamento (além do traseiro), espelhos retrovisores externos com rebatimento automático, Iluminação ambiente em LED e sistema Kessy, que permite acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor.

Recurso exclusivo

A versão Comfortline é equipada com o painel de instrumentos Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas 100% digital e configurável. Trata-se de ser um recurso exclusivo no segmento.

Além disso, o  Active Info Display, juntamente com a central de infotainment VW Play cria uma ilha digital única no mercado. Como opcionais para a versão Comfortline estão disponíveis o teto solar panorâmico Sky View, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos parcialmente em couro, entre outros.

Versão completa

Já a versão topo de linha, a Highline, traz todos os itens da Comfortline, e acrescenta moldura cromada nos faróis de neblina, frisos cromados na região inferior dos vidros laterais, “rack” de teto em acabamento “Silver anodized”, bancos revestidos parcialmente em couro, espelho retrovisor interno eletrocrômico, pedaleira esportiva com acabamento em alumínio, sensores de chuva e crepuscular, e sistema start-stop.

O T-Cross Highline conta com alguns opcionais exclusivos. Dois deles são o sistema de som premium ‘Beats’ com subwoofer e os faróis Full LED com iluminação diurna (DRL) em LED também integrada.

Destaque também para a tecnologia Park Assist 3.0 (assistente de estacionamento), que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais. A tecnologia conta gora com a função de freio de manobra. O teto solar Sky View também é opcional, assim como na Comfortline.

Versões e preços do Volkswagen T-Cross 2021:

• Volkswagen T-Cross 200 TSI Manual – R$ 91.660
• Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático – R$ 99.090
• Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 112.120
• Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI – R$ 120.600

O Volkswagen T-Cross 2021 é ofertado em quatro versões, duas motorizações e duas transmissões, ambas com seis marchas. O motor 250 TSI Total Flex equipa exclusivamente a versão topo Highline, enquanto o 200 TSI Flex está sob o capô das versões 200 TSI manual, automática e Comfortline.

Além das versões convencionais, o T-Cross oferece também a versão Sense, destinada ao público PCD, por 69.990.

O SUV T-Cross fechou o mês de em primeiro lugar no ranking dos carros mais vendidos naquele mês, com 10.211 unidades emplacadas. Além disso, o modelo bateu seu próprio recorde de vendas e tornou-se o primeiro utilitário esportivo a quebrar a barreira das 10 mil unidades vendidas em um único mês.

As vendas do T-Cross tiveram um forte empurrão da versão feita exclusivamente para PCD, a Sense.

Motorizações

Com quatro cilindros injeção direta de combustível e turbo alimentado, o propulsor 250 TSI (1.4) entrega 150 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque, disponível já a partir de apenas 1.500 rpm, associado à transmissão automática de seis velocidades.

Equipado com esse motor, o T-Cross acelera de 0 a 100 km/h em somente 8,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 198 km/h, tanto com etanol quanto com gasolina.

Com motor 200 TSI (1.), de três cilindros, rende 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque entre 2.000 e 3.000 rpm. È turbo alimentado e conta com injeção direta de combustível. A transmissão é manual somente na versão de entrada 200 TSI. Nas demais, o câmbio é automático.

O T-Cross Comfortline e Highline traz no volante o recurso “Seletor do Perfil de Condução”, gerenciado na tela do VW Play. Por meio de um botão ao lado da manopla do câmbio, o motorista escolhe a experiência de direção entre os modos ‘Eco’, ‘Sport’, ‘Normal’ e ‘Individual’.

O sistema atua no gerenciamento do motor, do ar-condicionado, da transmissão, entre outros parâmetros.

A moderna Estratégia Modular MQB, que está servindo de construção para os novos modelos da marca, como o próprio T-Cross , pode variar diversas dimensões do veículo. A única medida padrão é a distância do centro do eixo dianteiro à pedaleira. Balanços dianteiro e traseiro, e a distância entre os eixos, podem variar.

Dimensões do T-Cross

O T-Cross tem 4.199 milímetros de comprimento, 1.760 milímetros de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1.570 milímetros de altura. No entanto, a medida que faz o T-Cross ser a maior referência em espaço interno no segmento dos SUVs compactos é a distância entre-eixos: 2.651 milímetros.

O porta-malas tem capacidade para 373 litros. Contudo, ganha mais espaço com o recurso que ajusta a inclinação do encosto do banco traseiro. Neste caso, seu tamanho salta para 420 litros.

Ponto positivo também para o rebatimento do banco dianteiro do passageiro Volkswagen T-Cross 2021. Ele possibilita, juntamente com o rebatimento do banco traseiro, levar objetos compridos, como bikes ou pranchas.

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