DM Autos

Novo Ford Territory 1.5 Turbo. Veja o teste com a versão Titanium

Impressões do modelo que “mira” o Jeep Compass e o VW Tiguan.

diario da manha

O Novo Ford Territory 1.5 Turbo foi testado por este Editor de Veículos do DMAutos antes mesmo do seu lançamento oficial. Recebemos o SUV médio da marca por um período razoável de teste entre os dias de 18 a 23 últimos de julho.

Mantivemos reservas nas informações sobre o novo utilitário produzido em Xiaolan, na China, por razões de embargo. A Ford cedeu o SUV para avaliação sob o compromisso de reservas nas informações até a data de hoje, dia 7.

Agora sim, lendo esta matéria, você vai saber tudo sobre o Territory e como se comportou o utilitário que chega apontando o dedo para o Jeep Compass Limited 2.0 Flex e o Volkswagen Tiguan Allspace como seus principais concorrentes no segmento.

Rodamos exaustivamente no Novo Ford Territory 1.5 no perímetro urbano de Goiânia e também na BR-060. Percorremos o trecho de 90 km que liga Goiânia a Abadiânia.

Fizemos umas paradas rápidas e estratégicas em locais movimentados da Capital, apesar do isolamento social. Assim, permitimos que os mais atentos percebessem a presença de um SUV diferente e com vigoroso porte atlético.

Visual impactante

O Novo Ford Territory 1.5 não passou despercebido e foi chamado até, no primeiro olhar, de Range Rover Evoque. O visual externo do Territory é impactante e não foi sem razão que o modelo acabou sendo confundido com um Evoque.

Em três oportunidades tive que desfazer o equívoco. As pessoas se surpreenderam quando informei tratar-se do Territory, o novo SUV que a Ford estava trazendo da china para o Brasil.

“Poxa, que belo carro!” Exclamou um senhor de cabelos grisalhos, com idade aproximada de 50 anos. “Quando olhei, pensei que fosse um Range Rover Evoque por causa da área envidraçada da coluna traseira. Me surpreendi por se tratar do Territory”, disse o senhor, que agradeceu e saiu dizendo que tinha uns compromissos.

De fato, num olhar rápido, sem saber que se trata do Novo Ford Territory 1.5 Turbo, a aparência lateral, remete a um Evoque. Parecido ou não com o modelo da marca inglesa, o certo é que o Territory começou bem com suas primeiras aparições no trânsito de Goiânia.

A partir de setembro, quando as primeiras unidades começarem a ser entregues, as pessoas se acostumarão com o SUV diferente e encorpado que a Ford começa a trazer da China, onde é produzido na moderna fábrica da Ford.

Versão Titanium

Testamos a versão mais completa do Novo Ford Territory 1.5, a Titanium, que tem preço de R$ 187.900.

Enquanto a versão de entrada Ford Territory, a SEL, mira o Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI Comfortline, a Titanium anuncia uma disputa com o mesmo Tiguan, mas na sua versão mais completa R-Design 350 TSI, e com o Jeep Compass Limited 2.0 Flex, líder absoluto no segmento com 55% de participação do mercado.

O Territory é um utilitário surpreendente em todos os sentidos. Causa boa impressão logo no primeiro olhar com suas linhas arrojadas e bem definidas. É um SUV médio, mas sua aparência robusta passa a impressão de tratar-se de um modelo do segmento superior ao que ele realmente concorre.

O frontal chama a atenção pelo desenho da grade e dos faróis, realçando os para-lamas mais abertos.

Olhando lateralmente, as rodas de liga leve de 18” se destacam no visual atraente do Territory. O modelo traz luzes de condução diurna em LED, faróis e lanternas traseiras também em LED, faróis com temporizador (Follow me home), faróis de neblina e luzes de aproximação nos retrovisores.

Ainda com relação aos retrovisores externos, estes são rebatíveis eletronicamente, contam com ajuste elétrico, são na cor do veículo e dispõe de luzes indicadoras de direção.

Novo Ford Territory 1.5 Turbo: Espaço interno generoso

Internamente, o espaço é generoso. O detalhe é seguramente um dos trunfos do novo SUV da Ford. No banco traseiro cabem  duas cadeirinhas de crianças e um adulto no meio, sem aperto. Os passageiros do banco traseiro viajam com as pernas folgadas, cujo espaço foi favorecido pelo amplo entre-eixos de 2.716 mm.

 Os bancos parcialmente em couro, na cor bege, são confortáveis e contam com aquecimento e resfriamento na dianteira, além de ajuste elétrico em 10 posições no do motorista. O volante em couro tem excelente empunhadura. O teto solar panorâmico elétrico transmite a sensação de liberdade quando aberto.

A  dirigibilidade do carro não deixa dúvida de tratar-se de um SUV capaz de surpreender, além da maciez da direção elétrica. O motorista tem todos os comandos de fácil alcance e o painel de instrumentos digital com tela HD de 10” oferece informações precisas, de fácil leitura e compreensão.

O ar-condicionado automático e digital tem saída para os bancos traseiros.

Porta-objetos, itens indispensáveis em um carro de família, não faltam no Territory. Atrás dos bancos do motorista e do passageiros tem uma bolsa que pode levar revistas ou até mesmo objetos planos.

Os demais porta-objetos podem ser encontrados nas portas e no console central. O banco traseiro bipartido e rebatível, tem apoio de braço central e porta-copos integrado.

O sistema Sync Touch com tela de 10.1”, com quatro quadrantes na página principal, é bastante intuitivo e prático. Quer emparelhar seu celular, o sistema Apple CarPlay dispensa o cabo e o carregamento é feito por indução. Nos itens de segurança e tecnologias o Ford Territory Titanium é bem servido.

Destaque para a câmera 360 graus com visão panorâmica. Se precisar de uma ajuda, o Territory traz o sistema de estacionamento automático e a câmera de ré faz bem o seu papel, com projeção em alta resolução na tela central.

Motorização

O motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI, somente a gasolina, de 150 cv e 22,9 kgfm de torque é eficiente energeticamente. Sua potência máxima é alcançada a 5.300 rpm e o torque entre 1.500 e 4.000 rpm. Associado à transmissão CVT de oito marchas simuladas, o propulsor do Territory mostra bom desempenho.

Oficialmente, os números de consumo do Territory são de 9,2 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada.

Durante o teste com o modelo no perímetro urbano, a média de consumo foi de 8,4 Km/l, mas na estrada o resultado foi surpreendente. Coube ao computador de bordo registrar média de 13,8 km/l (confira na foto abaixo) na viagem de ida e volta que fizemos de Goiânia e Abadiânia, pela BR-060.

Fica como registrado negativo com relação ao motor turbo do Ford Territory apenas o detalhe de ser preguiçoso no início da aceleração. Talvez um pouco mais de torque em baixa rotação melhorasse o desempenho do propulsor 1.5 turbo do SUV.

O condutor sente que o motor espera o turbo encher para mostrar bom desempenho. Com quatro pessoas no carro é que fica mais visível. Contudo, na sequência o 1.5 turbo do Territory não decepciona.

Conclusão

O SUV Territory é um utilitários cheio de virtudes. É bonito, robusto, confortável, espaçoso, tem motor turbo com bom desempenho, não é nada gastador e tem bagagem para conquistar o consumidor no seu segmento. Isso, mesmo tendo pela frente adversários fortes como o Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan.  Vai dar trabalho aos adversários.

Veja abaixo a lista com todos os equipamentos da versão Titanium do Ford Territory.

Motor e Transmissão

Motor: …………………………1.5 Turbo EcoBoost GTDI
Transmissão:………………automática CVT com 8 marchas manuais simuladas
Potência: …………………….150 cv (5300 rpm)
Torque:……………………….22,9 kgfm (entre 1500-4000 rpm)
Tração:……………………….dianteira

Exterior

• Rodas de liga leve de 18″
• Pneus 235/50 R18
• Estepe de uso temporário 4×18″
• Teto solar panorâmico elétrico
• Teto pintado de preto
• Luzes de condução diurna em LED
• Lanternas traseiras em LED
• Faróis em LED
• Fárois com temporizador (Follow me home)
• Faróis de neblina dianteiros
• Luzes de aproximação nos retrovisores
• Retrovisores externos na cor do veículo e luzes indicadoras de direção
• Retrovisores externos com ajuste elétrico
• Retrovisores externos rebatíveis eletronicamente
• Antena tipo barbatana de Tubarão
• Maçanetas cromadas

Interior

• Bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento controlável
• Ar-condicionado automático digital com saída para os bancos traseiros
• Bancos parcialmente em couro e revestimento premium na coloração bege
• Luz ambiente configurável em 7 opções de cores e intensidade
• Console central com porta-objetos e apoio de braço
• Bancos traseiros com apoio de braço central e porta-copos integrado
• Banco traseiro bipartido e rebatível
• Fechamento global de portas, vidros e teto solar
• Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições
• Banco do passageiro com ajuste manual de 4 posições
• Bolso porta-revistas atrás do banco do motorista e passageiro
• Vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo (dianteiros / traseiros)
• Para-sol com espelho de cortesia e luzes (motorista / passageiro)
• Volante em couro
• Luzes traseiras de leitura
• Ajuste manual do volante em quatro posições
• Alças de apoio de teto (traseiras e frontal)

Segurança

• Sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência (AEB)
• Sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS)
• Sistema de aviso de mudança de faixa
• Assistente de partida em rampas (HLA)
• AdvanceTrac® – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
• Freios a disco nas 4 rodas, com ABS e EBD
• Sensor de monitoramento de pressão dos pneus
• Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
• Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
• Aviso de utilização do cinto de segurança (motorista / passageiro)
• Seis Airbags (frontais, laterais e cortina)
• ISOFIX – Ganchos de fixação de cadeiras de crianças
• Espelho retrovisor interno eletrocrômico
• Luz elevada de freio (Brake-light)

Tecnologia

• Câmera 360º com visualização panorâmica
• Painel de Instrumentos digital com com tela HD de 10″ configurável
• Piloto automático adaptativo com Stop and Go
• Sistema de estacionamento automático
• Carregador celular sem fio
• Acendimento automático dos faróis
• Câmera de ré
• Sensor de estacionamento traseiro
• Sensor de estacionamento dianteiro
• Sensor de chuva
• Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave- Ford Power
• Computador de bordo
• Tomada 12V

Central Multimídia SYNC Touch

• Tela central multifuncional sensível ao toque HD de 10.1″
• Apple CarPlay sem fio
• Três entradas USB frontais (1 para transferência de arquivo + recarga / 2 para recarga)
• Entrada USB para carregamento traseira (recarga)
• Conectividade por cabo com Android Auto
• Comandos de áudio e voz no volante
• Bluetooth
• Oito alto-falantes

Connectividade via aplicativo FordPass Connect

• Partida remota com climatizador
• Travamento e destravamento remoto
• Alerta de acionamento do alarme no celular (Guard Mode)
• Sistema de localização
• Status do veículo (autonomia, pressão de pneus, nível do combustível)
• Alertas de funcionamento do veículo

Dimensões

Comprimento (mm)………………………………4.580
Largura sem espelho (mm)……………………1.936
Largura com espelho (mm)……………………2.179
Altura (mm)…………………………………………1.674
Entre-eixos (mm)………………………………….2.716
Peso em ordem de marcha (kg)………………1.632
Capacidade de carga (kg)………………………388
Número de passageiros…………………………5

Cores

• Branco Bariloche
• Marrom Roma
• Prata Maiorca (nova)
• Preto Toronto
• Vermelho Vermont
• Azul Santorini (nova)

Comentários