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Nova Ram 1500 TRX 2021 vende toda edição Launch Edition em três horas

Picape grande e de espírito “bruto” traz motor de 711 cv, o mais rápido e potente do mundo.

diario da manha

A nova Ram 1500 TRX 2021 comercializou todas as 702 unidades da edição de lançamento Launch Edition colocadas à venda nos Estados Unidos. O lote esgotou em cerca de três horas após ser lançado. Picape mais rápida, veloz e potente do mundo a nova Ram começará a ser produzida no final do ano, em Michigan(EUA).

Além da exclusiva pintura cinza Anvil, a Ram 1500 TRX Launch Edition se distingue por um emblema vermelho de alumínio escovado no console. Esse emblema identifica a série limitada.

Motor de 711 cv e 89,9 kgfm de torque

O motor HEMI® V8 de 6,2 litros com compressor, rende de 711 cv de potência e 89,9 kgfm de torque. Com ele, a Ram TRX alcança a velocidade máxima de 190 km/h.

Combinado ao câmbio automático de oito velocidades TorqueFlite, a picape atinge um novo nível de desempenho. Sua aceleração de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) é feita em 4,5 segundos. Outros números de destaque da Ram TRX são as capacidades de imersão, de 81 cm, e de reboque, de 3.674 kg.

Design agressivo

A nova Ram TRX tem uma carroceria larga e musculosa. Ela traz um visual impactante com formato de “ampulheta”. Os para-lamas são alargados para cobrir os pneus todo-terreno de 35 polegadas 325/65 R18 Wrangler, da Goodyear.

A TRX é 20 cm mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500. Os extensores das caixas de roda ajudam a compensar um aumento de 15 cm na bitola. Normalmente, uma Ram 1500 tem roda de tala 8”, mas na TRX é de 9”.

A abertura do capô (scoop) é responsável por 50% do ar que entra no motor HEMI V8 de 6,2 litros com compressor. Enquanto isso, os outros 50% entram pela grade. Os faróis de LED com máscara negra e projetores bi-funcionais duplos são de série.

Combinação de recursos

A Ram TRX combina novos recursos, tecnologia e materiais premium com desempenho extremo. O interior conta com texturas e cores e acabamentos especiais. O painel de instrumentos é revestido de couro.

São três opções de interior. De tecido e vinil premium ou couro premium e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono. Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais aperfeiçoados e logotipos bordados.

Novo também é o volante de base reta com assinatura da SRT. Ele oferece opção de toques de camurça e fibra de carbono, auxiliando numa condução mais esportiva. Pela primeira vez numa picape Ram há paddle shifters, de alumínio.

Seletor de direação

O seletor de modo de direção foi integrado ao painel, acima dos interruptores da caixa de transferência. Ele oferece diferentes modos de operação, indicados por um pictograma TRX: Normal, Molhado/Neve, Off-road e Baja.

O botão do controle de arrancada (Launch Control) está bem ao alcance do condutor. Fica à direita dos interruptores da caixa de transferência.

Uma inédita unidade Head-up Display opcional pode mostrar no campo de visão do condutor, logo acima do painel. Isto em até cinco áreas de conteúdo diferentes ao mesmo tempo.

Ela inclui aviso de mudança de faixa (Lane Departure), assistente de manutenção de faixa) Lane Keep Assist, controle adaptativo de velocidade, navgação curva-a-curva, velocidade atual, marcha engatada e limite de velocidade.

Uma placa de especificações personalizadas no console traz os dados do motor. Informa também o tipo de compressor que a Ram TRX usa, a potência e o número do chassi.

Sem sujeira

A TRX usa dois caminhos para aspirar o ar externo e direcioná-lo para uma grande caixa de ar de 29 litros. O sistema impede sujeira, areia, detritos e água de chegarem perto do motor. O inovador sistema de caminho duplo puxa o ar externo de uma entrada funcional no capô e da parte superior da grade.

Além do controle de arrancada (Launch Control), que impede os pneus de patinar, a Ram TRX também é equipada com detecção de salto (Jump Detector). O equipamento usa sensores de velocidade e altura de direção e acelerômetros em cada roda para identificar quando o veículo está no ar. Assim, o sistema age na prevenção de picos de torque que danificam a transmissão.

Atuando em milissegundos, o recurso modifica a velocidade e o torque do motor. Muda também a seleção de marchas, a divisão do torque da caixa de transferência, as taxas de amortecimento e outros componentes do trem de força e da suspensão durante o pouso para oferecer desempenho ideal.

Modos dinâmicos

A nova Ram 1500 TRX usa um software voltado a desempenho para pré-configurar e distinguir os modos dinâmicos automático, esporte, eeboque, beve e personalizado. Desta forma, os motoristas escolhem uma configuração do veículo que atenda idealmente aos seus requisitos e às condições ambientais.

Complementando, a TRX apresenta também modos off-road dinâmicos lama/areia, pedra e baja para selecionar o melhor ajuste para o terreno ao redor. Todos os modos de direção controlam separadamente o sistema de tração nas quatro rodas, resposta do acelerador, transmissão, paddle shifters, suspensão e direção elétrica.

A distância ao solo é de 30 cm devido em parte a um aumento em 5 cm da altura de rodagem quando comparada ao resto da linha 1500, além dos pneus de 35 polegadas. Essa combinação permite ultrapassar obstáculos superficiais facilmente e em altas velocidades.

Suspensão

A suspensão dianteira independente é totalmente nova, com amortecimento ativo e peças de alumínio de alta resistência para manter a durabilidade e resistência geral. No eixo traseiro, o desenvolvimento da suspensão da Ram TRX teve de lidar com desafios de espaço.

O resultado é uma solução inovadora e duradoura que produz maior curso das rodas (até 33 cm 40% a mais que nas outras 1500) sem reduzir a área de carga da caçamba. A suspensão traseira da TRX também tem amortecimento ativo e molas com sistema de cinco links exclusivo para gerar características de condução e durabilidade incríveis.

Ram 1500 TRX é equipada com nova caixa de trasnferência ativa da BorgWarner

A Ram TRX está equipada com nova caixa de transferência ativa em tempo integral 48-13 da BorgWarner que permite superar qualquer obstrução off-road ou condições climáticas.

Esta caixa teve peças internas modificadas para ficar mais resistente e durável. A relação de reduzida de 2,64:1 dá aptidão até para andar sobre rochas, o rock crawling.

Mesmo no fora de estrada, a nova Ram 1500 TRX pode andar a 160 km/h com facilidade, e os maiores freios do segmento a fazem parar de forma segura.

A TRX conta com um sistema de freio a disco nas quatro rodas e uma unidade de compensação hidráulica para melhorar a sensação e o desempenho do pedal do freio durante as manobras de emergência.

Os grandes discos (378 mm de diâmetro na frente e 375 mm atrás) dianteiros proporcionam incrível potência de frenagem. O freio de estacionamento é eletrônico, de série.

A nova Ram TRX 2021 é carregada com uma gama de recursos inovadores. Estes são combinados com o sistema Uconnect de quarta geração, com tela de 12 polegadas, semelhante à encontrada na Nova Ram 2500 vendida no Brasil.

Som

O equipamento de áudio Harman Kardon de 900 watts, exclusivo na categoria, tem 19 alto-falantes e um subwoofer de 10”. A tela no quadro de instrumentos da TRX é de TFT com 7”, com o emblema TRX é iluminado, cores próprias e gráficos com medidores reconfiguráveis.

Nesse cluster ou na tela de 12”, as páginas de desempenho (Performance Pages) fornecem aos motoristas as ferramentas necessárias para se familiarizarem com o desempenho do veículo.

O aplicativo dá acesso a informações em tempo real, como o tempo decorrido de aceleração de 0 a 100 km/h, força G, medidores variados e funcionamento do motor. Esses dados podem ser baixados para um pen drive, permitindo o compartilhamento fácil de seu desempenho ao dirigir.

Por sua vez, as páginas off-road (Off-Road Pages) mostram, por exemplo, altura de rodagem, modo da caixa de transferência, inclinação e rolagem do veículo e medições auxiliares.

A introdução da nova Ram 1500 TRX marca a primeira vez que as opcionais páginas off-road e de desempenho são oferecidas em um veículo FCA equipado com o Uconnect 4C NAV com tela de 12 polegadas.

Câmera frontal

Como parte do sistema de Câmera Surround View de 360° ​​graus disponível, uma câmera off-road voltada para a frente permite que os obstáculos na trilha sejam facilmente vistos. Essa câmera fica na grade dianteira e pode ser acessada por meio das páginas off-road.

Uma opção de espelho retrovisor digital disponível substitui o espelho retrovisor central tradicional por um monitor LCD de 9,2 polegadas. A novidade exibe o vídeo em tempo real de uma câmera traseira e pode ser desligada para funcionar como um espelho reflexivo comum.

Segurança e proteção foram os principais impulsionadores no desenvolvimento da nova Ram TRX 2021, que oferece mais de 100 recursos de proteção e segurança ativos e passivos.

Os recursos de série da nova Ram 1500 TRX incluem câmera traseira ParkView com linhas de grade dinâmicas, controle eletrônico de estabilidade (ESC) com redução de rotação eletrônica e seis airbags padrão.

A lista inclui ainda monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, Frenagem de alerta de prontidão e aviso de colisão em alta velocidade para frente.

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