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Produção de veículos cai pela metade no primeiro semestre, aponta Anfavea

Entidade projeta queda de 45% no ano e retomada lenta até 2025.

diario da manha
Luiz Carlos: Presidente da Anfavea (Foto: Valor Econômico)

A produção de veículos nos últimos três meses, acumulada em 729,5 mil unidades,representou uma queda de 50,5% na comparação com o primeiro semestre de 2019. O resultado negativo, apresentado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) no balanço da indústria automobilística nos seis primeiros meses do ano, é consequência do forte impacto da pandemia da Covid-19.

A produção de veículos no primeiro semestre representa a metade da registrada no mesmo período de 2019 e para este ano, por conta da pandemia, a projeção feita pela Anfavea é de queda de 45%. A entidade estima que a retomada será lenta até 2025.

Produção

Em junho, a produção de 98,7 mil unidades foi 129,1% superior à de maio, mas 57,7% inferior à de junho do ano passado. Com esses dados e com base nas expectativas econômicas do país para o segundo semestre, a associação projeta produção de 1.630 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2020, volume 45% inferior ao de 2019.

“Trata-se de uma estimativa dramática, mas muito realista com base no prolongamento da pandemia no Brasil e na deterioração da atividade econômica e da renda dos consumidores”, afirmou o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Projeção de vendas para 2020 é de 1.675 unidades

A perspectiva de produção é lastreada num mercado interno projetado de 1.675 milhão de unidades vendidas no ano (queda de 40%) e uma exportação de 200 mil unidades (queda de 53%). Isso, além de levar em conta a variação de estoques e as importações de veículos.

Com o licenciamento de 132,8 mil unidades em junho, o acumulado do semestre foi de 808,8 mil autoveículos, recuo de 38,2% sobre o mesmo período de 2019. As exportações em junho fecharam em 19,4 mil unidades, totalizando 119,5 mil no semestre, uma queda de 46,2%.

Caminhões e máquinas

O setor de caminhões também foi fortemente afetado pela pandemia, embora as quedas não tenham sido tão drásticas quanto as dos veículos leves. A produção no semestre (34,8 mil) foi 37,2% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Os licenciamentos (37,9 mil) recuaram 19,1%, enquanto as exportações (4,8 mil) encolheram 19,2%.

Parte do alívio nas vendas de caminhões deve ser creditada aos bons resultados da safra agrícola, que também ajudou o setor de máquinas a não sofrer tanto com os efeitos da pandemia.

A produção acumulada no semestre (19,1 mil) foi 22,6% inferior à dos seis primeiros meses de 2019. Já as vendas de 19,6 mil máquinas caíram apenas 1,3% no primeiro semestre, enquanto as exportações (4,2 mil) tiveram retração de 31%.

Crise maior

“A situação geral da indústria automotiva nacional é de uma crise maior que as enfrentadas nos anos 80, 90 e essa mais recente de 2015/16. Ela veio num momento em que as empresas projetavam um crescimento anual de quase 10%”, disse Luiz Carlos

Segundo ainda o presidente da Anfavea, um recuo dessa magnitude no ano terá impactos duradouros, infelizmente. Nossa expectativa é que apenas em 2025 o setor retorne aos níveis de 2019, ou seja, com atraso de seis anos”.

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