DM Autos

Mercedes-Benz Atego 2730 8x4 é a aposta da marca para a construção civil

Modelo conta com um eixo a mais e betoneira mais leve e compacta.

diario da manha

O Mercedes-Benz Atego 2730 8×4 é a nova proposta da marca para o setor da construção civil. Modelo com um eixo a mais em relação ao modelo 6×4 de série, o Atego 2730 8×4 utiliza uma betoneira mais leve e compacto, sem similar no mercado. Essa betoneira, com capacidade para 8 metros cúbicos de concreto, foi desenvolvida em uma parceria inédita com a Supermix.  

O Atego 2730 8×4 é identificado como “tara leve”, graças à redução de peso do caminhão. O caminhão traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, rodas de alumínio, tanque de Arla de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações.

Segundo eixo

Mesmo com a introdução do 2º eixo dianteiro autodirecional, implementado pela empresa KLL, foi mantido o entreeixos original de 3.600 mm. É a menor distância do mercado para uma aplicação como essa. Trata-se de um importante detalhe que contribui para a redução de peso e manutenção da manobrabilidade nos canteiros de obra.

“O CTT (Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz) e os nossos parceiros da Supermix alcançaram um resultado fantástico. Esse Atego 2730 8×4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Prosseguindo, Leoncini disse que “tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8×4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. A meta era difícil, mas o meu time de produto encarou o desafio e chegou a um produto que, acima de tudo, assegura o nível de qualidade, robustez e resistência dos produtos da nossa marca. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto”.

Caminhão customizado

Mesmo com o 4º eixo, o comprimento total do Atego 8×4 customizado está mantido nos 7.596 mm da versão 6×4. Isso facilita as manobras para o motorista em locais estreitos e nos pisos irregulares dos canteiros de obra, agilizando também a circulação no tráfego urbano, especialmente em vias congestionadas e ladeiras.

“Dessa forma, o condutor da betoneira opera um 8×4 com a sensação de um 6×4, uma vez que o comprimento total é o mesmo. Essa é uma grande vantagem do nosso caminhão, porque nesse segmento os motoristas apreciam muito a manobrabilidade”, assinalou Roberto Leoncini.

Para contribuir com a redução de peso do veículo, a Supermix lançou mão de alta tecnologia. Nesse sentido, utilizou um balão de aço inoxidável especial, mais leve e muito reforçado, além de um sobrequadro de alumínio na estrutura onde é fixado o balão.

O motor hidráulico acoplado ao redutor que movimenta a betoneira também é compacto e mais leve, sem abrir mão da eficácia. Alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e igualmente resistentes.

Mercedes-Benz Atego 2730 8×4 betoneira está em operação na Supermix desde o início do ano

O Atego 2730 8×4 betoneira, caminhão mais leve do mercado para esse segmento, está em operação na Supermix desde o início deste ano. Ele está sendo utilizado pela unidade da empresa em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

Além de priorizar a redução da tara do caminhão e a maior capacidade de carga útil, a Mercedes-Benz também se dedicou ao interior da cabina, visando assegurar conforto e ergonomia para o motorista, contribuindo para sua produtividade e bem-estar a bordo.

O painel é de fácil limpeza e de alta durabilidade, o revestimento dos assentos é em vinil e uma mangueira para limpeza da cabina facilitam o dia a dia do motorista. Esse itens é essencial para quem opera em canteiros de obras, locais com muito pó.

Pacote Robustez

O Atego 2730 8×4 vem equipado também com o Pacote Robustez de série, que inclui itens como: parachoque dianteiro fora de estrada, grade metálica de proteção dos faróis, escada de metal com maior ângulo de ataque, pneus 275/80 R 22.5 (mistos), protetor de cárter, bloqueio de diferencial longitudinal (transversal como opcional) e escapamento vertical.

O Mercedes-Benz Atego 2730 8×4 também contou com a parceria da empresa KLL, um dos principais fabricantes de suspensões e componentes para veículos comerciais do País, que desenvolveu e instalou o 2º eixo auto direcional com suspensor pneumático. Quando o veículo está vazio, os pneus desse eixo não tocam o solo, trazendo economia e maior vida útil.

Comentários