Home / DMAutos

DMAUTOS

Chevrolet Bolt EV lidera vendas entre os veículos 100% elétricos

O Chevrolet Bolt EV estreou no mercado brasileiro liderando as vendas no segmento dos veículos totalmente elétricos no primeiro semestre. O segmento dos veículos eletrificados triplicou de tamanho nos primeiros seis meses do ano, totalizando cerca de 7,5 mil unidades emplacadas.

O volume soma os modelos híbridos. Tradicionalmente, os híbridos e os automóveis puramente elétricos. Os primeiros combinam um motgor elétrico e um a combustão. Por sua vez, os 100% elétricos se diferem pela emissão zero de poluentes.

O Bolt EV traz um motor elétrico de alto desempenho e conta com uma nova geração de baterias que permite 416 quilômetros de autonomia média a cada recarga completa. Sua autonomia representa quase o dobro da distância que percorrem elétricos de mesmo porte, considerando o padrão EPA.

2020 Chevrolet Bolt EV

O Bolt EV começou ser distribuído em fevereiro e, até junho, 82 consumidores já haviam recebido seus carros. O modelo está sendo importado por lotes dos Estados Unidos. O primeiro lote chegou ao Brasil com preço de R$ 175 mil.

Revendas

Atualmente o Bolt EV é ofertado em 15 cidades, selecionadas com base em estudos de mercado. São elas: São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba, São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES).

O Chevrolet Bolt EV é reconhecido pelo seu desempenho, aliado a um baixo custo de rodagem, seu conceito de segurança 360 graus com câmeras auxiliares de alta definição e o design com aproveitamento maximizado do espaço interno e posição elevada de guiar.

Somam-se ainda a ampla lista de equipamentos de conforto e conveniência e o sistema de propulsão que não emite poluentes.

Chevrolet Bolt EV: Conjunto propulsor de 203 e torque alto, característica do motores elétricos

O modelo compacto Bolt EV tem o torque alto torque é característico dos motores elétricos. Sua arrancada de 0 a 100 km/h ocorre em aproximadamente 7 segundos.

2020 Chevrolet Bolt EV

Isto porque o conjunto propulsor entrega 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque em qualquer faixa de rotação. Retomadas também são igualmente vigorosas, elevando a segurança em ultrapassagens.

No quesito Segurança, um dos pilares do Bolt EV, são 10 airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres para mitigar acidentes.

Outro destaque do modelo emissão zero da General Motors são as câmeras de alta definição para visão 360 graus. Elas auxiliam nas manobras de estacionamento e ficam localizadas nas extremidades do veículo, melhorando a visibilidade.

O Bolt EV conta com uma tecnologia que transforma o espelho retrovisor central numa tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo.

Equipamentos

O Chevrolet Bolt EV oferece como tecnologias, na versão de acabamento Premier, os seguintes equipamentos:

• Modo de direção "One Pedal" com sistema regenerativo dos freios
• Espelho retrovisor central por câmera
• Assistente de estacionamento com visão 360 graus
• Painel digital customizável com tela de 8 polegadas
• MyLink com tela de 10,2" compatível com Apple CarPlay e Android Auto
• Sistema de som de alta definição Bose
• Faróis com tecnologia HID e luzes de condução diurna em LED
• Lanternas traseiras em LED
• Sensor crepuscular
• Pneus autovedantes com rodas aro 17
• Assoalho plano com fechamento aerodinâmico
• Sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio)
• 10 airbags
• Assistente de permanência na faixa
• Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
• Aviso de tráfego traseiro cruzado
• Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
• Frenagem autônoma em baixa velocidade para mitigar acidentes
• Bancos e volante revestidos em material premium com aquecimento
• Freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão
• Chave com controle remoto para desbloqueio do conector de alimentação da energia

O modelo mede 4.165 mm de comprimento por 1.765 mm de largura e 1.595 mm de altura. O entre-eixos é de 2.600 mm, enquanto o peso de 1,6t é distribuído de forma quase simétrica entre os eixos. Seu baixo centro de gravidade contribui para uma a dirigibilidade e estabilidade.

Como as baterias ficam localizadas sob o assoalho plano e o motor elétrico é compacto, o espaço interno é amplo, inclusive o do compartimento de bagagens. Sua capacidade vai de 478 a 1603 litros (com os bancos traseiros rebatidos), medidas semelhantes ao do Chevrolet Equinox.

Modo One Pedal

O Bolt EV pode ser conduzido no modo One Pedal (um pedal). Assim, basta aliviar a pressão do pedal do acelerador para que o veículo reduza instantaneamente a velocidade. Instantaneamente, ele inicia a frenagem de forma otimizada a fim de aproveitar a energia dissipada do sistema para incrementar a autonomia.

O Bolt EV é equipado com uma última geração de baterias (10% mais eficiente devido a nova composição de seus elementos químicos), com 66 kWh de capacidade. A energia elétrica, além de mais limpa, gera economia para o motorista do Bolt EV.

Informa a Chevrolet que o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico Bolt é até quatro vezes inferior ao de um modelo flex do mesmo porte - e inferior ao de híbridos também.

Além do veículo em si, as concessionárias Chevrolet credenciadas para comercializar o Bolt EV estão aptas a oferecer o aparelho de recarga rápida para ser instalado na garagem do cliente.

"A Chevrolet recomenda a todos os clientes do veículo a instalação do equipamento complementar de recarga, que auxilia em situações específicas e amplifica a experiência do cliente com este tipo de produto", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da Chevrolet.

Recarga

Quatro vezes mais eficiente que a recarga numa tomada 220V convencional, o aparelho de recarga rápida fornece uma quantidade de energia por hora suficiente para que o veículo rode aproximadamente 40 km.

A média é a que um motorista comum percorre por dia. Neste caso, a recarga completa das baterias leva aproximadamente dez horas.

Já em eletropostos de alta voltagem, bastam 30 minutos de recarga para o carro rodar mais cerca de 160 km. O Bolt EV conta com garantia de três anos para o veículo e de oito anos para as baterias de íon-lítio.

O plano de revisão segue o padrão global da marca para carros elétricos, que tem uma manutenção bem mais simplificada e espaçada do que os modelos a combustão tradicionais que necessitam de troca de óleo, velas, correia e diversos filtros, por exemplo.

Até os 240.000 km, os principais serviços de revisão do Bolt EV se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso do veículo, como o filtro ar-condicionado e as pastilhas dos freios.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias