DM Autos

Novo Fiat 500 elétrico lança a segunda edição especial “La Prima”

Subcompacto elétrico já está sendo vendido na Europa por valor equivalente a R$ 193 mil.

diario da manha

O novo Fiat 500 elétrico “La Prima”, versão de lançamento do novo subcompacto, ganha sua segunda edição especial numerada, mas agora na carroceria hatchback. Modelo da terceira geração, o pequeno carro que ostenta um visual inconfundível, virá a partir de agora somente com motor totalmente elétrico.

O Fiat 500 elétrico tinha sua estreia no mercado brasileiro prevista para este ano. Contudo, a pandemia do coronavírus atropelou os planos da FCA e o lançamento foi transferido para 2021.

O subcompacto italiano foi apresentado inicialmente, em março passado, na versão conversível, com teto solar retrátil e de tecido. Junto, vieram outras três configurações especiais assinadas por grifes renomadas como Giorgio Armani, Kartell e Bulgari. Todas comercializadas na pré-venda.

A nova versão hatcback do Fiat 500 elétrico “La Prima” se destaca pelo teto solar panorâmico fechado, em vidro e não retrátil.

Junto com o sistema de carregamento easyWallbox, o Novo 500 “La Prima” está sendo comercializado no mercado europeu por 34.900 euros o equivalente a R$ 193 mil em reais. Quando chegar por aqui, o pequeno Fiat 500 ou Cinquecento não deverá custar menos do que R$ 200 mil.

Novo Fiat 500 elétrico: segunda edição especial do modelo se destaca pelo teto solar panorâmico

O novo modelo é marcado pelo teto solar panorâmico de vidro. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, aperfeiçoando a eficiência aerodinâmica.

São três cores exclusivas inspiradas nos elementos da natureza: verde oceano (perolado), cinza mineral (metálico) e azul celeste.

O novo Fiat 500 elétrico “La Prima” sai de fábrica com faróis de LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, inserções cromadas nos painéis laterais e painel, além de banco com couro ecológico.

Autonomia

A autonomia e o tempo de carregamento são duas questões importantes para os clientes. As baterias de íons de lítio, com capacidade de 42 kWh, oferecem ao Novo 500 um alcance de até 320 km no ciclo WLTP (Europeu).

O novo Fiat 500 elétrico  possibilita carregamento rápido de apenas 5 minutos para chegar em uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros. Esse sistema também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos.

A tomada inteligente “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. Ela é denominada tomada ‘inteligente’ por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas. As versões hatch e conversível do Novo 500 “la Prima” incluem o easyWallbox, um sistema de carregamento que pode ser conectado à rede elétrica em casa.

Carga em casa

A ENGIE Eps desenvolveu este dispositivo para a FCA, que será comercializado pela Mopar nos principais mercados europeus. É uma solução simples e acessível para instalação. O sistema pode ser gerenciado via Bluetooth, permitindo carregar seu carro imediatamente. Também leva em consideração outros aparelhos domésticos sendo usados ​​enquanto você carrega o veículo.

O easyWallbox está preparado para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é também fornecido com cabo “Modo 3”, que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos até 11 kW.

O motor, com autonomia de até 320 km (WLTP) tem potência de 87 kW (118 cv). Ele proporciona uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, com 0 a 50 em 3,1 segundos.

Modos de condução

O Novo Fiat 500 “La Prima” possui os modos de condução Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o seu estilo de condução.

O consumo varia de acordo com o modo de condução escolhido. O mais econômico dos modos é o Sherpa. Este limita a velocidade máxima a 80 km/h, a resposta do acelerador e desabilita o ar-condicionado, além do aquecimento dos bancos.

O modo Normal permite utilizar tudo o que o novo subcompacto tem disponível. Por sua vez, o Range aciona a função “um pedal”. Nesse caso, o freio é acionado automaticamente assim que o pedal do acelerador for liberado.

Equipamentos de ponta

O novo Fiat 500 “La Prima” é equipado com frenagem de emergência automática, câmera traseira de alta resolução, sensores automáticos de luz externa, chamada de emergência e freio de estacionamento eletrônico.

Além disso, vem ao mercado com os mais recentes sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). Esses sistemas tornam o novo 500 no primeiro carro urbano equipado com direção autônoma de nível 2.

Desse modo, a tecnologia de monitoramento de câmera frontal consegue contemplar todas as áreas do carro. Em complemento, o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo encontrado.

Intelligent Speed ​​Assist

De maneira integrada, o Intelligent Speed ​​Assist lê os limites de velocidade detectáveis ​​e recomenda a sua aplicação. Enquanto isso, o Urban Blind Spot usa sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e avisa se outros veículos estão se aproximando, com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor.

Em complemento ao sistema, também há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360​​° oferecem uma visão do drone para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras complexas.

UConnect 5

O novo Fiat 500  elétrico “La Prima” também vem com o novo sistema de entretenimento UConnect 5 como padrão. Ele contempla tela TFT completa de 7”, navegador com tela sensível ao toque de 10,25”, wireless CarPlay / Android Auto e oferece serviços conectados via UConnect Box e conjunto de serviços UConnect.  

Em particular, o 500 de terceira geração é o primeiro carro da FCA equipado com o sistema de infotainment UConnect de quinta geração, compatível com Android Auto. O sistema operacional Apple CarPlay já está disponível no modo sem fio.

O sistema de infotainment UConnect também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto. O Novo 500 oferece integração total com o smartphone, com uma tela sensível ao toque de alta definição e em formato horizontal .

Conectividade

Uma vez acionado ao UConnect Box, o UConnect 5 ativa a função de chamada de emergência obrigatória (ecall). Além disso,  oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade, como My Assistant, My Remote, My Car, My Navigation, My eCharge e My Wi-Fi e My Alert. 

Conversa com o motorista

O novo Fiat 500 “La Prima” está conectado desde o início. Ele fala com o motorista, dentro e fora do carro, para que seja definida a rota com antecedência e para que o carro seja climatizado assim que alguma pessoa entrar no veículo. Depois de abrir a porta, o smartphone será conectado em menos de 5 segundos e já será carregado no modo wireless.

O sistema UConnect 5 com tela de 10,25”e navegador integrado também possui o sistema de interface Natural Language com reconhecimento de voz avançado. O sistema permite o condutor conversar com o carro para controlar suas configurações, programar o ar-condicionado e escolher músicas.

Comentários