DM Autos

Mercedes-Benz Axor 3344 6x4 puxa inédito bitrem dobrável

Versão inédita da multicomposição é uma solução para transporte de toras de madeira.

diario da manha

O Mercedes-Benz Axor 3344 6×4, cavalo-mecânico extrapesado, vem sendo utilizado numa experiência pioneira no país. Trata-se de uma versão inédita de bitrem dobrável para transporte de toras de madeira.

A multicomposição sendo puxada pelo pelo Mercedes Benz Axor 3344 6×4, no Estado do Paraná, em teste por uma grande produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil.

Essa inovação foi desenvolvida pela Unidade Florestal da Klabin, que trouxe a tecnologia da Austrália. A marca coordenou sua implantação em veículo próprio com a ajuda de uma empresa parceira. Inicialmente, o veículo irá operar junto à frota tradicional, num período de testes.

Mercedes-Benz Axor 3344 6×4: bitrem dobrável é específico para o carregamento de toras de madeira

Quando está vazio, o bitrem dobrável, específico para o carregamento de toras de madeira, encolhe a primeira carreta sobre o chassi do cavalo mecânico. Com isso, há uma redução no comprimento total do veículo de 19 para 15 metros, trazendo diversas vantagens, a principal delas o ganho de território.

Comparado aos veículos tradicionais, esse bitrem usa uma área muito menor para manobrar. Isso assegura melhores condições de direção e aderência em áreas de declive devido ao menor raio de giro necessário para curvas. Além disso, libera terras que podem dar espaço para plantações.

O bitrem vazio e dobrado também permite ultrapassagens mais ágeis e seguras. Melhora a mobilidade na via, além de gerar economia com combustível, pedágio e pneus – 8 pneus deixam de tocar o solo quando a primeira carreta é recolhida.

Condições off-road

“A versatilidade de uso e a excelência do Axor nas operações off-road ganham novamente destaque em mais uma iniciativa inovadora no País”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz

“O Axor é pau pra toda obra. Ele foi desenvolvido para enfrentar as características do transporte brasileiro, operando nos diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas das atividades florestais, como a da Klabin, no Paraná”.

No setor madeireiro e em toda a cadeia do agronegócio, assim como nas mais diversas áreas da atividade econômica, os caminhões Axor são reconhecidos pela força, robustez, resistência, baixo custo operacional e disponibilidade para o trabalho.

“O extrapesado tem elevado padrão de conforto da cabina, juntamente com os itens de tecnologia e segurança e garante ao motorista um excelente nível de bem-estar a bordo e de condução.

Comentários