DM Autos

Ford Mustang Mach-E vai estrear tecnologia que dispensa as mãos no volante

Modo de direção “hands-free” virá integrando o novo pacote de tecnologias Co-Pilot360.

diario da manha

O Mustang Mach-E será o primeiro veículo da Ford a oferecer o sistema que permite dirigir sem as mãos no volante na estrada. O Active Driver Assist será introduzido no modelo integrando o pacote de novas tecnologias semiautônomas CO-Pilot360 anunciado pela marca.

A novidade trará novos recursos tecnológicos de assistência ao motorista e fará sua estreia em 2021, nos Estados Unidos e Canadá.

Futuro SUV elétrico da Ford, o Mach-E se deslocará sozinho, sem que o condutor esteja no comando do veículo, através do modo “hands-free”. O sistema permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em determinados trechos de estradas duplas pré-mapeadas.

Ford Mustang Mach-E: modo de direção “hands-free” não permite que o motorista tire a atenção da estrada

A utilização da nova tecnologia não significa que o condutor não precisará continuar mantendo a atenção na estrada. A Ford informa que o modo de direção semiautônoma “hands-free”permitirá rodar por mais de 160 mil quilômetros nos EUA e Canadá.

Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia o seu olhar e posição da cabeça. Assim, ele terá que continuar mantendo a atenção na estrada enquanto estiver no modo “hands-free”.

Alertas visuais

O sistema gera alertas visuais no painel indicando quando o motorista terá que voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.

“O estresse das longas rodovias continua sendo um problema para os motoristas em todo o mundo”, diz Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento do produto e compras da Ford.

Active Drive Assist

Hau Thai-Tang disse que a introdução de tecnologias de assistência, como o o modo  hands-free, permite mais confiança ao volante.

A introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista faz todo o sentido. Ela ajuda a aliviar o estresse de dirigir, mas ainda deixa o motorista totalmente no controle.

Além disso, avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada. O sistema pode tambémdiminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.

Confiança

O Mustang Mach-E virá de série com o pacote Ford Co-Pilot360 Active 2.0. Além do Active Drive Assist, o pacote  inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, chamado de  Active Park Assist 2.0.

Outra novidade do Ford Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais. O recurso identifica os limites da pista onde há linhas visíveis marcadas por elementos como grama ou sujeira.

Piloto automático

O Ford Co-Pilot360 Active 2.0 tem também piloto automático adaptativo inteligente com “stop and go”. Essa tecnologia inclui leitor de sinais de trânsito e pode frear totalmente o veículo, voltando a acelerar se a parada durar até 30 segundos.

Na tecnologia anterior, se o veículo ficasse parado mais do que 3 segundos precisava ser reativado pelo motorista.

O assistente de cruzamento alerta o motorista e pode acionar os freios se detectar a aproximação de veículos quando se vai virar à esquerda. O sistema usa a mesma tecnologia de câmera e sensor de radar da frenagem automática de emergência.

O pacote Ford Co-Pilot360 inclui ainda sistema de permanência em faixa, farol alto automático, monitoramento de ponto cego e frenagem automática de emergência. Na lista estão ainda frenagem pós-colisão, câmera e sensor de ré e assistência de freio de ré.

Direção  confiável

A Ford desenvolveu o Active Drive Assist para criar uma experiência de direção confiável “hands-free”. Isto pelo fato de a câmera monitorar a posição da cabeça e o olhar do motorista para medir sua atenção. Não usa somente a pega no volante, como outros sistemas.

A Ford testou o funcionamento do Active Drive Assist na neve, chuva, sol forte, noites escuras, engarrafamentos e estradas. Foram centenas de milhares de quilômetros nos EUA, Canadá e Europa até que a tecnologia estivesse pronta a lidar com a variedade de condições do mundo real.

Comentários