DM Autos

Novo Volkswagen Nivus é lançado sem preço oficial

Modelo chega ao mercado no final de julho em três versões e de olho no consumidor jovem.

diario da manha

O Novo Volkswagen Nivus estreia no mercado no final de julho de olho no consumidor jovem e em três versões de acabamento. O modelo SUV compacto com linhas cupê esportivas, que inaugura um novo segmento no mercado, foi finalmente lançado.

A expectativa pelo preço do Novo Volkswagen Nivus não se consumou. A Volkswagen fará o anúncio quando abrir as vendas do modelo. As apostas, contudo, indicam um valor inicial de cerca de R$ 86.000.  

O SUV cupê Nivus será comercializado somente com motor 200 TSI, de três cilindros, com 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e transmissão automática de seis velocidades.

O conjunto é o mesmo utilizado pelo T-Cross, Polo e Virtus. A novidade será comercializada nas versões Comfortline e Highline.

Além da esportividade presente no motor turbo, o Nivus ganha espírito jovem nas suas linhas modernas. O estilo cupê na carroceria remete a um SUV atraente aos olhos de consumidores de perfil mais arrojado.

Desta forma, a Volkswagen acredita que vai alcançar o público comprador de veículos de entrada com estilos mais esportivos.

O Novo Volkswagen Nivus foi desenvolvido na América do Sul e será produzido e comercializado também no mercado europeu

Desenvolvido pela engenharia da Volkswagen na América do Sul, o novo New Urban Cupê Nivus será comercializado inicialmente no Brasil. Ainda neste ano começa a ser vendido na Argentina e depois para outros países sul-americanos.

O Nivus terá também um modelo em produção e comercialização no mercado europeu.

O novo Volkswagen Nivus chega para inaugurar um novo segmento no mercado, graças ao seu design inovador e tecnologias só encontradas em veículos de segmentos superiores.

Plataforma MQB

O modelo será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), utilizando Plataforma Modular MQB. Essa plataforma global é a mais moderna em conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.

A plataforma MQB garante ao Nivus um considerável espaço interno, onde cinco pessoas viajam de forma confortável. A traseira mais alongada, que remete ao visual de um Cupê, permitiu a oferta de um porta-malas, com capacidade para até 415 litros.

Sua capacidade de carga supera a do seu irmão maior T-Cross quando em posição normal, ou seja, sem a inclinação do encosto do banco traseiro.

Linhas cupê

Com linhas modernas em seu design, o Volkswagen Nivus apresenta uma queda suave da coluna ‘C’. Essa sua inclinação, típica dos veículos cupê, dá um toque de esportividade ao novo carro da Volkswagen. 

Sua personalidade marcante é reforçada pelos faróis e as lanternas em LED, além do DRL (daytime running light) totalmente em LED.

O conjunto de iluminação do SUV cupê Nivus traz a nova assinatura visual inédita dos modelos Volkswagen. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o pacote visual exclusivo.

Sistema de infotainment VW Play

Umas das novidades do Volkswagen Nivus é o seu novo sistema de infotainment VW Play. Também desenvolvido no Brasil, o sistema traz uma nova tela de alta definição e diversas funcionalidades. Seu desenvolvimento estabelecerá um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro.

O Nivus não é só um novo conceito de veiculo utilitário esportivo, que mescla o estilo cupê. O modelo passa a oferecer também novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos.

Alguns dos seus itens são disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

Frenagem autônoma

O SUV cupê Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake). O sistema, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma. Com isso, evita, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros.

O pacote de segurança traz ainda o Front Assist. Por meio de radar e sensores, o sistema monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

Iluminação em LED

Na parte frontal, o Nivus traz o típico DNA de design da Volkswagen. Os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro.

Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus.

Novo logo

Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul.

A parte traseira do Nivus é um detalhe a parte, onde um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e bonita. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade.

Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

No que se refere à conectividade, o sistema de infotainment VW Play, que estreia no Nivus como um de suas principais inovações, representa um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes.

A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro.

 Com tela de 10 polegadas de alta resolução, sensível ao toque, anti-riscos e com ‘botões virtuais’, a plataforma oferece modernos recursos de conectividade, além de garantir uma série de serviços e streaming.

Central multimídia de 10 polegadas

Aliado ao painel digital (Active Info Display), a nova central multimídia cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas.

Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone.

São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen.

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo, tornando Nivus no primeiro carro do mundo com este recurso. O sistema tem capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, com qualidade de áudio e capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple.

No caso, o Nivus é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.

Equipamentos

O Nivus é equipado com detector de Fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré são alguns dos itens de segurança e conforto presentes no Nivus.

O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente.

O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

O SUV cupê Nivus mede 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.

Comentários