DM Autos

Suzuki Jimny ganha série especial Forest. Preço: R$ 94.990

Novidade foi desenvolvida com inspiração nas florestas e expedições fora de estrada

diario da manha

O Suzuki Jimny Forest é a nova aposta da marca para o segmento aventureiro. A série especial do ousado e atrevido jipinho, fabricado em Catalão, GO, é lançada com preço de R$ 94.990.

A novidade foi desenvolvida com inspiração nas florestas e expedições fora de estrada e recheada de elementos para se aventuras em qualquer tipo de terreno.

O Jimny Forest chama a atenção com sua cor única e exclusiva, o Verde Floresta. Ela contrasta com elementos em grafite, como para-choque, grade frontal, máscaras de faróis, snorkel e flares. Completa o visual externo as rodas de 15 polegadas na cor grafite dark.

Suzuki Jimny: Série Forest traz adesivos com alusão às florestas

A série especial Forest recebe adesivo que faz alusão às florestas. O grafismo “Forest” está em ambos os lados na parte externa e uma plaqueta no interior reforça a exclusividade da série especial.

Na parte inferior das portas, há o novo rack slider tubular protegendo a carroceria nos obstáculos. Além disso, foi instalada uma chapa para proteger a caixa de transferência na parte inferior e quatro protetores dos braços da suspensão, que reforçam suas habilidades no off-road.

Condução leve

O Suzuki Jimny Forest também recebe um amortecedor de direção, deixando a condução ainda mais suave, principalmente em terrenos muito acidentados. Essa mudança foi empregada pensando na comodidade do motorista.

O teto traz um bagageiro tipo cesta desenvolvido exclusivamente para a versão. Além de aumentar a capacidade para transportar objetos, o equipamento ainda reforça o visual off-road do modelo.

Exclusividade no interior

O interior do Jimny Forest também apresenta toques de exclusividade, especialmente no acabamento. Molduras das saídas de ar-condicionado e acabamento central do painel são na cor verde, harmonizando com o padrão de estilo visto no exterior, asseguram toques de exclusividade ao interior.  

Os bancos ganharam capa em revestimento premium preto, com bolsos laterais, costura cinza e estampas com alusão às “marcas de pneu”. Por sua vez, a inscrição “Forest” aparece bordada no encosto.

A série especial Jimny Forest traz central multimídia de 7 polegadas, com espelhamento da tela de smartphones Android e IOS. Desta forma, conectividade e praticidade estão garantidos nos deslocamentos do dia a dia ou nas aventuras fora da rotina.

O painel de instrumentos conta com elementos prateados. O cluster tem tela digital, mais visibilidade e de fácil acesso as informações. O motorista é orientado por relógio, odômetro parcial A e B, odômetro total, temperatura do fluído de arrefecimento e volume de combustível no tanque nos seus desclocamentos.

Off-road

O Jimny Forest tem sistema de tração 4×4, que permite até 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e a reduzida 4WD-L. Esta dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road .

As mudanças na tração são feitas com apenas um toque no controle do painel, graças ao drive action 4×4. Ele contempla um sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico.

Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

Jimny Forest, assim como as versões convencionais do modelo de série, possui chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão com eixo rígido na dianteira e traseira. A suspensão é composta por molas helicoidais na dianteira e é Trilink na traseira, que favorece em muito transpor terrenos acidentados.

Suspensão aprimorada

A suspensão do Forest foi aprimorada visando melhorar suas desenvoltura. A melhoria garantiu uma altura ainda maior do solo, com 268 mm. Isso gerou uma melhora nos ângulos de entrada, saída e rampa. Essas características fazem com o modelo ultrapasse obstáculos ainda maiores.

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água. Além disso, evitam retenção de terra ou lama.

 Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente. A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras.

O modelo tem um raio de giro de apenas 4,9 metros que auxilia manobras em trilhas estreitas e nas até nas menores vagas. Suas dimensões reduzidas garantem praticidade no trânsito movimentado das cidades. O jipinho pesa 1.060Kg.

Motor 1.3 em alumínio

O Suzuki Jimny é equipado com motor em alumínio, movido a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas. Esse propulsor rende 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm, acoplado à transmissão manual de cinco marchas.

A corrente de comando, velas de longa duração e escapamento em aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo.

Airbags frontais, freios com ABS e barras de proteção lateral nas portas são itens de segurança do modelo. A coluna de direção é retrátil e, em caso de colisão, protege bem o motorista.

Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes. Os bancos traseiros contam com Isofix, além de 2 ajustes de inclinação do encosto.

Comentários