Home / DMAutos

DMAUTOS

Station wagon Weekend: Fiat encerra a produção do modelo

A station wagon Weekend encerrou seu ciclo de vida. A Fiat anunciou nesta segunda-feira o fim da produção do modelo no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, onde foi produzida a última unidade da perua lançada há 23 anos e que fez história no mercado.

A perua, que vendeu 530 mil unidades no mercado, fez história. O modelo chegou com estilo harmonioso, espaçoso internamente e apresentando o maior porta-malas da caegoria, com 460 litros.

Com o modelo, a Fiat inaugurou um novo segmento no mercado com a linha Adventure.

Fiat produz as últimas unidades da perua Weekend

Weekend: Modelo sai de cena forçada pelo crescimento do segmento dos SUVs

A Weekend representou com destaque uma das categorias mais importantes da sua época e agora sai de cena por ter perdido espaço para os modelos utilitários esportivos SUVs. Nesse sentido, a Fiat lançará ainda nesse ano dois novos veículos que vão colocar a marca no segmento dos SUVs.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

A station wagon Weekend foi lançada em 97, seguindo a tradição de derivar seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira.

Weekend Adventure: interior

Os braços arrastados na perua visam assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.

Modelo foi lançada em três versões

A Weekend foi lançada em três versões. Em em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país. A partir daí a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional:

Staton wagon Weekend: a história

1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;

2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira. Esse mudança foi também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo. Assim, a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

A Weekend encerrou seu siglo de vida depois de 23 anos no mercado

2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;

2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias