DM Autos

Honda CB 500X e CB 500F 2020 chegam às ruas em março

Com pré-vendas abertas, novos modelos custam R$ 26.900 e R$ 28.900, respectivamente.

diario da manha
Honda CB 500F 2020

As novas Honda crossover e naked CB 500X e CB 500F 2020 já estão com pré-vendas abertas. Modelos de entrada do mundo da alta cilindrada, as duas motocicletas, que completam seis anos, chegam em março ao mercado.

As Honda CB 500X e CB 500F 2020 foram bastante renovadas técnica e estilisticamente, estabelecendo um novo e patamar no segmento. O preço sugerido para a CB 500F é de R$ 26.900 e para a CB 500X de R$ 28.900, ambos base Estado de São Paulo.

Honda CB 500X 2020: Crossover

Destaque na CB 500X 2020 é a roda de 19 polegadas na dianteira. Ela que aumenta as capacidades aventureiras da crossover. Na CB 500F, o design mais agressivo exalta o forte caráter da naked.

Aventureira, a Honda CB 500X teve suas qualidades exaltadas no modelo 2020 através da adoção da roda dianteira de 19 polegadas. A escolha aumenta a capacidade do modelo de encarar terrenos ruins com maior segurança e desenvoltura. Já a nova Honda CB 500F arada fãs do estilo essencial e agressivo das naked.

CB 500X: estilo “off”

O design da CB 500X está mais alinhado ao estilo “off” que a roda aro 19 polegadas confere ao modelo. A posição de pilotagem, aperfeiçoada, confere maior domínio. Esse mérito é em parte de um novo guidão cônico.

Honda CB 500F: Naked

Complementam a atitude mais aventureira da CB 500X as suspensões de curso ampliado e um amortecedor posterior mais eficaz. Novo painel de instrumentos black out em LCD e para-brisa mais protetivo são outras novidades da CB 500X 2020.

A Honda naked CB 500F, por sua vez, tem no seu design radical o ponto que mais a diferencia da versão anterior. Se destaca também pelo novo guidão cônico que proporciona posição de pilotagem mais adequada. Amortecedor traseiro aperfeiçoado, painel black out LCD com indicador de marchas engatadas são outras atualizações do modelo.

Honda CB 500X e CB 500F 2020: Motor com potência máxima de 50,4 cv

A 500X e a 500F utilizam o motor bicilíndrico, com potência máxima de 50,4 cv, a 8.500 rpm e 4,53 kgf.m a 6.500 rpm. O propulsor traz, porém, novos comandos de válvulas e dutos de admissão e escape redesenhados.

Honda CB 500F 2020: Naked

Estas alterações visaram a melhoria da potência e torque em regimes baixos e médios de rotação. Outra novidade é a introdução da embreagem assistida do tipo deslizante, item que geralmente equipa motos superesportivas.

O chassi tubular de aço de arquitetura tipo Diamond é igual em ambas CB 500. Elas compartilham também o painel com luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marcha, e o indicador digital de marcha engatada. A iluminação Full LED é equipamento padrão nas CB 500F e CB 500X 2020.

Honda CB 500X e CB 500F 2020: suspensão telescópica

A suspensão dianteira telescópica convencional tem tubos de 41 mm de diâmetro e regulagem na pré-carga da mola. O curso é de 120 mm na CB 500F e 150 mm na CB 500X (aumento de 10 mm em relação à versão anterior). A suspensão traseira se vale de um novo conjunto mola-amortecedor, regulável na pré-carga da mola (cinco posições).

Honda CB 500X 2020

O conjunto mola-amortecedor agora é de tubo único e tem diâmetro majorado. Ligado à balança de aço vinculada ao sistema Pro-Link, propicia um curso da suspensão traseira de 119 mm na CB 500F enquanto na CB 500X o curso é de 135 mm (aumento de 17 mm em relação à versão anterior).

Quanto aos freios, o disco dianteiro simples tipo margarida é flutuante, com diâmetro de 320 mm na F e 310 mm na X. A pinça de ambos modelos é de pistão duplo. Na traseira o disco tipo margarida tem 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.

Rodas de 17 e 19 polegadas

Na CB 500F, as rodas de liga leve tem 17 polegadas e seis raios em formato de Y. A dianteira tem 3,5 polegadas de largura e calça pneu medida 120/70-ZR. A roda traseira tem 4,5 polegadas de largura e o pneu tem medida 160/60-ZR.

A CB 500X tem rodas de liga leve com sete raios duplos, a dianteira com aro de 19″ e largura de 2,5 polegadas, a traseira tem aro 17″ e largura de 4,5 polegadas. Os pneu são tipo on/off na proporção 60%-40%, medida 110/80R M/C na dianteira e 160/60R M/C atrás.

A renovação no design da família Honda 500 é evidente. Na CB 500X, o caráter aventureiro fica evidente nas formas que enfatizam a vocação multiuso. As aletas que direcionam o ar para o radiador e todas as partes plásticas das laterais ganharam mais definição na passagem de uma superfície para outra.

Tanque de 17,7 litros

O tanque de combustível, agora com 17,7 litros, está perfeitamente alinhado com as laterais, característica que facilita a pilotagem de pé nas pedaleiras.

CB 500X 2020: Crossover

Banco redesenhado

O banco de dois níveis foi redesenhado. Ficou mais estreito e arredondado na porção dedicada ao condutor, facilitando assim o apoio dos pés no solo. O novo guidão, mas plano e alto, contribui para um melhor controle enquanto o aumento do raio de esterço facilita manobras em baixas velocidades.

O para-brisa é fixado a uma barra metálica tubular que facilita a montagem de sistemas de navegação acima do painel de instrumentos.

A novo design da naked CB 500F ficou mais agressivo, graças às características de uma streetfighter. Exemplo deste trabalho é o novo formato dos conjunto ótico frontal. As aletas laterais que direcionam o ar para o radiador ficaram mais integradas ao tanque de combustível (agora com 17,1 litros).

Painel LCB Black

Em ambas CB 500 o inédito painel LCD Black out é protagonista, e inclui indicador digital de marcha engatada e uma luz alerta Shift-Up. O sistema lampeja no momento ideal para a passagem à marcha superior.

A luz vem com ajuste de fábrica para piscar quando o motor alcança 8.750 rpm, mas é possível regulá-la para atuar de 5.000 e 8.750 rpm, conforme a preferência do condutor.

Ponteira do escape com dupla saída

Outro elemento em comum as Honda CB 500X e CB 500F, inédito e de efeito estético, é a ponteira de escape. Agora com dupla saída, resulta também em uma nova identidade sonora para a família CB 500.

A família CB 500 chega às concessionárias de todo o Brasil à partir de março. As cores disponíveis  para a CB 500F são a Vermelha, Prata e Laranja e para a CB 500X a Vermelha, Preta e Prata

Comentários