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Bolt EV: Chevrolet traz novo lote do modelo elétrico ao Brasil

Novas unidades do modelo zero emissão da marca começam a chegar em fevereiro

diario da manha
Chevrolet Bolt EV Premier

As primeiras 50 unidades de lançamento do Bolt EV se esgotaram na pré-venda. Agora a Chevrolet anuncia mais um lote do seu crossover 100% elétrico para o mercado brasileiro. As novas unidades do modelo emissão zero, com preço de R$ 175 mil, começam a chegar à rede de concessionárias credenciadas a partir de fevereiro.

O Chevrolet Bolt EV é um veículo zero emissão. Sua tecnologia o posiciona à frente de híbridos e de automóveis puramente a combustão.

“O Bolt EV reúne características que simbolizam a visão de futuro que temos do automóvel, e nos surpreendeu tamanho interesse inicial de consumidores pelo produto. Em comum, são pessoas conectadas à inovação, mobilidade e sustentabilidade”, diz Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul.

Versão única Premier

Vendido em versão única, o Bolt EV está sendo vendido mercado brasileiro na versão mais sofisticada, a Premier. Ela já equipada com as baterias de nova geração. O conjunto elétrico tem  autonomia média de até 416 quilômetros, de acordo com o ciclo norte-americano EPA.

O Bolt EV está sendo ofertado inicialmente em 12 cidades, selecionadas com base em estudos de mercado. São elas: São Paulo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES).

Motor elétrico de 203 cv

O  crossover Bolt EV tem torque característico dos motores elétricos. Arranca de 0 a 100 km/h  em aproximadamente 7 segundos. Isto porque o conjunto propulsor entrega 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque em qualquer faixa de rotação. O motor se destaca também  pelas retomadas, fortes e seguras.

Foto: Google

O Bolt EV conta com 10 airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego e aviso de tráfego traseiro cruzado. Oferece ainda alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres para mitigar acidentes.

O modelo emissão zero da Chevrolet traz câmeras de alta definição para visão 360 graus que auxiliam manobras de estacionamento. Os equipamentos ficam localizadas nas extremidades do veículo, melhorando a visibilidade. O Bolt EV conta com uma tecnologia que transforma o espelho retrovisor central numa tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo e sem obstruções.

O comando remoto na chave presencial para interromper a recarga e destravar o plug de recarga é outro diferencial.

Medidas do Bolt EV

O Bolt EV mede 4.165 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.595 mm de altura. O entre-eixos é de 2.600 mm. O modelo pesa 1,6 tonelada, distribuído de forma quase simétrica entre os eixos. Soma-se isso ao baixo centro de gravidade, o que contribui para uma excelente dirigibilidade e estabilidade do veículo.

As baterias ficam localizadas sob o assoalho plano e o motor elétrico é bastante compacto. O espaço interno é bastante generoso, inclusive o do compartimento de bagagens. Sua capacidade vai de 478 a 1.603 litros (com os bancos traseiros rebatidos). Essas medidas são semelhantes ao do Chevrolet Equinox.

Veículo percorre 416 km em média com uma carga completa da bateria

De acordo com o ciclo norte-americano EPA, o Bolt EV percorre, em média, 416 km a cada recarga completa da bateria. A distância pode variar conforme a forma de condução e a maior utilização do sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações.  

O Bolt EV pode ser conduzido no modo One Pedal (um pedal). Assim, basta aliviar a pressão do pedal do acelerador para que o veículo reduza instantaneamente a velocidade e inicie a frenagem de forma otimizada. Esse processo contribui para o aproveitamento da energia dissipada do sistema e incrementa sua autonomia.

O Bolt EV estreia no Brasil equipado com uma última geração de baterias (10% mais eficiente devido a nova composição de seus elementos químicos).  Com 66 kWh de capacidade, o conjunto elétrico tem a mesma configuração do recém-lançado nos Estados Unidos, onde o produto é produzido.

Um carregador portátil acompanha o veículo. Contudo, as concessionárias Chevrolet credenciadas para comercializar o Bolt EV estão aptas a oferecer o aparelho de recarga rápida para ser instalado na garagem do cliente.

Quatro vezes mais eficiente que a recarga numa tomada 220V convencional, o aparelho de recarga rápida fornece uma quantidade de energia por hora suficiente para que o veículo rode aproximadamente 40 km. È a média que um motorista comum percorre por dia. Neste caso, a recarga completa das baterias leva aproximadamente dez horas.

Bolt EV: 160 km com carga de 30 minutos

O Bolt EV já vem preparado para a recarga em eletropostos de alta voltagem, onde bastam 30 minutos de recarga para o carro rodar mais cerca de 160 km. O modelo conta com garantia de três anos para o veículo e de oito anos para as baterias de íon-lítio.

O plano de revisão para o Bolt EV segue o padrão global da marca para carros elétricos. A manutenção é bem mais simplificada do que os modelos a combustão tradicionais que necessitam de troca de óleo, velas, correia e diversos filtros, por exemplo.

Até os 240.000 km (ou 5 anos), os principais serviços de revisão do Bolt EV se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso do veículo. Dentre estes estão o filtro ar-condicionado e as pastilhas dos freio. O Bolt EV estreia em cinco opções de cores: Branco Summit, Vermelho Glory, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Cinza Graphite.

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