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Volvo lança versões Polestar Engineered do S60 e do XC60

Modelos são mais um passo da marca na oferta de veículos híbridos plug-in

diario da manha
Volvo S60 híbrido plug-in

A Volvo Car Brasil dá mais um passo na oferta de veículos híbridos plug-in. A marca sueca apresenta a nova versão T8 Polestar Engineered para o sedan esportivo S60 e o utilitário esportivo XC60 na versão T8 Polestar Engineered. Os preços anunciados para as duas novas versões são de R$ 309.950 e R$ 335.950, respectivamente.

Com os dois lançamentos, a Volvo Car passa a disponibilizar no mercado nacional oito versões equipadas com a motorização híbrida T8, de 407 hp de potência. Além das duas novas variantes Polestar Engineered, são ofertados os modelos S60 T8 R-Design,  XC60iT8 R-Design, XC90 T8 Inscription, R-Desig e Excellence, e o S90 T8 Inscription.

Dos veículos pela Volvo Car no País no momento, 22% são híbridos plug-in. Esse número deverá chegar a 40% em 2020, um ano cheio de vendas dos novos modelos eletrificado.Destaque para a chegada do XC40 híbrido plug-in, confirmado para o primeiro trimestre.

Volvo XC60 híbrido plug-in

Pontos de abastecimento

A marca também colocou em ação a instalação de 500 eletropostos no Brasil, com um investimento de R$ 5 milhões.

A atenção aos detalhes no design do XC60 e S60 híbridos plug-in começa pela dianteira. O emblema da Polestar Engineered destaca a nova grade, que possui uma pastilha preta de alto brilho pintada com um padrão de malha horizontal.

A grade inferior também é pintada de preto brilhante e o para-choque é exclusivo da versão em ambos os veículos.

Outra característica própria da nova configuração está na lateral, com acabamento em preto brilhante das janelas e dos espelhos retrovisores. Um elemento de destaque dos modelos está nas rodas esportivas.

O S60 recebe rodas exclusivas de alumínio de 19 polegadas (pneus 235/40 R19). Já o XC60 chega equipado com um conjunto de 22 polegadas (pneus 265/35 R22).

As pinças dos freios Brembo no S60 e Akebono no XC60 são douradas. Os discos, por sua vez, com parafusos aparentes fixados ao centro, demonstram se tratar de um modelo de alto desempenho.

O dourado aparece também nos cintos de segurança, como um lembrete da singularidade dos modelos.

Na traseira, novos para-choques e escapamentos duplos exclusivos com a inscrição Polestar Engineered. O emblema da versão também estampa a porta do bagageiro.

Reunidos, todos esses elementos garantem ao S60 e ao XC60 T8 Polestar Engineered um visual esportivo, mas que não deixa de ser elegante e refinado, próprio do design escandinavo.

Interior único

Os bancos esportivos são revestidos com couro. A costura diferenciada e o interior na cor carvão aprimoram a aparência dinâmica da cabine. Há ainda outros elementos alinhados com essa proposta, como volante esportivo em couro com aquecimento, paddle shits e pedaleiras em alumínio.

Ambas as versões são equipadas com o exclusivo chassi Polestar. As molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carreceria de 10 mm a 15 mm.

Isso garante ao motorista uma condução mais esportiva dos modelos, principalmente em curvas, em função da melhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo.

As versões T8 Polestar Engineered possuem amortecedores Öhlins, um dos mais avançados do mundo, e apresentam, entre outras características, a exclusiva tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV). O equipamento é ajustado para um desempenho ideal durante a condução e contato máximo com a via.

Isso independentemente de solavancos e outras imperfeições do piso. É possível ainda alterar o ajuste de forma manual para diferentes configurações, frontal e traseira. O conjunto é auxiliado por batentes e barras estabilizadoras exclusivas para a suspensão dianteira e traseira.

O conjunto ótico Full Led com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor – confere ao modelo uma personalidade forte e expressiva. A iluminação de Led é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário.

Servem também para os que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros.

Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros.

Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

Volvo S60 e XC60 T8 Polestar Engineered: motor de 407 hp

Os XC60 e o S60 T8 Polestar Engineered são equipados com motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp. Sua alimentação é feita por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh).

Juntos, os dois motores geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 Nm. O Volvo S60 vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e o Volvo XC60 em apenas 4,4 segundos e 5,3 segundos.

Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar facilmente entre quatro configurações pré-estabelecidas. Pode ainda personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção.

Na configuração Pure, para uso urbano, a condução econômica. Na Hybrid o foco é o uso cotidiano, enquanto na Power a condução se torna esportiva. Por sua vez, a  AWD (All Wheel Drive) é para tração permanente conforme demanda específica.

Os veículos vêm equipados com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar os carros com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável. Os carros contam também com Head up Display.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, principal forma de controlar navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva.

 O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call. É um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

 Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas. Permite também climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

City Safety

O sedã S60 e o utilitário esportivo XC60 chegam ao Brasil equipados com o inovador City Safety. Trata-se de um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.

O City Safety conta também com um assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisão. Nestes casos, o City Safety irá auxiliar neste movimento de desvio tornando a manobra mais eficaz.

Os veículos também disponibilizam como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h -.

De série também são os sistemas de proteção em saída de estrada, de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. Soman-se aois itens o alerta de colisão frontal e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

New Volvo S60 Polestar Engineered exterior

Além desses equipamentos, o S60 e o XC60 contam com sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.

A Volvo Car também oferece como equipamento de série desde a configuração de entrada controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h para toda linha 60.

Assim, o motorista pode realizar uma condução mais relaxada e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.

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