Home / DMAutos

DMAUTOS

Centro de design inaugurado pela Fiat é o maior da América Latina

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou o novo “Design Center Latam”, localizado no Polo Automotivo de Betim/MG. Fruto de um investimento superior a R$ 11 milhões, o novo centro de design é considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina.

O local conta com cerca de 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos para as marcas Fiat, Jeep e RAM.

Em uma área de 2.700 metros quadrados, o novo centro de design (Design Center Latam) traz na bagagem o know-how de 17 anos de plena atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.

O novo Design Center da Fiat é o maior estúdio de design automotivo da América Latina

Centro de design: Tecnologia como diferencial

Além do espaço amplo e integrado, o novo centro de design traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos.

Outro espaço é a Sala Virtual, que contou com investimento de mais de R$ 1 milhão, para projetar o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.

 “Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. Agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender.

Peter Fassbender disse que o Design Center é a prova da evolução da história da marca

“O novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história”, completa”, disse Peter Fassbender. Para ele, nos próximos anos haverá novo investimento para a construção de um segundo prédio, que abrigará equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.

Exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano

Paralelamente à inauguração do Design Center, no interior de Minas Gerais, a Fiat lançou também, na Casa Fiat de Cultura, localizada na capital mineira, a exposição "Beleza em Movimento - Ícones do Design Italiano" com 100 peças artísticas.

Com curadoria de Peter Fassbender, Head do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, e colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso, a exposição, que vai até 3 de novembro, abordará os contextos cultural e social da Itália no século XX, traçando diálogos entre arte e design. A entrada é gratuita.

Um dos modelos clássicos do design italiano na Exposição Beleza em Movimento

A narrativa da mostra se desenvolve a partir de cinco importantes ícones do design de automóveis, responsáveis por pautar novas estéticas entre as décadas de 1910 e 1960: casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato – a qual, este ano, celebra seu centenário.

 O público está tendo acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas, que emocionam pelas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços arrojados e precisos das grandes casas de carrozzeria.

A mostra conta ainda com espaço dedicado ao desenvolvimento do design, que permitirá que o público participe de imersão nos processos de elaboração de carros.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias