Home / DMAutos

DMAUTOS

Nissan Leaf desembarca no Brasil por R$ 195 mil

A segunda geração do Nissan Leaf, veículo 100% elétrico, começa a ser comercializado no Brasil, em versão única e importado do Reino Unido. A novidade, que tem preço sugerido no Brasil de R$ 195 mil, está sendo vendida também na Argentina, Chile e Colômbia. O modelo chega ao mercado brasileiro com a credencial de ser o carro 100% elétrico mais vendido no mundo. Ele oferece autonomia de 389 km no ciclo europeu e 240 km no ciclo americano.

Novo Nissan Leaf, emissão zero, é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. Seguindo o conceito dos três pilares - Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration -, o Leaf da nova geração já soma mais de 400 mil veículos vendidos no mundo.

Nissan Leaf 100% Elétrico (Foto: Divulgação)

No Brasil, o Leaf chega com uma solução completa para a mobilidade elétrica do consumidor e conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída.

Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o Leaf tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).

Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Novo Nissan Leaf está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Nissan Leaf 100% Elétrico (Foto: Divulgação)

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.

Estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos EUA mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.

Tecnologias avançadas

O Novo Nissan Leaf está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Nissan Leaf 100% Elétrico (Foto: Divulgação)

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.

Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas.

A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o veículo se necessário, checa constantemente a pressão dos pneus e visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.

O conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh do Leaf entrega potência equivalente a 149 cavalos (110 kW)

A estrela deste pilar é, sem dúvida, o e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do Novo Nissan LEAF. O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh entrega potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores.

Nissan Leaf 100% Elétrico (Foto: Divulgação)

Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários.

O design refeito da bateria adiciona capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho. Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia.

O condutor do Novo Nissan Leaf ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; "B", que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e "D", o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

Nissan Leaf

O Novo Nissan Leaf conecta motoristas, veículos e pessoas por meio de sua central multimídia inteligente A-IVI, de fácil utilização, com tela sensível ao toque e colorida de 8 polegadas. O equipamento permite o uso de aplicativos muito requisitados atualmente como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros.

Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Com ele, pode-se inserir um destino no aplicativo antes de entrar no veículo. Quando estiver dentro do Novo Nissan LEAF pronto para sair, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo.

Já o sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.

Nissan Leaf Elétrico (Foto: Divulgação)

Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone e muitas outras funções.

Carregamento bidirecional

O Novo Nissan Leaf é o único carro elétrico com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional. Na prática, ela transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.

O Leaf é equipado com controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi (disponível no Kicks também e que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria); vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40).

Mais itens

Oferece ainda: porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros.

O modelo será vendido em sete lojas no Brasil, sendo duas em São Paulo e as demais no Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. No valor de R$ 195 que está incluído inclui o kit completo de equipamentos de recarga para casa e rua, com o carregador homologado pela Nissan, que já vem com a instalação, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias