Home / DMAutos

DMAUTOS

Iveco lança novos caminhões Tector médios de 9 e 11 toneladas

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Iveco lançou no mercado os caminhões médios 9.190 e 11.190 da família Tector. A novidade torna a marca ainda mais competitiva no segmento dos médios, que representa 20% do mercado de transportes no Brasil. A marca apresentou também os modelos de 17, 24 e 31 toneladas com nova cabine. “Agora, estamos mais fortes dos leves aos pesados”, afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América do Sul.

Os novos Iveco Tector de 9 toneladas e 11 toneladas são equipados com o motor N45, de 4.5 litros, de 190 hp, com câmbio Eaton de seis velocidades. Ele integra a Família NEF, presente em toda a linha do modelo, em versões de quatro e seis cilindros, com 4.5 litros, 5.9 litros e 6.7 litros e cinco configurações de potência, de 190 hp a 300 hp.

Produzida na planta da marca em Sete Lagoas (MG), a Família NEF é a solução de motor mais compacta, eficiente e econômica para caminhões de 9 a 31 toneladas. Mais de 2 milhões de unidades foram produzidas em todo o mundo. Além do segmento on-road, a Família NEF é utilizada nos segmentos off-road para máquinas de construção e agricultura, marítimo e de geração de energia.

Pesquisa com caminhoneiros

Antes de desenvolver a nova família Tector, a Iveco, marca da CNH Industrial, foi à campo para entender a rotina dos motoristas que dirigem caminhões médios. A pesquisa mostrou, segundo Ricardo Barion, diretor de Vendas e Marketing dea Iveco, que fatores como versatilidade para operar em diferentes operações e conforto para quem passa muito tempo ao volante, fazem a diferença na escolha de um produto.

Desta foram, nasceram os Tectors 9 e 11 toneladas. Os novos integrantes da Família Tector foram projetados para garantir ao caminhoneiro a melhor experiência a bordo. A cabine, que chama atenção pelo design global, foi pensada para criar menos arrasto, o que contribui para a redução do consumo de combustível. As linhas externas melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva.

Com conforto e amplo espaço interno, a estrutura é a única do segmento com basculamento hidráulico, o que representa mais segurança durante as manutenções. Outro aspecto que facilita a vida do caminhoneiro é o acesso para conferir o nível de óleo e fluído do radiador, feito pela parte frontal. Destaque para o baixo ruído no interior da cabine que reforça a sensação de conforto.

As portas têm maior ângulo para facilitar a entrada e saída do motorista no dia a dia, e a altura que vai do banco ao teto tem 1 metro e 14 centímetros, a maior do segmento. A alavanca de câmbio foi posicionada no painel, o que garante conforto, rapidez e segurança nas trocas de marcha.

Suspensão

A suspensão dos novos modelos 9.190 e 11.190 ( 9 e 11 toneladas ) também entra na lista de ‘itens de conforto’. No eixo traseiro, são utilizadas molas parabólicas que garantem segurança, dirigibilidade e um rodar mais suave, se comparada aos feixes de molas trapezoidais. Já para a suspensão da cabine, a Iveco proporciona, conforme a marca, o melhor conceito do segmento: coxim, mola e amortecedor. O chassi, do tipo escada, proporciona maior rigidez estrutural.

Não basta o caminhão ter um desenho arrojado e privilegiar a ergonomia. O trem de força tem que proporcionar potência e torque com baixo consumo de combustível. Isso fica por conta do powertrain composto pelo premiado motor NEF45 da FPT Industrial, com 190cv de potência, da transmissão Eaton de seis velocidades e dos eixos Dana.

Na sexta marcha, a Iveco implementou um super ‘overdrive’, ou seja, uma última marcha longa que não compromete o consumo e aumenta a performance do veículo. “O condutor deste tipo de caminhão roda muito, freia, acelera e precisa de um motor que corresponda a essa agilidade no ciclo urbano, e agilidade significa uma resposta mais rápida do veículo

Os novos Tector têm revisão a preço fixo e o contrato de manutenção mais barato da categoria, na mobilidade Absoluto com prazo de cinco anos de contrato. Para quem já possui um veículo da marca, as soluções e o suporte pós-venda da garantem a performance e a durabilidade do transporte.

Semipesados Tector

Os modelos semipesados Tector 17, 24 e 31 de seis cilindros também passam a ser comercializados com a nova cabine. Destaque para o novo modelo Tector 17.300 Auto-Shift 4x2, cavalo-mecânico, de 300 cv de potência na versão trator, ideal para utilização com implemento de dois eixos espaçados com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 36 toneladas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias