Home / DMAutos

DMAUTOS

Renault revela o Clio da quinta geração no Salão de Genebra

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Renault Clio da quinta geração foi revelado no Salão de Genebra e deve estrear no Brasil em 2020. Modelo considerado ícone da marca, o Novo Clio tem linhas externas que lembram o  SUV cupê Arkana. O hatch compacto, que já teve 15 milhões de unidades vendidos no mundo desde que surgiu, em 1990, traz o visual mais recente da Renault e recursos de última geração que prometem fazer a concorrência se mexer para não perder espaços.

Pioneiro de uma nova geração de modelos Renault, o Novo Clio, que deve desembarcar no mercado brasileiro em 2020, também é oferecido com a nova grife R.S. Line, diretamente inspirada pela Renault Sport, bem como a nova orientação do design representado pela assinatura Initiale Parsis.

Totalmente mudado ao ponto de fazer com que o consumidor não se recorde mais do atual modelo, o Renault Clio foi desenvolvido sobre a plataforma modular CMF-B, sutilmente maior que a CMF-A utilizada pelo Kwid. A arquitetura da nova plataforma, mais maleável, permite que o espaço na cabine seja melhor aproveitado. Nesse ponto é que o Novo Clio mais deve surpreender.

Em termos de dimensões, o Novo Clio tem um comprimento de 4.048 mm e largura de 1.798 mm, o que representa uma redução total de 14 mm. Mesmo assim, a habitabilidade é melhor. A altura da carroceria de 1.440 mm ficou 30 mm mais baixa, com ganhos nos quesitos aerodinâmica e esportividade. O compacto tem o maior porta-malas da categoria, com até 391 litros, o mais espaço da categoria.

O Novo Clio oferece o pacote mais completo de sistemas avançados de assistência ao condutor de sua categoria. Eles são agrupados em três famílias: Condução, Estacionamento (que recebem a assinatura Renault Easy Drive) e Segurança.

Entre as principais novidades estão a câmera com visão 360° e a frenagem ativa de emergência, que detecta ciclistas e pedestres. Ambos os dispositivos aparecem pela primeira vez na gama Renault. O ponto alto é o Highway & Traffic Jam Companion, recurso que passa a ser exclusivo no segmento dos veículos compactos urbanos. Este sistema avançado de assistência ao condutor constitui a primeira etapa na condução autônoma.

Motorização híbrida

O Clio da quinta geração terá uma motorização totalmente híbrida, denominada E-TECH. O propulsor 1.6, a gasolina, da nova geração, foi especificamente retrabalhado para receber dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos e uma bateria de 1,2 kWh.

Outros motores que estarão sob o capô do Novo Clio. Para os condutores que buscam um veículo econômico para uso na cidade, o motor 1.0 SCe (3 cilindros atmosférico), associado com uma caixa de câmbio manual de 5 velocidades e uma potência que vai de 65 a 75 cv (torque de 95 Nm).

Inédito na gama Renault, o motor 1.0 TCe (3 cilindros turbo) é o mais novo dos motores provenientes das sinergias da Aliança. Com 100 cv e 160 Nm de torque, este motor de nova geração entrega 10 cavalos e 20 Nm a mais em comparação com o TCe 90 que ele substitui.

O TCe 100 será oferecido inicialmente no Novo Clio, junto com uma caixa de câmbio de 5 velocidades. Ele também será associado a uma caixa de câmbio automática XTRONIC de última geração. O motor TCe 100 também será oferecido na versão bicombustível GLP.

O motor 1.3 TCe FAP aparece no Novo Clio após ter sido testado e aprovado no Captur, Mégane, Scénic e Kadjar. Oferecido em sua versão de 130 cv e 240 Nm, ele é associado à caixa de câmbio automática EDC de 7 velocidades, substituindo o TCe 120 para capitanear a gama de motorizações do Novo Clio.

Tela Multimídia

Principal item do “Smart Cockpit”, a tela multimídia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que a versão de 7 polegadas) é a maior já vista na Renault. Ligeiramente curvo, este tablet vertical foi inspirado no mesmo item visto no Espace. O dispositivo conta com o novo sistema conectado Renault Easy Link , que oferece todos os recursos de multimídia, navegação e infotainment, além de todas as regulagens do sistema Multi-Sense, de forma bastante simples.

Painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, o Novo Clio é equipado com uma tela digital que assume o lugar dos tradicionais mostradores analógicos do painel de instrumentos. Tecnologia vista antes apenas nos segmentos superiores, esta tela colorida mede de 7 a 10 polegadas, permitindo personalizar a experiência de condução de forma bastante intuitiva. A versão de 10 polegadas oferecerá navegação por GPS. Com suas duas telas de 9,3 e 10 polegadas, o Novo Clio oferece as maiores telas de sua categoria.

Painel de bordo

O painel do bordo do Novo Clio se divide agora em três: uma parte superior com revestimento suave ao toque, uma parte central personalizável, e uma parte inferior, dedicada a itens funcionais, como o porta-luvas. Foi dada atenção especial à ergonomia na parte inferior da tela central, com os botões “piano” e os comandos do ar-condicionado com acesso direto, facilitando o uso pelo condutor.

Volante

A parte central do volante ficou menor devido ao uso de um airbag mais compacto em comparação com o modelo anterior, melhorando a visibilidade do painel de bordo pelo condutor. O aro do volante do Novo Clio ficou mais grosso e conta com um descanso para o polegar. Já os comandos mais completos e retroiluminados contribuem para a melhoria da qualidade, graças ao acabamento cromado acetinado.

Console central

O console central também é um dos principais itens do “Smart Cockpit” do Novo Clio. A altura mais elevada melhora a ergonomia do posto de condução, além de acomodar a alavanca de marchas mais curta, que fica naturalmente ao alcance da mão. O item é forrado e pode ser personalizado de acordo com os revestimentos internos, além de contar com uma iluminação em seu contorno externo. Na parte de baixo, os porta-objetos integrados são totalmente funcionais, facilitando o uso pelos passageiros, principalmente para recarregar o telefone por indução.

Bancos

Os bancos do Novo Clio foram trazidos de segmentos superiores, oferecendo melhor suporte, graças ao assento mais comprido e o formato mais envolvente. O desenho em forma de concha com revestimento macio melhora bastante o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros, enquanto que os apoios de cabeça em formato de vírgula – mais finos – melhoram a visibilidade traseira.

Painéis das portas

Também neste item o Novo Clio oferece materiais macios, uma exclusividade na categoria. Os painéis das portas revestidos contam com amplos medalhões que, assim como nos apoios de braço, podem ser personalizados conforme os revestimentos internos escolhidos, além de receberem uma iluminação indireta, suave e difusa.

Personalização

Cada um pode personalizar seu Novo Clio graças a uma série de kits de personalização que mudam o visual do console central, painel de bordo, painéis das portas, volante e apoios de braço. Nada menos que 8 opções de revestimentos internos estão disponíveis, complementadas por uma gama de itens de personalização para a linha das saídas de ar que percorrem todo o comprimento do painel de bordo. Já as opções de iluminação interna totalizam 8 cores.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias