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Chevrolet Bolt EV, Nissan Leaf, Renault Zoe e Audi e-Tron estão chegando

Norton Luiz
Editor de Veículos

A nova era dos veículos 100% eletrificados começa a ganhar corpo no Brasil neste ano de 2019 com a chegada de quatro modelos no mercado. Apenas um modelo, o BMW i3, vinha sendo comercializado no País desde o ano passado e nesta temporada passa a contar com o Chevrolet Bolt EV, Nissan Leaf, Renault Zoe e Audi e-Tron. Todos foram apresentados com destaque no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro passado.

O mais barato das quatro novidades de propulsão elétrica é o Renault Zoe, anunciado por R$ 149.990. O Nissan Leaf, o veículo elétrico mais vendido no mundo e que já está sendo comercializado no Brasil, custa R$ 178.400, enquanto o Chevrolet Bolt EV tem preço de R$ 175.000. O Audi e-Tron, também previsto para estrear no País nesse ano, não teve preço anunciado oficialmente, mas informações correntes dão conta de que custará entre R$ 400 e R$ 500 mil.

O BMW i3 é vendido nas versões REX, REX Connected e REX Full, com preços, respectivamente, de R$ 199.950, R$ 211.950 e R$ 239.950. Seu conjunto elétrico, com autonomia de até 300 km com uma carga, rende 170 cv e um torque de 25,4 kgfm. A versão esportiva S do hatch, com 181 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, não está disponível para o Brasil.

Motores

O monovolume elétrico Renault Zoe chega ao Brasil na versão Intense com bateria Z.E. 40. Ela  entregr autonomia de 300 km no ciclo europeu WLTP. Utilizando tomada trifásica de 22kW, a bateria do Zoe recupera 80% de sua carga em 1h40. Seu motor é o R90, que gera 92 cv e 22,4 mkgf de torque.

O Chevrolet Bolt oferece autonomia 380 km sem recarga das baterias. Com uma bateria de 60 kWh de capacidade, o Bolt EV tem um motor elétrico que rende 203 cv e 36,7 kgfm. Ele conta com sistema regenerativo que aproveita a energia gerada nas frenagens e desacelerações para alimentar as baterias.

Nissan

O Nissan Leaf, com autonomia de 389 km, traz motor elétrico de 150 cv a 9.750 rpm e torque de 32,6 kgfm.  Seu propulsor é alimentado por uma bateria de 40 kW que vai localizada debaixo do assoalho. É o suficiente para impulsioná-lo aos 100 km/h em 7,9 segundos e levá-lo à velocidade máxima dos 143 km/h, conforme informou a Nissan.

O SUV Audi e-Tron, que terá tecnologia elétrica para chamar e valer os cerca de R$ 500 mil, utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo. Isso permitiu à marca manter o sistema quattro de tração integral. O motor dianteiro rende 125 kW e o traseiro, 140 kW. São cerca de 362 cv combinados. O torque é de 57,2 mkgf. O conjunto garante uma autonomia de mais de 400 km.

Veículos elétricos, híbridos e autônomos estão em estágio bastante avançado, mostrando que a indústria automotiva faz em o seu papel. Contudo, o investimento em infraestrutura necessária para esses carros rodarem com segurança por aqui, quanto à instalação de pontos de recarga e outras medidas que acompanhem o novo momento da mobilidade urbana, o quadro ainda é de pouquíssimos investimentos.

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