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Mercedes-AMG apresenta dois SUVs GLC de alta performance no Brasil

Norton Luiz
Editor de Veículos

Os utilitários esportivos de alta performance Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ e GLC 63 S 4MATIC+ Coupé desembarcam no Brasil. O Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ já está disponível no País custando R$ 512.900. Por sua vez, o Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC Coupé chega a partir do mês de setembro, com preço de R$ 587.900. Os novos veículos passam a ser os únicos SUVs de porte médio no mercado a contar com motor V8 biturbo, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

A atração maior nos lançamentos dos modelos utilitários esportivos é exatamente o motor AMG 4.0, com injeção direta e tração integral variável, que gera 476 cv no GLC 63 4MATIC e 510 cv de potência na versão coupé. Associado ao propulsor de alta performance está a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com nove marchas.

Os novos SUVs (a versão coupé é tratada também como utilitário esportivo por apresentar  carroceria com características semelhantes) de alta performance da marca também trazem suspensão com molas pneumáticas com amortecimento ajustável adaptativo, tração AMG Performance 4MATIC+ nas quatro rodas privilegiando a traseira (para comportamento mais esportivo) com distribuição de torque totalmente variável, diferencial traseiro com deslizamento limitado e um sistema de freios de alta performance.

O novo Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ apresenta transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de nove velocidades que estreou no Mercedes-AMG E 63 4MATIC+. Uma embreagem banhada a óleo substitui o conversor de torque. Ela economiza peso e otimiza o tempo de resposta à movimentação do acelerador pelo motorista, especialmente na aceleração e durante mudanças de marcha.

Tração

Após o Classe E da Mercedes-AMG, o GLC também conta agora com a tração integral AMG Performance 4MATIC+. Esse sistema inteligente une as vantagens de diferentes conceitos de tração, ou seja, a distribuição totalmente variável de torque entre os eixos dianteiro e traseiro garante ótima tração até o limite físico.

O Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ é dotado de um diferencial traseiro com deslizamento limitado mecanicamente, enquanto a versão coupé conta com diferencial traseiro com deslizamento limitado controlado eletronicamente. Ambos os diferenciais reduzem o escorregamento da roda interna nas curvas sem recorrer a intervenções do sistema de freios. Desta forma, o condutor pode acelerar mais cedo na saída das curvas, graças à maior tração disponível.

No caso do Coupé, o maior benefício do diferencial traseiro eletrônico com deslizamento limitado é o controle mais rápido e sensível, que eleva ainda mais o limite do modelo, tornando mais fácil a condução em situações radicais. O sistema de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, com as funções "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", funciona em perfeita sintonia com o diferencial blocante.

O som típico do motor V8 de série é fruto de um sistema de escapamento com exclusiva tecnologia de flap. Essa tonalidade é controlada automaticamente segundo um mapeamento, dependendo do modo de condução escolhido por meio do sistema AMG DYNAMIC SELECT. O sistema de escapamento Performance permite que o som também possa ser modulado ao toque de uma tecla, de acordo com a preferência do condutor.

O Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ traz de série rodas de liga leve de 21 polegadas pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho e pneus tamanho 265/40 R 21 (dianteira) e 295/35 R 21 (traseira). Já o Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+ Coupé é equipado com pneus tamanho 265/40 R 21 (dianteira) e 295/35 R 21 (traseira), montados em rodas de cinco raios de liga leve com 21 polegadas, pintadas de cinza titânio fosco com acabamento em alto brilho.

Modos de condução

Os quatro programas de condução diferentes do AMG DYNAMIC SELECT, "Comfort", "Sport", "Sport Plus" e "Individual" permitem que o condutor determine amplamente as características de comportamento do Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+. Eles modificam os parâmetros mais importantes, como a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e da direção, o ESP e o sistema de tração integral.

Independentemente dos programas de condução DYNAMIC SELECT, o motorista tem a opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as borboletas posicionadas no volante. As regulagens de suspensão também podem ser selecionadas especialmente, caso desejado.

Grade Panamera

Uma característica marcante do design exterior do veículo é a personalidade expressa pela sua dianteira: o novo Mercedes-AMG GLC 63 4MATC+ é o primeiro veículo Mercedes-AMG Performance a trazer a grade Panamericana, anteriormente reservada exclusivamente à família dos superesportivos AMG GT. Uma referência à grande corrida de estrada disputada no México na década de 1950, esta opção de projeto reforça o design dinâmico do novo modelo.

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