Home / DMAutos

DMAUTOS

Volkswagen Golf e Golf Variant 2018 renovam visual e ficam mais potentes

Golf GTI

Norton Luiz Ferreira
Editor de Veículos

A família Volkswagen Golf  - hatchback e Variant - começa a chegar à rede de concessionários da marca neste mês com  novidades mecânicas, mudanças visuais discretas e pacote de ofertas de opcionais reduzido. Os lançamentos acontecem com certo atraso no Brasil, já que a linha é ainda 2018 e foi lançada em 2016 na Europa. Em todas as versões, o Golf e a Variant 2018 ganharam mais itens de série e mais potência nos motores 1.0 Turbo e 2.0 Turbo, batizados agora de 200 TSI e 350 TSI, respectivamente.

Houve uma redução dos pacotes de opcionais, mas sem perdas de conteúdo, segundo o fabricante. Agora, como opcionais na linha apenas o teto solar, as rodas de 17 polegadas e os Pacote Premium e Sport. Este, destinado à versão do Golf GTI, oferecendo rodas de 18 polegadas e bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.  Assim ficaram os preços:  Golf Comfortline 200 TSI R$ 91.790, Golf Highline 250 TSI R$ 112.190, Golf GTi R$ 143.790, Golf Variant Comfortline 250 TSi R$ 102.990, Golf Variant Highline 250 TSi  R$ 113.490.

Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Golf é oferecido em três versões – Comfortline, Highline e GTI. As novidades para o hatchback são a adoção da transmissão automática de 6 marchas para a versão Comfortline, combinada ao motor 200 TSI Total Flex. Este passa a desenvolver até 128 cv (ganho de 3 cv por conta da nova calibração do motor), e o incremento de potência para o GTI, cujo motor 350 TSI agora entrega 230 cv.

O Golf Variant, fabricado na planta de Puebla, no México, é oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com o motor 1.4 Turbo, que passa a ter a nova nomenclatura 250 TSI Total Flex, de 150 cv. O propulsor trabalha associado à transmissão automática de 6 marchas. Essa transmissão substitui a manual oferecida anteriormente.

Entre os equipamentos disponíveis de série para o Golf e o Golf Variant estão luzes de uso diurno (DRL) de LED, sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e App-Connect (o Golf GTI traz de série o sistema Discover Media), câmera traseira para auxílio ao estacionamento e lanternas traseiras de LED, entre outros.

Estratégia Modular MQB

Primeiro modelo Volkswagen fabricado no Brasil sobre a Estratégia Modular MQB, o Golf traz novos para-choques, assim como os faróis – que ganham luzes de uso diurno de LED para todas as versões. Nas versões Highline e GTI, o Golf passa a contar com oferta de faróis de LED, em substituição aos de xenônio.

A traseira do Golf traz nova linguagem. Também foram alteradas as rodas dos modelos e as lanternas traseiras, que passam a ser de LED para o Golf e o Golf Variant. Na dianteira, a ligação da grade do radiador com os faróis ganhou uma nova faixa cromada (no GTI essa faixa é dupla, cromada e vermelha).

Outro detalhe estético: o sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi realocado, ficando posicionado agora atrás do logotipo Volkswagen. Para as versões Highline e GTI do Golf é oferecida a função de animação para os indicadores de direção (os piscas “fluem” no sentido indicado).

Nas versões Highline e GTI, o Golf houve mudança de posição dos LEDs na traseira. Semelhante ao que ocorre no Volkswagen Passat, os LEDs passam da horizontal para a vertical quando os freios são acionados.

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças no banco traseiro). Com os bancos traseiros, a capacidade sob para 1.620 litros.

Motores e transmissões

A versão Comfortline do Golf é equipada com o motor 200 TSI Total Flex, de até 128 cv a 5.500 rpm com etanol . Quando abastecido com gasolina, tem potência máxima de 116 cv (85 kW) também a 5.500 rpm. O torque máximo é de excelentes 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, a partir de 2.000 rpm.

O TSI leva o Golf Comfortline de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com etanol. O consumo com gasolina é de 11,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, enquanto que com etanol faz 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, de acordo com números do INMETRO.

O motor 250 TSI Total Flex, de 150 cv (etanol e gasolina), leva o Golf Highline de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima, com ambos os combustíveis. No Golf Variant, nas suas versões Comfortline e Highline, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 207 km/h, abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, essas mesmas referência são de 9,2 segundos e velocidade de 206 de km/h.

O motor 350 TSI que equipa o Golf GTI está mais potente. Agora são 230 cv, ganho de 10 cv sobre a versão anterior. Assim como ocorreu com o 200 TSI, o acréscimo de potência foi obtido por meio de nova calibração do motor. A potência máxima ocorre agora a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo permaneceu em 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm. O Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.

Versões mais equipadas

Golf e Golf Variant  estão ainda mais equipados na linha 2018. Na versão Comfortline, Golf e Golf Variant passam a ser equipados com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, que mantém os faróis acesos por determinado período (programável pelo computador de bordo).

Também passam a trazer retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade (“cruise control”) e câmera traseira para estacionamento. As rodas de liga leve de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi. As lanternas traseiras são de LED.

Todos esses itens se somam aos sete airbags; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ar-condicionado Climatic. Como parte do processo de simplificação da oferta, o Golf e o Golf Variant Comfortline oferecem como opcionais apenas teto solar e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Madrid”.

Golf e Golf Variant Highline trazem os mesmos itens do Comfortline, acrescidos de sistema “Kessy” para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine. Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo; e bancos revestidos de couro (no Golf Variant Highline os bancos dianteiros trazem função de aquecimento).

Como opcionais há teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga” e o pacote Premium, que integra sistema ACC com Front Assist e City Emergency Brake, sistema Pro Active, sensor de fadiga, sistema FLA de ajuste automático de farol alto, faróis de LED, sistema Park Assist 2.0 e o sistema de infotainment Discover Media.

O Golf GTI agora vem de série equipado com o Painel Digital Programável (Active Info Display); sistema de infotainment Discover Media com navegação integrada; lanternas traseiras em LED 3D; câmera traseira para estacionamento e sistema Kessy para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial).

Como opcionais, o Golf GTI passa a oferecer teto solar panorâmico e dois pacotes: Premium, com Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC); sistema Park Assist 2.0; faróis de LED; lanternas traseiras com LED sequencial; sistema de proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active); sistema de controle do farol alto (FLA) e sensor de fadiga do motorista; e pacote Sport, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.

O Golf e do Golf Variant são equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista). Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD. Com as mudanças, a família 2018 do Golf e do Golf Variant chega ao mercado com preços majorados.

Opções de cores

Em relação às cores, as versões Comfortline e Highline do Golf possuem cinco opções: Preto Ninja, Branco Puro e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas e Cinza Platinum (metálicas). O Golf GTI oferece as mesmas opções, exceto pela perolizada Preto Mystic (em substituição à Preto Ninja) e a metálica Prata Snow. O Golf Variant tem como opções as cores Branco Puro (sólida), Azul Night, Prata Tungstênio, Prata Snow, Cinza Platinum (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).

OBS: As novas nomenclaturas 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI empregadas pela Volkswagen para identificar os motores 1.0 Turbo, 1.4 Turbo e 2.0 Turbo, são em referência aos 20,4, 25,5 e 35,7 de torques dos motores, respectivamente. Essas mesmas referências já foram adotadas nos novos modelos Polo, Virtus e Tiguan Allspace.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias