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Nova geração do Volkswagen Tiguan, batizada de Allspace, ganha sete lugares

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Volkswagen dá mais um passo importante na sua ofensiva de transformação no mundo ao lançar no mercado brasileiro o SUV Tiguan Allspace. O modelo é o primeiro dos cinco utilitários esportivos que serão lançados até 2020 dentro da nova política implementada pela marca para recuperar o volume de vendas de veículos perdidos ao longo dos últimos anos.

O Tiguan Allspace, em configurações de 5 e 7 lugares, começa a ser vendido no final de maio nas versões Allspace 250 TSI, Comfortline 250 TSI e a topo R-Line 350 TSI, cuja grife retorna ao portfólio da linha.

O SUV premium Tiguan, fabricado no Mexico, chega ao mercado nas configurações de 5 e 7 lugares. Com a capacidade de transportar seis passageiros e mais o motorista, o Tiguan, agora batizado de Allspace, passa a ser o primeiro SUV da Volkswagen no mercado brasileiro.

A Volkswagen aposta no potencial do Tiguan para bater de frente com os concorrentes Chevrolet Equinox, Peugeot 5008, Honda CR-V, Hyundai New Tucson e Jeep Compass e enxerga nos preços competitivos uma boa oportunidade para alavancar suas vendas.

A versão de entrada Allspace custa R$ 124,990, a intermediária Comfortline R$ 149.990 e a top R-Line R$ 179.990. Apenas as versões Comfortline e R-Line oferecem 7 lugares. O modelo da segunda geração é o primeiro SUV da marca fabricado sobre a nova Estratégia Modular MQB, o que possibilitou receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos.

O Tiguan é o quarto produto da ofensiva mundial iniciada pela Volkswagen. O primeiro foi o hatch Polo, o segundo o sedã Virtus e o terceiro a picape Amarok V6 3.0. As versões Allspace e Comfortline são equipadas com motor TSI 1.4 turbo flex, de 150 cavalos de potência, associado à transmissão DSG automática de 6 velocidades. Ele rende 250 Nm de torque (25,5 kgfm).

Por sua vez, a versão R-Line, com perfil esportivo, traz o mesmo motor TSI 2.0 turbo, de 220 cv, com 350 Nm de torque (35,7 kgfm), empregada no Golf GTI. A transmissão 4Motion integral é também DSG, mas de 7 velocidades. Ambos os motores combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor.

O Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, isto é: 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração. A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm). Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura agora é de 1.658 mm (menos 7 mm).

Tiguan Allspace 250 TSI traz facilidade para entrar e sair de rampas, depressão ou de aclive acentuado. O modelo conta com 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída. O vão livre é de 216 mm e o ângulo de rampa é de 19,5°. As cores disponíveis são a sólida Branco Puro, as metálicas Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum e a perolizada Preto Mystic.

O porta-malas do Tiguan Allspace 250 TSI de 5 lugares tem capacidade de carga de até 1.870 litros. Isso graças à modularidade dos bancos, todos rebatíveis individualmente. O maior espaço no bagageiro é resultado do entre-eixos maior. Com os bancos em posição normal a capacidade de carga é de 710 litros. Na R-Line 350 TSI a capacidade é de 216 litros com todos os bancos ativos e de 1.761 litros, com carga até o teto, quando rebatidos.

O Tiguan Allspace 250 TSI de cinco lugares traz de série rodas aro 17, rack com detalhes na cor preta, sistema multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado de três zonas, sensores de estacionamento à frente e atrás, Start/Stop, volante multifuncional com borboletas, freio de estacionamento com auto hold, retrovisor fotocromático, controle de pressão dos pneus, sensor de chuva, detector de fadiga e como opcional traz apenas o teto solar panorâmico, que custa R$ 4 mil.

A versão Comfortline 250 TSI traz todos esses itens e acrescenta sete lugares, rodas de liga leve aro 18, rack de teto e frisos cromados, revestimento de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e três memórias, faróis e lanternas de LEDs e câmera de ré. Assim como na versão de entrada, o Teto solar também é opcional.

A R-Line, de aparência esportiva e motor de pegada forte sob o capô, oferece mais itens de série, por ser, obviamente, a versão topo da linha. São itens de série, dentre outros, ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento, rodas de liga leve aro 19, revestimentos de couro dos bancos com bordado R-Line, teto escurecido, painel digital de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, seleção de modos de condução e faróis de led.

Acrescenta ainda aos itens de série da R-Line freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva. assistente de baliza automática, abertura do porta-malas por gestos, freio automático com reconhecimento de pedestres.

Nos itens de segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI dispõe de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.

Com proposta para se tornar referência em inovação no seu segmento, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

Manual cognitivo

A Volkswagen continua seguindo o caminho da conectividade e digitalização. Depois do Virtus, é a vez do Tiguan Allspace oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o veículo poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

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