Home / DMAutos

DMAUTOS

Primeiro SUV compacto da Lexus, UX é apresentado em Genebra

Lexus UX 250h (híbrido)

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Lexus apresentou o modelo UX 2019, primeiro SUV compacto de luxo da marca, no Salão do Automóvel de Genebra 2018.  O UX usa a mesma plataforma do Toyota C-HR, batizada de GA-C (Global Architecture – Compact). Posicionado abaixo do NX, o SUV da Lexus terá como concorrentes diretos o BMW X1, Range Rover Evoque, Audi Q3, Volvo XC40, Mercedes-Benz GLA e Jaguar E-Pace.

A Lexus, marca de luxo premium pertencente à Toyota, silencia quanto à venda do UX para o Brasil. Contudo, é provável que seja comercializado no País, considerando que a Lexus passa por um processo de expansão e o UX concorre num segmento importante do mercado. O modelo começará a ser produzido no último trimestre deste ano e as vendas começam a partir de dezembro.

O UX mede 4,49 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,52 m de altura. O lançamento é 4 cm mais comprido do que o alemão BMW X1 e 12 cm maior do que o britânico Range Rover Evoque.

O Lexus UX estará disponível em mercados internacionais em duas versões: o UX 200 traz um novo motor de 2.0, com quatro cilindros (a cilindrada não foi divulgada), acoplado à inédita caixa CVT de Troca de Marchas Direta, enquanto o UX 250h F-Sport combina o mesmo propulsor a gasolina de 2.0, de 178 cv, com um novo sistema de acionamento híbrido de 4ª geração, trazido da Toyota.

A grade dianteira possui uma aparência tridimensional que muda de acordo com o ângulo do qual é observada. Lanternas diurnas dispostas em formato de seta acima dos faróis enfatizam a iluminação em formato de L - marca registrada da Lexus - e dão destaque para o design dianteiro arrojado.

Na parte traseira, um tratamento com elegância simples contrasta com os para-choques robustos, que destacam as qualidades dinâmicas e fortes do UX. Uma nova marca registrada da Lexus, as luzes traseiras projetam uma luz noturna distinta formada por uma sequência de 120 LEDs e afunilam-se em direção ao centro, medindo apenas 3 mm de espessura em seu ponto mais estreito.

Entre os novos modelos de roda de alumínio de 17 e 18 polegadas criados especificamente para o UX, as de 17 polegadas de cinco raios apresentam um design aerodinâmico inovador. Inspirado por um conceito tradicional japonês que suaviza a divisão entre exterior e interior de uma casa, os designers criaram um sentimento de continuidade para o UX.

UX F Sport

O design e a atitude arrojados do Lexus UX pedem pelo tratamento F Sport da marca, que está disponível tanto para o UX 200 quanto para o UX 250h. O ajuste exclusivo da suspensão F Sport inclui molas específicas e barras estabilizadoras, além de amortecedores traseiros mais rígidos para aumentar a agilidade e o desempenho. A opção F Sport pode ser combinada com uma versão adaptada ao UX do sistema Adaptive Variable Suspension (AVS) de alta precisão, que estreou no cupê LC.

O sistema aumenta a força de amortecimento para minimizar a inclinação em curvas ou mudanças de pista e reduz a força de amortecimento em linha reta para preservar a qualidade da condução. Quando o AVS está instalado, ele está vinculado ao modo Sport S + no sistema de seleção de condução do veículo.

Características exteriores exclusivas que enfatizam uma forma baixa e ampla dão às versões F Sport uma aparência esportiva. Grandes luzes de neblina com molduras cromadas em forma de L e a grade dianteira exclusiva da versão F Sport amplificam o impacto visual. Um design exclusivo do para-choque traseiro, as rodas de liga leve de 18 polegadas e os detalhes pretos nas molduras dianteira e traseira completam a transformação exterior F Sport.

As características interiores exclusivas do F Sport incluem assentos esportivos dianteiros feitos com uma técnica de espuma integrada com alto suporte. Um painel de instrumento com um anel externo móvel é um recurso assinatura F Sport inspirado no super-esportivo Lexus LFA. O pacote para o UX também adiciona um volante F Sport de couro, tela colorida TFT de 8 polegadas, além de pedais de alumínio esportivos e apoio para os pés.

Segurança

No quesito segurança, o Lexus UX oferecerá o Lexus Safety System +. O sistema inclui um sistema de pré-colisão (PCS) que pode reconhecer pedestres à noite. Além disso, a capacidade do radar PCS foi ampliada para permitir a detecção de ciclistas durante o dia. O pacote disponível para o UX também inclui o Lexus Co Drive (com Lane Tracing Assist e Adaptive Cruise Control), sistema automático High Beam/Adaptive High-beam System e Road Sign Assist.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias