Home / DMAutos

DMAUTOS

Nissan revela em Detroit o revolucionário SUV Xmotion concept

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Nissan ouso no mundo do design ao apresentar o revolucionário conceito Xmotion concept no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. SUV compacto, baseado no longo currículo da marca no segmento de SUVs e crossovers de ponta, o Xmotion concept (pronuncia-se "cross motion", em inglês) acomoda seis passageiros em três fileiras de bancos.

O conceito é uma fusão entre a cultura e a arte tradicional japonesa, a praticidade do estilo americano e a nova geração das tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan. "Com o Xmotion concept, nos inspiramos na estética e na arte japonesa, que vem sendo transmitida de geração para geração, para criar uma impressão visual atemporal", comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente mundial sênior de design global na Nissan.

OXmotion concept atende as necessidades dos motoristas de um futuro próximo, em que os crossovers serão autônomos e conectados". Com  estilo atraente, o  Xmotion concept apresenta um visual imponente e dinâmico, cuja beleza escultural sutil inclui detalhes exclusivos em forma de U e uma ousada evolução da grade V-motion, que caracteriza a assinatura dos modelos da Nissan.

O visual do Xmotion concept contrasta com o desenho das rodas robustas e dos pneus projetados para tipo o tipo de terreno. Assim como o restante do veículo, as rodas com design inspirado em ferramentas mecânicas e os pneus para todo tipo de terreno se apresentam como um único elemento, com a banda de rodagem fisicamente laminada sobre as rodas de liga de alumínio de 21 polegadas.

Outros itens do design externo incluem uma "caixa de teto" retrátil e os exclusivos faróis traseiros inspirados na arte japonesa de trabalho em madeira. Graças à grande distância entre eixos, já que as rodas e pneus foram posicionados nas extremidades da carroceria, o Xmotion concept permitiu a criação de um layout renovado para acomodar os passageiros, com configuração do tipo 4+2.

Com três fileiras de bancos individuais posicionados lado a lado, o layout foi projetado para oferecer o espaço perfeito para acomodar um jovem casal, outro casal e duas crianças ou animais de estimação na terceira fileira. O design interno trabalhado lembra uma paisagem japonesa, prestando uma homenagem às raízes da marca, ao mesmo tempo em que incorpora avançadas interfaces gráficas do usuário e tecnologias de condução autônoma.

O design do painel de instrumentos é uma interpretação moderna da técnica tradicional de trabalho em madeira chamada de kigumi. A estrutura feita por meio desta técnica no painel e no console do Xmotion Concept lembra uma estrutura óssea robusta, transmitindo uma sensação de proteção e força.

O Xmotion concept  inclui um total de 7 displays digitais. Além das três telas principais, displays localizados à esquerda e à direita se estendem pela largura do painel de instrumentos. Também foi instalado um "espelho digital de ambiente" no teto e um display no console central.

Os displays e o sistema de infotainment podem ser controlados por gestos e movimentos oculares. O sistema de controles intuitivos e por comando de voz permite que o condutor se concentre apenas na direção, oferecendo acesso a uma série de informações de forma inteligente, fácil e segura.

"Queríamos que o Xmotion concept fosse um SUV altamente funcional para um uso no dia-a-dia, mas também para levar seus proprietários e amigos a um passeio a uma área de recreação ou parque, em um piscar de olhos", disse Albaisa. "Combinando estilo e tecnologia, este conceito cumpre a missão da Nissan de mover as pessoas para um mundo melhor".

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias