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Vito elétrico abre as portas à eletrificação da linha de vans da Mercedes-Benz

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Mercedes-Benz Vans planeja oferecer ao mercado todas as suas linhas de veículos comerciais leves com propulsão elétrica. O ponto de partida é o início das vendas do “eVito”, da categoria de vans médias, que já está disponível para encomenda na Europa, com as entregas começando no segundo semestre de 2018.

O foco da Mercedes-Benz Vans não está centrado somente no veículo elétrico, mas também na ampla solução tecnológica customizada especificamente para as necessidades comerciais do cliente. O “eVito” é o primeiro veículo de produção em série desenvolvido dentro dessa abordagem estratégica.

“Estamos convencidos da necessidade da propulsão elétrica em nossos veículos comerciais leves, especialmente nas aplicações urbanas”, diz Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans. “Com a iniciativa ‘eDrive@VANs’, estamos mostrando que somente soluções completas de mobilidade, que vão além da propulsão, apresentam uma alternativa real para os clientes. O ‘eVito’ é o ponto de partida e será seguido pela nova geração da Sprinter, bem como pelo Citan”.

Se a eletrificação de veículos quiser competir em igualdade de condições com o motor clássico de combustão interna, precisará de mais do que simplesmente parâmetros econômicos, como o custo de aquisição e o custo operacional. Nesse sentido, tão importante quanto o TCO (Custo Operacional Total), é a implementação de uma infraestrutura robusta para recarga das baterias, bem como a oferta de serviços e conectividade.

A Mercedes-Benz Vans está buscando soluções num sistema completo customizado que se baseia na orientação de quem tem conhecimento do setor. O diálogo entre os clientes e especialistas da Empresa, por exemplo, possibilitará a adequação de cada um dos conceitos operacionais para atender às necessidades dos transportadores, tamanho da frota e perfil de condução, bem como aos pré-requisitos voltados à criação da infraestrutura para recarga.

Pioneira

Como pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos movidos à bateria – a van MB 100 utilizava um motor elétrico em meados dos anos 1990 –, a Mercedes-Benz Vans combina a experiência conquistada ao longo de duas décadas com ampla especialização no setor.

Veículos comerciais precisam ser customizados para os seus usos específicos, seja para o transporte ou serviços. Começando com o Vito e continuando com a Sprinter, em 2019, a Empresa oferecerá modelos elétricos flexíveis e versáteis, que possam ser adequados a qualquer demanda dos clientes. O novo “eVito” vai incorporar essa grande variedade desde o lançamento no mercado.

A Hermes e a Mercedes-Benz Vans fizeram uma parceria no início deste ano e embarcarão em uma fase piloto em Hamburgo e Stuttgart no início de 2018. A frota elétrica, que será usada para entrega de encomendas, será incorporada depois a outras aplicações urbanas e atingirá um total de 1.500 unidades do Vito e da Sprinter elétricos até 2020.

A cooperação estratégica também inclui um trabalho conjunto para gerar um conceito para a estrutura de recarga eficiente nas centrais de logística da Hermes, bem como, serviços de TI para o controle da frota elétrica. Além disso, o processo de entregas será acelerado por meio de sistemas que facilitem a carga e a descarga automáticas dos pacotes.

Autonomia de 150 km

Com baterias de capacidade instalada de 41,4 kWh, a autonomia do “eVito” será de aproximadamente 150 km. Mesmo em condições desfavoráveis, como baixas temperaturas externas, com carga total, terá uma autonomia de 100 km.

A bateria pode ser carregada totalmente em cerca de seis horas, enquanto que uma potência de 84 kW e de até 300 Nm de torque disponibilizam desempenho dinâmico. Quando se trata de velocidade máxima, o cliente pode escolher entre duas opções: 80 km/h atende a todos os requisitos de tráfego em áreas urbanas, enquanto conserva energia e autonomia. Se há necessidade de mais velocidade, o cliente poderá escolher a faixa máxima de até 120 km/h.

Nessa primeira etapa de encomenda do “eVito” estão disponíveis duas versões de tamanho. A versão mais longa possui um comprimento total de 5.140 mm, enquanto a extra-longa mede 5.370 mm. Ele pode acomodar uma carga útil de 1.073 kg e um volume máximo de carga de 6,6 m3. A instalação da bateria embaixo do veículo contribui para a o uso irrestrito da totalidade do espaço interno. O PBT do veículo é de 3.200 kg.

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