Home / DMAutos

DMAUTOS

MAN apresenta caminhão e-Delivery de 9 a 11 toneladas 100% elétrico

Norton Luiz
Editor de Veículos

A MAN Latina América apresenta o primeiro caminhão 100% elétrico na categoria desenvolvido no Brasil. O e-Delivery, levado como troféu para a Fenatran 2017, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 20, em São Paulo, começa a operar nas ruas do País no começo do próximo ano com clientes estratégicos. A novidade chega nos modelos de operação de 9 a 11 toneladas.



O lançamento da MAN, resultado de um trabalho de engenharia 100% brasileira,  nasce pronto para atender a padrões de tecnologias mundiais, com o emprego de soluções de última geração, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers.

 O e-Delivery, segundo o fabricante, pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.  O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais. É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática Allison.



O MAN e-Delivery conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4. Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, melhorando o conforto no transporte urbano de mercadorias.

Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.

No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.



O e-Delivery dispõe também de um freio com 3 estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.

O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

Além da maior duração da carga, isso se traduz em maior vida útil para o sistema de freio e também para as baterias. Todas as informações da regeneração da energia ficam disponíveis no painel de instrumentos, que assim como o design interno segue o padrão mundial da linha de veículos elétricos do Grupo Volkswagen.



A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas. Seu trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade, auxiliado pela performance da transmissão automática Allison de seis marchas.

Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, otimizando a capacidade de tração do motor principal. Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma.



Com o novo e-Delivery, a MAN garante a  entrega ao mercado de um produto único no seu segmento, desenvolvido com engenharia 100% brasileira, com dimensões adequadas à operação VUC, ideal para os grandes centros urbanos. O veículo chega ao mercado para atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias