Home / Dicas

DICAS

ENEM: saiba os critérios que devem de ser respeitados para não zerar a redação

Neste ano, o desrespeito aos direitos humanos, não será motivo para que a redação seja zerada automaticamente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, essa medida é provisória e é resultado de uma ação judicial movida pela Escola Sem Partido.

Caso haja alguma agressão aos direitos humanos a redação não será zerada, mas provavelmente não terá a nota máxima.

Há alguns critérios que devem ser respeitados, para que sua redação não obtenha nota 0, confira quais são.

Fuga ao tema: o assunto é dado logo no topo da página de redação, ele é apresentado de forma clara e precisa ser seguido. Por mais que a escrita esteja de acordo com os demais critérios, se não estiver dentro do tema proposto, a redação será zerada.

Texto insuficiente: para conseguir alguma pontuação é necessário que o texto tenha mais de sete linhas. Caso o candidato escreva menos que isso, a redação receberá nota zero automaticamente.

Cópia integral do texto motivador: para servir de inspiração o tema vem acompanhado de alguns textos motivadores, que irão ajudar o aluno a se guiar e a obter mais informações sobre o assunto proposto.
No entanto a cópia integral será desconsiderada durante a correção e o total de linhas copiadas será descontado no momento da contagem de linhas mínimas.

Parte desconecta: caso haja um trecho do texto que esteja fora do tema o texto todo será desconsiderado. Então não adianta tentar escrever nenhum bilhete ou aviso para a banca avaliadora.
Além de recados também é proibido escrever: mensagens iniciadas por hashtag, mensagens de protesto, orações, mensagens religiosas, trechos de música, de hino, de poema ou de qualquer texto.

Assinatura: a folha de redação traz um campo específico para a assinatura do nome do candidato. Caso a assinatura, nome, apelido ou rubrica esteja fora do local designado para isso a redação será zerada.

Língua estrangeira: se o texto estiver escrito integralmente em outra língua, que não a Língua Portuguesa, a redação será anulado e a redação receberá nota zero.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias