Home / Cultura

CULTURA

"Santíssima Comunicação": Você conhece o dia mundial das comunicações sociais?

Data celebrada anualmente tem ligação direta com decreto da Igreja Católica Romana

Imagem ilustrativa da imagem "Santíssima Comunicação": Você conhece o dia mundial das comunicações sociais?

Para muitos se comunicar é um simples desafio, para outros uma missão, ou até mesmo um Dom. Diversas são as formas de fazer comunicação, e inúmeros são os veículos que promovem a arte da comunicação: jornais, revistas, portais da internet e emissoras de televisão. Dia após dia levam entretenimento, informação e reflexão através de reportagens, textos orientadores, programas de variedades etc.

Mas diante dessa miríade de conteúdos, você leitor, sabia que há um dia específico no calendário em que é celebrado o "Dia Mundial da Comunicação"? Sim, a data tem ligação direta com uma decisão tomada pelo Papa Paulo VI, líder da Igreja Católica Romana, com o propósito de incentivar todas as pessoas a refletir sobre desafios e possíveis oportunidades da vivência com os meios de comunicação.

A orientação consta no Decreto Inter Mirifica (n.18) de 1964, que argumenta em seu texto que todas as dioceses do mundo deveria em uma data específica, celebrar a comunicação e promover orientação a seus fiéis no tocante a realização de orações pelos meios de comunicação, e incentivo ao respeito a eles.

“Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. Trecho do Decreto Inter Mirífica

Foi criada após a publicação do Decreto Pontifício uma comissão para administrar e colocar em prática as recomendações determinadas, e através da ação dela, foi instituído oficialmente o “Dia Mundial das Comunicações Sociais” no ano de 1966, mas apenas no dia 07 de maio de 1967 ocorreu a primeira celebração em todo mundo, sendo celebrado desde então todos os “Domingos da Ascenção”.

Todos os anos o Papa escreve uma mensagem direcionada aos meios de comunicação, salientando sua importância para a construção de um mundo mais justo e igualitário, buscando promover a integração do pensamento cristão católico na chamada “nova cultura” desenvolvida pelos meios de comunicação existentes.

Apesar da ligação tão íntima com a igreja, é claro e nítido que a comunicação em seu cerne jornalístico tem como base a independência e a imparcialidade para noticiar um fato, além disso, a meio secular é aquele que ocupa maior parte dos meios de comunicação em atividade hoje no mundo.

Apenas nos últimos dois anos, temos sombrios de uma pandemia que ceifou a vida de milhões de pessoas pelo globo, os meios de comunicação assumiram um papel essencial como protagonistas na integração da sociedade que precisou permanecer isolada. O período eleitoral também fora marcado pelo uso da comunicação, nele, pudemos observar um bombardeio de notícias falsas, desinformação e discurso de ódio amplamente promovidos pela rede.

Sem sombra de dúvidas, há que se considerar a aplicação do binômio da liberdade com responsabilidade nestes casos. A comunicação não parou e não para, por isso se faz necessária a reflexão de formas coerentes para retomar questões essenciais do passado e estimular debates construtivos para vislumbrar o futuro de uma sociedade consciente.

Para o Mestre em Comunicação, Prof. Anderson Barretto, a celebração de uma data como esta é crucial, tendo em vista que a comunicação é essencial para o consumo de informação na atualidade.


		"Santíssima Comunicação": Você conhece o dia mundial das comunicações sociais?
Arquivo Pessoal - Anderson Barretto

A Comunicação está presente em tudo. Hoje em dia ela está em todas as áreas do conhecimento. A sociedade se tornou conectada, consumimos todo tipo de conteúdo a toda hora e em todo lugar. No mundo empresarial, por exemplo, comunicar tem sido a etapa mais importante de um negócio. No cotidiano das pessoas, a comunicação é essencial para o consumo de informação, de formação profissional e até de construção da personalidade. Somos seres comunicativos por essência. Prof. Anderson Barreto

Barretto salienta que a comunicação sempre foi um instrumento político e continua sendo até os dias de hoje. Ele relembra que em tempos não tão longínquos, a relação estado e igreja era a que imperava.

É importante lembrar que a comunicação sempre foi um instrumento político. E continua sendo, surgiu com esse propósito. No princípio, era a igreja quem dominava todos os campos da sociedade, regia as leis e as formas de vida e pensamento. Da oralidade à era da imprensa, da imprensa à virtualidade da comunicação digital, comunicar é sem dúvida participar de um exercício de poder. Por essa razão, é importante estar atento. Nem tudo o que se comunica é verdadeiro e relevante. A data precisa ser utilizada para que profissionais da área estimulem justamente essa reflexão. Prof. Anderson Barretto

Anderson, que também é professor de comunicação e jornalista, afirma que lida com sua área de atuação com muita responsabilidade por considerar que ela é instrumento de poder e de formação da sociedade.

Enquanto professor de Comunicação, radialista e jornalista, fazer parte da Comunicação é algo de muita responsabilidade. Por se tratar de um instrumento de poder e de formação da sociedade, a Comunicação deve ser levada a sério e não pode ser banalizada. Não é por estar munido de um dispositivo comunicacional que se pode ser leviano e usar a comunicação para confundir as pessoas. Poder contribuir com a formação dos profissionais da área e estimular a reflexão das pessoas sobre o processo comunicacional é um privilégio. Prof. Anderson Barretto

No Brasil a celebração ocorrerá no próximo dia 31 de maio, quarta-feira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias