Home / Cultura

Música

'Rei' traz repertório de sucesso para Aparecida de Goiânia

Cantora se apresenta no Country Clube de Goiás, na BR 153

Cantor e compositor Roberto Carlos, ídolo da música brasileira - Foto: Youtube/ Reprodução Cantor e compositor Roberto Carlos, ídolo da música brasileira - Foto: Youtube/ Reprodução

O cantor Roberto Carlos se apresenta no dia 13 de julho no Country Clube de Goiás, na BR 153, em Aparecida de Goiânia. Um dos expoentes do movimento Jovem Guarda, Roberto compôs músicas que se tornaram fundamentais na primeira memória musical de boa parte da população brasileira. Os ingressos para o show custam a partir de R$ 250 e estão disponíveis para venda na sede do clube. Shopping Flamboyant, no Jardim Goiás, também vende.

Roberto se notabilizou como uma espécie de alma sonora do brasileiro. Suas músicas tocam em finais de ano, mas também constituem a trilha sonora do pé na bunda. Aos vinte e poucos anos, Roberto Carlos já era um rosto famoso em todo o País e seus discos acumulavam milhões de exemplares vendidos. Mais uma chance de vê-lo em Goiânia.

Por entender que só ele é capaz de contar a própria história, recorreu à Justiça para tirar de circulação a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, na qual o biógrafo Paulo Cesar de Araújo narra de maneira delicada como o ‘rei’ perdeu a perna após ser atropelado em Cachoeiro do Itapemirim (ES), sua cidade natal.

Na mesma obra, sempre norteado pelo rigor factual comuns aos bons pesquisadores, Paulo Cesar expõe a insatisfação de Tim Maia ao perceber que Roberto, àquela altura já um rosto conhecido pelo Brasil, ficara famoso antes dele. E conta ainda um episódio no qual, após um show nos anos 1960, o ‘rei’ foi coagido por rapazes, que chegaram a ameaçá-lo. Ele mostrou uma Beretta 6.35 e, ao alto, fez dois disparos. Detalhe: no centro da capital paulista.

É dele, por exemplo, discos e canções com que presenteávamos parentes nas festas de final de ano. Assim como também é dele a tradição, retomada no ano passado, nunca é demais lembrar, de cantar nos finais de ano a frase “quando eu estou aqui/ eu vivo esse momento lindo”. Roberto segue exercendo um papel crucial na educação sentimental brasileira e mexe com nossas emoções mais básicas, fundamentais e distantes.

‘Rei’ toca tanto no fim de ano quanto após pé na bunda

A música do ‘rei’ toca tanto no final de ano quanto após levar um pé na vida. Aí é o ponto que mais merece atenção. Quem ouve “Detalhes”? Nas alturas, talvez, só o sujeito que estiver derramando lágrimas de fossa abraçado a uma garrafa de uísque. Mas é uma canção que possui apelo didático e auxilia quando se está sob os efeitos daquele sentimento que só quem amou e viu o relacionamento acabar sabe: é uma música de maldição e vingança.

Em “Detalhes”, o eu-lírico robertiano demonstra uma espécie de repúdio mental, como ônus àquele alvo do pé na bunda: “à noite, envolvida no silêncio do seu quarto/ antes de dormir você procura o meu retrato/ mas da moldura não sou eu quem lhe sorri”. Quem já foi abandonado ou traído sabe que dispõe de pouquíssimos instrumentos para devolver a decepção amorosa que lhe provoca um vazio existencial - que, na melhor das hipóteses, dura semanas, podendo se estender a meses, que nem a vodca mais barrela dará jeito.

Ou seja, “Detalhes”, que está no disco de 71, é mais infernal do que o grito juvenil “Quero Que Tudo Vá para o Inferno”. Ao lado de “Amada Amante”, colocou o ‘rei’ em sintonia com o tipo de música adulta comercial que ele faria nas próximas duas ou três décadas. E o acerto do compositor Roberto foi tamanho no carro-chefe do elepê que nunca mais chegou a ser tão humano, tão carnal e tão anti-qualquer coisa espírita - apesar de versar sobre um sentimento que devemos aniquilar, e não alimentar ou cultivar.

Para a sorte do público goiano, o ritmo de aventura do ‘rei’ poderá ser assistido pelo público goianiense neste sábado, 17, no Goiânia Arena. Será uma noite cheia de emoções, boas lembranças e recordações. Espere no repertório “Sua Estupidez”, “Como é Grande o Meu Amor por Você”, “Como Vai Você?”, “Cavalgada” e, claro, “Detalhes” - para exumar a dor dos corações partidos. Aos fãs, um belo presente. Aos detratores, pé no saco. Mas Roberto é Roberto: o símbolo de um Brasil conservador e contraditório.

Anote aí

Country Clube,BR 153, km13, Aparecida de Goiânia

23 de junho, às 21h

Abertura dos portões às 19h

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias