Home / Cultura

CULTURA

Goiano é finalista no Prêmio Profissionais da Música no DF

Frederico Carvalho Felipe é natural de Goiânia e foi um dos selecionados dentre 842 indicados em 176 categorias


		Goiano é finalista no Prêmio Profissionais da Música no DF
Foto: Arquivo Pessoal

Os goianos vão dominar o mundo. Ah, se vão! O artista goiano Frederico Carvalho Felipe, 41, é uma prova disso. Finalista do Prêmio Profissionais da Música, evento realizado entre os dias 1° a 4 de junho, em Brasília, Frederico foi indicado em três categorias: autor de letras e músicas, diretor de videoclipe e canais de divulgação.

TRAJETÓRIA

Muito conhecido no cenário underground goiano, e com 22 anos de carreira musical, FredéCF, como Frederico é conhecido no cenário artístico, se destaca como sendo um dos grandes expoentes da cena independente do estado. No passado, fez parte de bandas muito representativas do rock em Goiás como: Chef Wong's,Cicuta e Hang The Superstars.

Hoje, o artista transmídia também é professor, poeta, fotógrafo, produtor cultural ,editor audiovisual, pesquisador e doutorando em Arte e Cultura Visual pela UFG (Universidade Federal de Goiás).Além disso, Frederico também é integrante da banda de rock Cão Breu e mantém ao mesmo tempo, uma sólida carreira solo, com 10 álbuns gravados. Repleto de talentos múltiplos, as indicações às três categorias vieram para a acentuar ainda mais o reconhecimento de sua trajetória e experiência artística.


		Goiano é finalista no Prêmio Profissionais da Música no DF
Foto: Arquivo Pessoal

Questionado sobre a relevância de um evento como esse para a cultura brasileira, FredéCF "ressalta a importância do evento para valorização da arte brasileira, como caminho de visibilidade para artistas dos quatro cantos do país. Afirma, que o evento também possibilita o reconhecimento da coletividade cultural num todo como produtores, videomakers, veículos de comunicação e divulgadores , pois em muitas ocasiões, os prêmios são direcionados de forma individual, somente para quem está nos palcos, uma vez que o evento proporciona um olhar mais profundo sobre a arte enquanto linguagem, processo e expressão cultural, não apenas como entretenimento." Observa.

Já em relação a contribuição que este tipo de reconhecimento venha a promover nas carreiras dos indicados, FredéCF" analisa que toda essa valorização e divulgação são essenciais para criação artística. Tais iniciativas incentivam a produção artística no país, além do mais, é uma oportunidade fantástica de conhecer novas pessoas, projetos e processos que irão agregar e muito no "fazer artístico" de cada um". Destaca.

O Prêmio Profissionais da Música está em sua sétima edição e visa ampliar a percepção da arte com foco no âmbito musical com seu slogan "temos um país para reconstruir", fortalecendo assim a cultura nacional por meio da criatividade e diversidade artística. O evento foi realizado por meio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A solenidade também prioriza a inclusão e contará com intérpretes de libras e estruturas acessíveis para portadores de deficiência e/ou pessoas com dificuldade de locomoção.

Serviço

Prêmio Profissionais da Música – 7ª edição

Data: De 1° a 4 de Junho de 2023

Informações completas: www.ppm.art.br

Indicação: Livre

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias