Home / Cultura

Podcast

Goiana resgata história do teatro

Profissional apresenta programa dividido em dez episódios que destaca os desafios da construção de um espetáculo cênico

Débora Torres lembra produções que realizou com nomes de peso das artes cênicas brasileiras - Foto: Divulgação Débora Torres lembra produções que realizou com nomes de peso das artes cênicas brasileiras - Foto: Divulgação

A criação do espetáculo de teatro e os desafios na construção do fazer cênico são alguns dos objetivos do podcast “Produzindo Espetáculos”, da produtora executiva Débora Torres. Ao longo de 10 episódios, a profissional atuante na produção cultural de Goiás promove – de maneira metodológica e formativa – um passo a passo para aqueles que desejam se aventurar nas artes cênicas.

O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, destaca as diversas formas que um espetáculo de teatro pode ter e os caminhos para criar uma obra completa. O aprendizado vai desde a criação do texto teatral, passando pela formação de equipe, criação cênica e de direção de arte, até o lançamento, divulgação e estreia.

Débora Torres explica que a finalidade do produto auditivo é formar novos produtores teatrais, aprimorar conhecimentos de quem já exerce na área, estimular alunos, pessoas, comunidades, a entrarem no universo da produção teatral. Ela construiu sólida carreira como produtora executiva teatral e cinematográfica, com uma extensa carreira em Goiás e São Paulo. Já trabalhou, por exemplo, na produção de espetáculos como “Brilhante Mágico”, musical infantil de Milton Neves, e “Pavilhão”, de Maurício Lencastre.

A produtora assume a apresentação do podcast com dicas importantes e oferecendo ferramentas para que esses iniciados no fazer teatral organizem suas ideias transformando-as em espetáculos, em peças, contando suas próprias histórias com foco no ambiente em que vivem. “Além de entretenimento, o teatro é uma experiência visual, cognitiva, sensorial, que colabora no contexto social, de saúde, de educação. É bom para crianças, idosos, adolescentes e adultos”, reflete Débora.

Em cada episódio, Débora fornece informações e aprendizados importantes para se construir uma peça. A produtora executiva fala também sobre a importância das leis de incentivo, como a Lei Paulo Gustavo, o Programa Goyazes e a Lei Municipal, e os mecanismos de financiamento de um espetáculo. O podcast foi gravado no início de abril no Estúdio Center Music e tem audiodescrição assinada por Sarah Melgaço.

Trajetória

Atriz, produtora executiva teatral e cinematográfica, Débora Torres é diretora, roteirista, palestrante e gestora ambiental. Com mais de 35 anos de carreira, atua no mercado paulista e goiano, produzindo dezenas de espetáculos, filmes, programas de TV, shows e eventos. Foi uma das idealizadoras do FestCine Goiânia, o festival de cinema mais longínquo em atividade de Goiás.

Ao longo da carreira, Débora realizou importantes produções teatrais como produtora executiva em São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990, trabalhando no lendário Teatro Brasileiro de Comédia e produzindo grandes nomes da dramaturgia brasileira, a exemplo de Gianfrancesco Guarnieri, em Ardente Paciência, de Antônio Skarmeta e direção de Fernando Peixoto.

Entre outros espetáculos, estão “Look Book Hip House”, musical juvenil de Paulo Goulart e direção de Bárbara Bruno; “Aids, Por Quê Comigo?”, de Ecila Pedroso e direção de Roberto Vignati; e “Essas Mulheres”, de Dário Fo e direção de Roberto Vignati.

Produzindo Espetáculos

Episódios: dez

Duração: 2 a 5 minutos

Disponível no Spotify

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias