Home / Cultura

CULTURA

A maior do mundo! Parada do Orgulho LGBTI+ reúne milhões na Avenida Paulista

27ª edição vai às ruas clamando por políticas sociais integrais para a população sexodiversa

Imagem ilustrativa da imagem A maior do mundo! Parada do Orgulho LGBTI+ reúne milhões na Avenida Paulista

A capital do estado de São Paulo recebeu no dia de hoje, 11 de junho, sua 27ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+. Esta que é considerada, desde 2006 a maior parada do Orgulho LGBTI do mundo, reuniu milhões de pessoas das mais variadas partes do Brasil e do mundo para celebrar o orgulho de ser quem é, e clamar pela aplicação das políticas públicas de maneira integral para a população sexodiversa.


		A maior do mundo! Parada do Orgulho LGBTI+ reúne milhões na Avenida Paulista
Gregory Rodrigues


		A maior do mundo! Parada do Orgulho LGBTI+ reúne milhões na Avenida Paulista
Gregory Rodrigues

Com o tema “Políticas Sociais para LGBT+, queremos por inteiro e não pela metade”, 19 trios desfilaram pela Avenida Paulista em meio a manifestações que homenagearam alguns ícones LGBTI+, apresentações de cantores e cantoras queridinhos do público presente, como Pablo Vittar, Daniela Mercury, Tiago Pantaleão, Majur, Cris Negrini, Pocah, Bixarte etc.

A arte das Drag Queens, como não poderia faltar, marcou presença. Tradicionalmente apresentado pela drag paulistana Tchaka, o percurso contou com a brilhante presença, nos trios, das famosas Márcia Pantera, Xênia Star, Salete Campari, Grag Queen, Paulete Pink etc. Em meio à multidão que tomou as ruas da maior metrópole da américa latina, foi possível encontrar diversas outras pessoas defensoras da arte drag queen, a exemplo da mineira Leondete Ferraz, que veio direto da cidade de Betim para marcar presença neste momento ímpar na luta pelos direitos humanos das pessoas LGBTI+.


		A maior do mundo! Parada do Orgulho LGBTI+ reúne milhões na Avenida Paulista
Gregory Rodrigues

A atual Coordenadora de Políticas LGBTI+ da capital paulista, Leonora Áquila, soltou a voz para cantar o hino nacional em estilo lírico. Falas de autoridades políticas ecoaram do “avassalador”, trio de abertura do circuito, tendo destaque o potente discurso da Deputada Federal Érika Hilton (PSOL/SP), que inclusive foi provocada pela apresentadora Tchaka sobre a possibilidade de se eleger uma futura Presidenta da República Travesti ou Transexual.

“É dia de celebrar, é dia de festejar, mas também é dia da gente lembrar que estamos na rua por um novo projeto de país. Nós estamos nas ruas pelo direito de ser, pelo direito de amar, pelo direito de estar, pelo direito de construir, porque o nosso corpo e as nossas bandeiras são múltiplas, são plurais, e nós não aceitamos mais um projeto de país sem as pessoas LGBTI+. [...] É um dia de muita luta, é um dia de muita resistência, de muita força, de muita união” afirmou Deputada Federal Érika Hilton

Sobre a provocação da apresentadora, a parlamentar devolveu a pergunta para o público, que respondeu com grande brado “Sim!”.

“É preciso sonhar, que a gente possa construir outros imagéticos sobre nós. Chega de falarmos de LGBTI apenas sob a perspectiva da violência, da morte, da mazela, da fome, da ausência de direito. Para isso nós vamos ocupar a educação, a universidade, a política, preparando esse Brasil que é LGBTIfóbico para que ele tenha sim uma presidenta Travesti, Indígena, Preta, porque nós somos o Brasil”. Finalizou Deputada Federal Érika Hilton

Veja íntegra do discurso:

A Associação da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo, responsável pela organização do evento, justificou a escolha do tema da parada deste ano através de um manifesto, salientando a necessidade de se entender e atender as especificidades que permeiam a população LGBTI+.

Por esse motivo, o tema da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é: “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”. Nosso objetivo é tornar o SUAS mais conhecido dentro da comunidade e do ativismo LGBT+. Precisamos legitimar nossa luta e fazer com que o nosso país atenda e entenda as especificidades dessa parcela da população brasileira. É urgente enfrentar a discriminação e a exclusão, que agrava a situação dessas pessoas, além de fomentar o vício em drogas, o que as leva à viver nas ruas e passar fome. APOLGBT - SP

Lei a íntegra do manifesto aqui.


		A maior do mundo! Parada do Orgulho LGBTI+ reúne milhões na Avenida Paulista
Gregory Rodrigues

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias