Home / Cultura

CULTURA

Cidade de Goiás comemora os 133 anos da poetisa Cora Coralina com programação especial

Neste sábado, 20, a poetisa Cora Coralina completaria 133 anos. Conhecida por suas belas poesias e seus doces, Cora Coralina é considerada uma das maiores poetisas do Brasil.

Nascida em 1889, na cidade de Goiás que à época ainda era Vila Boa de Goyaz, a goiana que tinha como nome de registro Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas, começou a escrever seus contos e poemas aos 14 anos. Embora tenha começado a escrever na adolescência, Cora Coralina só teve o seu primeiro livro publicado, em 1965, quando já tinha 75 anos.

Faleceu em Goiânia em 10 de abril de 1985, aos 95 anos, em decorrência de uma pneumonia, deixando um grande legado para a literatura brasileira que é lembrado e cultuado até os dias de hoje.

E para celebrar esse dia especial em grande estilo, as comemorações se estende por todo o dia, com diversos eventos em homenagem a poetisa, incluindo a partilha de um bolo em comemoração ao “dia do vizinho”.

Tradição criada por Cora, em 1980, ela dizia que o vizinho é o nosso parente mais próximo, diz Marlene Velasco, de 66 anos, diretora do museu casa de Cora Coralina. Toda a programação contará com pessoas e moradores que ficaram marcados pela trajetória de Cora.

Como parte das festividades, em homenagem aos 133 anos da poetisa, a prefeitura da cidade de Goiás juntamente com a secretaria municipal de cultura, abriu nesta sexta-feira, 19, no auditório André Xavier Mundim, uma exposição fotográfica intitulada “Versos que se encontram”. Além da exposição fotográfica, a programação contará com missa, exibição de curtas, a partilha do bolo do dia do vizinho e shows.

Confira abaixo a programação

  • 19h – Missa em ação e graças pelos 133 anos do nascimento de Cora Coralina.

Local: Santuário da Nossa Senhora do Rosário.

  • 20h – Partilha do bolo vizinho, com a presença da Banda de Música do 6° Batalhão.

Local: Museu Casa de Cora Coralina.

  • 21h – Apresentação musical com a banda Netinhos da de Cora e declamação de poesia.

Local: Museu Casa de Cora Coralina.

SHOWS:

  • Cambalombra, Carne Doce e Siba e exibição de curtas.

Sábado, 20, a partir das 19h no Mercado Municipal.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias