Home / Cultura

CULTURA

Quinteto Metais do Cerrado seleciona alunos para participar de acampamento musical

Um final de semana inteiro de aprendizado e convivência com músicos profissionais. Essa é a proposta do acampamento Metais do Cerrado, uma imersão musical voltada para alunos de instrumentos de metais (trompete, trompa, trombone e tuba), regentes e professores das bandas escolares de Goiás, que será realizado nos dois primeiros finais de semana de novembro na cidade de Goiás.

O Quinteto Metais do Cerrado, idealizador do projeto pioneiro no Estado, está selecionando alunos de 12 a 25 anos e regentes para as últimas vagas para bolsistas que terão custo zero para participar do projeto. Transporte, hospedagem e alimentação serão por conta da organização. As inscrições podem ser feitas pelo site metaisdocerrado.com/acampamento até o dia 30 de outubro.

O Quinteto Metais do Cerrado, idealizador do projeto pioneiro no Estado, está selecionando alunos de 12 a 25 anos e regentes para as últimas vagas para bolsistas que terão custo zero para participar do projeto. Transporte, hospedagem e alimentação serão por conta da organização. As inscrições podem ser feitas pelo site metaisdocerrado.com/acampamento até o dia 30 de outubro.

O acampamento será realizado no Instituto Bertran Fleury, na cidade de Goiás. São 25 vagas para os dias 5 a 7 de novembro, para alunos de 12 a 17 anos, e regentes; e outras 25 para os dias 13 a 15 de novembro para jovens de até 25 anos e regentes.

No momento da inscrição, além de dados pessoais, a organização pede que seja enviado, no caso dos alunos, um link (YouTube ou equivalente) com vídeo tocando alguma peça musical. Para os regentes, além de um vídeo de no mínimo 3 e no máximo 7 minutos conduzindo a banda que trabalha, também deve ser encaminhado um breve currículo. Outros detalhes devem ser conferidos no edital de seleção disponível no mesmo site da inscrição.

A seleção dos alunos de instrumentos será feita pelos membros do Quinteto Metais do Cerrado avaliando-se a capacidade técnica-musical de cada candidato. Por sua vez, os regentes serão escolhidos conforme o potencial do curso para o incremento na sua formação.

O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de novembro. As atividades consistem em aulas de instrumentos de metais (trompete, trompa, trombone e tuba) realizadas pelos membros do quinteto Metais do Cerrado e gravação de uma pequena apresentação a ser divulgada por meios digitais no dia 29 de novembro. Os acampamentos seguem todos os protocolos de prevenção à Covid-19, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.

“Estamos muito contentes de trazer esse formato de acampamento musical para Goiás. É um tipo de projeto muito comum nos Estados Unidos e na Europa, mas ainda não vi nada parecido no Brasil. É diferente dos Festivais, porque é uma imersão em que alunos e professores estarão o tempo todo juntos, com uma interação muito maior. Vejo como uma oportunidade de apresentar esse o universo do músico de instrumentos de metais em detalhes para o jovem entender o que é a vida do músico profissional”, pontua Marcos Botelho, um dos membros do Quinteto Metais do Cerrado e professor de música da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Híbrido

Além dos miniacampamentos nos dois primeiros finais de semana de novembro, o projeto vem realizando uma série de atividades online desde o dia 4 de setembro. Já foram ministradas seis palestras de temas diversos relacionados aos instrumentos de metal, além de duas masterclass com os professores do quinteto Metais do Cerrado. Uma terceira masterclass está prevista para o dia 30 de outubro. Participação aberta para o público. Basta acessar o site www.metaisdocerrado.com/acampamento e inscrever-se.

O Quinteto

O Quinteto Metais do Cerrado foi criado em 2013 reunindo destacados músicos de instrumentos de metais residentes em Goiás. Seus membros são os professores de música da UFG e do IFG, pós-graduados, solistas atuantes e pesquisadores Tonico Cardoso (trompete), Marcos Botelho (trombone), Alessandro da Costa (trompete), Thiago Aguiar Paranagua (tuba) e Igor Yuri Vasconcellos (trompa).

Sempre preocupado em transmitir conhecimento, o Quinteto Metais do Cerrado apresenta forte caráter didático em seus projetos, ministrando até o momento master-classes para mais de 700 alunos. Seu repertório dá ênfase à Música Brasileira, conjugando suas pesquisas acadêmicas aos resultados artísticos e didáticos, sempre de maneira acessível para o público em geral.

Serviço

Acampamento Metais do Cerrado
Quando: 5 a 7 de novembro e 13 a 15 de novembro
Onde: Instituto Bertran Fleury, na cidade de Goiás
Inscrições: até 30 de outubro pelo site www.metaisdocerrado.com/acampamento

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias